quinta-feira, 9 de julho de 2015

André Chardonnet

Nascido a oito de Outubro de 1923, este francês de nome André Chardonnet foi dos empresários com mais sucesso no ramo automóvel.
Carimbo da Bristol
Um dos cabriolets transformados por Chardonnet
Iniciado o negócio da representação de automóveis para França, pelo seu pai em 1910 com a marca inglesa Bristol, André criou um império importando diversas marcas, mas foi com a  Neckar uma marca alemã sobe licença da Fiat que em 1959 o Réseau Chardonnet começa a ramificar chegando aos 200 agentes por toda a França.  O italiano Piero Boneli que era o administrador da Neckar, em 1962 passa a responsável pelas exportações da Fiat "empurrando" para o grupo Chardonnet a Autobianchi e mais tarde a Fiat, Lancia e Maserati, que se juntaram às outras marcas que já tinham AC, FSO, Polski, etc.
Mahé, André e Darniche
Outra das virtudes da Chardonnet foi de transformar, através de preparadores como a Michelotti, carros de pequena cilindrada em bonitos cabriolets como foi o caso do Fiat 600.
André sempre foi um apaixonado pelo desporto automóvel, e em especial pelos rallis chegando inclusive a estar perto do podium em 1960 no Ralli de Monte Carlo com um Citroen DS19.
O Stratos numa assistência no Monte carlo
Outras cores mesmos pilotos
Na sua ligação ao grupo Fiat fez correr pelas suas cores muitos pilotos franceses de nomeada como Michele Mouton, Jean-Pierre Malcher, Bruno Saby, François Chatriot, Bernard Darniche e Jean Claude Andruet, conquistando 3 vitórias no Campeonato do Mundo de Rallies, 2 titulos de Campeão de França e 2 titulos de Campeão da Europa. 
O troféu Autobianchi A 112 Abarth
Andruet com o Lancia 037
Uma assistência da Chardonnet com o 037
A principal referência foi a tripla Lancia Stratos / Bernard Darniche / Alain Mahé que deram verdadeiros recitais de condução em especial no Monte Carlo que venceram em 1979. Andruet também nas épocas de 1983 e 1984 marcaram com o Lancia, mas agora o 037 azul com o patrocínio da Pionner.
Também ficará para sempre ligado à Chardonnet o Autobianchi  A112 Abarth que com a ajuda do Eng Lampredi transformaram os 58 HP do motor 1200cc para 70 HP fazendo do carro um verdadeiro carro de corrida em GR.2 e que deu origem a um troféu de sucesso e de onde emergiram muitos pilotos.
Para termos uma ideia do que chegou a ser este império no ramo automóvel, nos seus anos dourados a Chardonnet chegou a ter 1% do mercado Francês que equivale a 26.000 carros vendidos num ano o que para um privado era mesmo muito bom !!!
O seu neto Sebastien Chardonnet
No entanto o mercado foi mudando e em 1988 a Fiat passou a ser ela a representante para França e também acompanhada das primeiras crises no sector a Chardonnet ficou limitada à Maserati a Hunday e pouco mais pelo que hoje é uma estrutura pequena em que a vertente da competição apenas passa pela "reabilitação" dos A 112 Abarth para corridas de clássicos, e a continuidade nas competições também é feita pelo seu neto Sebastien Chardonnet que tem um vinculo à Citroen sendo apontado como mais um "Sebastien" (já lá está Ogier e esteve Loeb) nos rallies franceses.
André Chardonnet morreu vitima de doença prolongada em 2005.


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