terça-feira, 10 de março de 2015

Carenini



















Continuando as crónicas sobre os preparadores da Opel, hoje vamos falar da Carenini Tuning.
Infelizmente tenho pouca informação sobre este preparador  italiano de Caselle di Selvazzano, perto de Pádova.
Os dois irmãos Carenini Gino e Silvio, depois de anos de experiência na Alemanha em viaturas Opel resolveram em 1974 fundar a sua empresa na preparação dos carros germanicos. 


Motor 2.0 gr.2 de injecção 
Motor 2.0 gr.2 carburadores
Pelas suas mãos com o ascona 1.9 (1904 SR) e Kadett GTE passaram pilotos como Walter Rohrl, Miki Biasion e Attilio Bettega.
A Carenini foi crescendo e hoje em dia com os sucessores dos irmãos na direcção da empresa estão ligados a várias marcas como a BMW, Peugeot, Citroen e Renault, e nas várias vertentes do automobilismo, mas limitados principalmente aos campeonatos italianos.
Mais que as palavras vamos ilustrar esta crónica com fotos.


Biasion no inicio da sua carreira com um GTE gr.1 
Walter Rohrl no Rallye Ilha de Elba em 1977
Hoje em dia com um Megane

Como podem ver hoje as ligações com várias marcas 

quarta-feira, 4 de março de 2015

Irmscher

Opel Ascona (modelo A) de Walter Rohrl
Opel Manta  i 200
Depois da crónica sobre a Conrero, por sugestão do meu amigo Alexis Bulgari, porque não fazer uma crónica sobre Irmsher, e a Carenini, também preparadores da Opel?
Ok e porque não, acrescentando a Simon Racing também eles preparadores da Opel.
Opel Manta (modelo A) gr.2 
Pois bem a Irmscher pode-se dizer que é o "braço armado da Opel", isto é, de todos os preparadores é o que está mais ligado à casa mãe, sendo até muitas vezes a própria equipa oficial e ainda mais notório haver modelos Opel claramente com "um dedo" da Irmscher, caso do Manta i 200.
Uma assistência Irmscher no tempo dos Kadett GTE
Tudo começou quando o piloto de rallyes e mecânico de nome Gunther Irmscher em 1968 resolveu-se estabelecer na cidade de Winnenden perto de Stuttgart e começar uma ligação com a Opel. 
Opel Manta 400 gr.B que fez Monte Carlo
Opel Omega 3000 que competiu no ITR
Opel Kadett GSI 16V 
Foi uma ligação recheada de exitos, quer nos rallyes quer na velocidade quer nos vários campeonatos nacionais, quer nos europeus, e ainda hoje é, embora recentemente tenham também começado a preparação de carros da Peugeot.
Opel Astra V8 campeonato Italiano
Também é assinalável a sua linha tuning, vendida nas suas lojas e nos balcões da rede de concessionários GM/Opel. Muitas das peças de competição para a Chevrolet e Cadillac são também estudadas e produzidas pela Irmscher.









































segunda-feira, 2 de março de 2015

Virgilio Conrero

Opel GT 1.9 gr.4
"Il Mago" foi assim que Virgilio Conrero ficou conhecido no mundo dos rallyes.
Nascido em Turim, foi durante a II guerra mundial mecânico da "Regia Aeronautica", e depois dessa acabar Conrero estabeleceu-se em definitivo no ano de 1951 com a sua Auto Técnica Conrero especializada na preparação de Alfa Romeu para competirem que durou até 1969.
Foi no ano de 1970 que começou a bem sucedida colaboração na preparação de modelos Opel.
Começou com os Opel GT 1.9 do gr.4 e com os Commodoro 2.8 e 3.0 no campeonato de turismos italiano.
Em 1975 Conrero passa a ser a equipa oficial da GM-Italia, ligação que se manteve durante anos e anos com imensos sucessos.
1975 Rally de Elba, Rohl ao volante
Kadett GTE gr.1
Com o aparecimento dos Ascona, em Portugal 1904 SR, começaram também as aventuras nos rallyes. Mais tarde com os Kadett GTE de gr.1 e gr.2 e com pilotos muito rápidos os resultados começaram a surgir e a equipa a ser considerada uma equipa ganhadora, o que em Itália terra da Fiat, Lancia e Alfa Romeu, era difícil.
Kadett GTE gr.2
Os modelos cada vez mais competitivos da Opel iam aparecendo com os Ascona (modeloB) em gr.2 e mais tarde por alteração das regras da FIA em gr.A e o Manta GTE também de gr.A.
Ascona 2.0 gr.A
No entanto os grandes carros de batalha nos rallyes foram o Ascona 400 e o Manta 400, ambos de gr.B. Estes modelos tiverem um imenso sucesso como carros "oficiais Italia" e também na venda para privados em todo o mundo, pois eram potentes, fiáveis e com um custo mais ou menos apetecível. 
Ascona 2.0 gr.2
Foi com os Asconas 400 que através da célebre dupla "Tony - Rudy" se sagraram campeões de Itália em 1981 e no ano seguinte 1982 campeões da Europa
Os lindos Asconas 400 gr.B
Mais tarde com as alterações de regulamentos da FIA e com a abulição dos gr.B, Conrero e a Opel ficaram sem os modelos mais competitivos, ficando reduzidos aos Manta GTE 2.0 gr.A  e mais tarde com uma nova filosofia os Kadett GSI gr.A mas de tracção dianteira e com motor 2.0 multiválvulas, modelo esse aproveitado para os circuitos correndo nos super turismos italianos.
... e os ainda mais bonitos Manta 400 gr.B
Imagem de marca Conrero
Outra imagem de marca Conrero
Pela Conrero passaram grandíssimos pilotos italianos como, Persotto, Lucky, Ormezzano, Ballestrini, Verini e Cerrato mas o destaque tem que ir para 3 pilotos históricos: A) Giorgio Pianta que foi o primeiro piloto da Conrero-Opel e corria em velocidade com o Commodoro. Mais tarde viria a ser o piloto ensaiador da Abarth e a ele se devem as evoluções de carros importantíssimos dessa marca como os 124 spyder, 131 abarth, Lancia 037, Delta S4 etc.  B) Biasion a sua passagem pela Conrero foi curta pois um piloto com as suas capacidades queria "voos" maiores e claro ingressou no grupo Fiat fazendo a carreira que todos nós conhecemos.  C) Tony Fassina foi este o homem que bateu a Lancia na sua própria terra ao roubar o campeonato italiano de 1981 a uma armada da Lancia das mais variadas equipas. Foi também Tony que venceu o campeonato europeu de 1982 para a Opel através da Conrero.
Era assim que a Conrero entregava os carros ao clientes
O carro de António Rodrigues
Os Opel Conrero distinguiam-se dos outros Opel pelos farois e jantes. As ópticas originais eram trocada por dois farois, sendo que um deles era logo um projector, nos Ascona da marca Carello e nos Manta eram Siem. As jantes eram sempre do mesmo modelo mudando apenas as medidas e peso da terra para o asfalto.
Motor 2.4 dos Ascona e Manta 400
Este  motor é o red 2.0 que fazia misérias em gr.2
Por Portugal também passaram dois Opel Ascona 400 Conrero. Um comprado por Antonio Rodriges para fazer rallyes e velocidade e com imenso sucesso. O outro Ascona 400 Conrero foi alugado por Pequepe apenas
para fazer um Rallye das Camélias.
Virgilio Conrero faleceu em 1990 pouco tempo depois também "faleceu" a associação com a GM-Italia.
Hoje em dia a empresa chama-se Estúdio Futuro está em Lugo-Itália e tem uma forte ligação à Lotus. Produz também uma linha de acessórios desportivos e tuning.



Virgilio Conrero "Il Mago"