A 24 de Fevereiro de 1965 nascia em França Alain Marie Pascal Prost, que ira ficar na história da formula 1 como Alain Prost ou "O Professor".
Prost ficará para sempre na galaria dos fora de série da disciplina máxima do desporto automóvel graças ás suas cinquenta e uma vitórias e os seus quatro títulos mundiais conquistados em 1985, 1986, 1989 e 1993.
Também ficará conhecido pelo seu, alguns dizem de aparente, mau feitio para com os colegas de equipa.
Na verdade o professor teve grandes conflitos com quase todos os colegas, principalmente aqueles que lhe faziam forte oposição nas discussões dos títulos. Foi assim logo no inicio da carreira com John Watson no primeiro ano de formula 1, talvez como o querer marcar uma posição na equipa. Foi a única vez em que Prost chegou a vias de facto com um colega !!!
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O acidente de Suzuka em 1989 que tanta tinta fez correr |
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Prost na FR em 1976 e 1977 |
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Na F3 foi campeão europeu , francês e ganhou no Mónaco |
Ficaram também conhecidas as suas divergências com Niki Lauda, no ano em que Prost perde o título para o seu colega por 1/2 ponto, no entanto a forte personalidade de Lauda e o facto de se ir retirar mais cedo ou mais tarde, ajudou a acalmar esse quentíssimo fim de campeonato no ano de 1984. No entanto e para fecharmos este capítulo, as maiores "guerras" foram com o seu colega também na McLaren Ayrton Senna. A luta chegou ao rubro com acusações de parte a parte, queixas também de ambos á Honda que era o fornecedor dos motores da McLaren e chegou ao ponto de se envolverem em acidentes digamos que provocados. Ficaram célebres os de Suzuka no Japão quando ambos discutiam o título mundial, um no ano de 1989 os dois na McLaren em que Prost não deixa Senna curvar à sua frente e a colisão foi inevitável assim, com se não acabassem a vantagem era de Prost, o título desse ano acabaria na sua mão. No ano seguinte a história repetiu-se, com a diferença que Prost já era piloto da Ferrari e Senna continuava na McLaren, mas aí logo na primeira curva e a situação em caso de desistência de ambos era vantajosa para Senna que seguia à frente no mundial, e assim foi Prost arrancou na frente mas quando tenta curvar estava lá a frente do carro de Senna que fez com que os dois acabassem na escapatória.
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Primeiro ano de F1 com a McLaren e o M29 C |
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Na Renault esteve de 1981 a 1983 |
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Primeira vitória com a Renault e logo no GP França |
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Com a McLaren seguido pelo colega Niki Lauda |
No entanto esta rivalidade Senna/Prost que será de certeza a maior entre pilotos de formula 1, que criou legiões de fãs a invadir os circuitos, para puxar pelos seus pilotos como nunca se viu, que dividiu a imprensa, os comentadores ... enfim ninguém conseguia ficar indiferente. Porém o respeito e admiração que tinham um pelo outro, em segredo claro, ficou bem patente quando Prost na sua última corrida em Adelaide no pódio foi agarrado por Senna, que tinha ganho a corrida, e o puxou para o degrau mais alto. Abreviando este tema e para dar uma ideia que toda as "guerras" que travaram fazia falta ao ambiente da formula 1, nunca houve audiências como nessa altura. Mas já com Prost retirado, fazendo comentários para a TF1, uns dias antes de morrer Senna ao fazer uma volta televisionada e comentada em directo a certa altura diz "Um olá especial ao meu ... para o nosso querido amigo Alain". O próprio Prost que sentiu como ninguém a morte de Senna diria largos meses depois da morte do brasileiro que "uma parte de mim morreu também".
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A "tal" equipa que irá ficar para a história Prost / Senna |
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Prost com a Ferrari nos anos de 1990 e 1991 |
Mas vamos ao que interessa, a sua carreia, e que carreira. Prost começou no karting onde chegou a campeão francês depois seguiu-se em 1976 e 1977 as formulas com a Renault em França e depois a Europeia. No ano da sua grande afirmação como piloto foi no ano de 1979 em que na formula 3 foi campeão francês, foi campeão europeu e ainda venceu o Mónaco nessa categoria.
Em 1980 ingressou na Marlboro McLaren fazendo equipa com John Watson guiou o M29 na versão B e C e o M30, no entanto no fim da época, por problemas que já mencionámos atrás, abandonou a McLarem para fazer parte na equipa de França a Renault Elf com os novíssimos e potentes motores V6 1.5 turbo.
Prost esteve na Renault de 1981 a 1983 tendo como companheiros de equipa René Arnoux e no último ano Eddie Cheever. Foi na Renault com o RE30 que venceu logo no ano de 1981 o seu primeiro grande prémio e logo o de França pelo que foi a cereja no topo do bolo.
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O quarto título veio com a Williams em 1993 |
No entanto em 1984 resolve voltar para a McLaren onde se iria manter até 1989. Pela McLaren guiou com motores Tag Porsche V6 turbo, Honda V6 turbo e o V10 atmosférico. Teve por colegas de equipa nomes como Keke Roseberg, Niki Lauda, Stefan Johansson e Ayrton Senna. Foi com a McLaren que Prost conseguiu conquistar três títulos mundiais.
Seguiu-se um novo e grande desafio ... a Ferrari !
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Prost Grand Prix um projecto que não correu bem |
É sempre difícil recusar um convite de uma equipa como a Ferrari e Prost em 1990 rumou a Maranello com grandes esperanças pois a equipa tinha sofrido uma remodelação enorme e era candidata ao título. Apesar de cinco vitórias e estar quase quase a chegar ao titulo no primeiro ano (ver caso de Suzuka) o mesmo não chegou e no fim do ano seguinte Prost resolve deixar a Ferrari e fazer um ano sabático em 1992. Prost no primeiro ano de Ferrari dividiu a equipa com Nigel Mansel e em 1991 com o seu compatriota Jean Alesi.
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Um Dacia Duster (4x4 com 400 hp e direcção às 4 rodas) |
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No Troféu Andros resolveu alterar a pintura do capacete |
O ano sabático foi devido a não haver lugar na equipa Williams durante a época de 1992, somente no ano seguinte com a saída de Mansel para os EUA, e Prost não quis nem continuar na Ferrari nem guiar por outra equipa. Nesses últimos anos a equipa Williams era de longe a mais competitiva, tudo graças a um bom chassi, um grande avanço em tecnologia e um motor da Renault com uns "cavalinhos" acima da concorrência. Portanto, pelo que foi escrito atrás, a época de 1993 foi o confirmar de tudo, e bem secundado por Damon Hill, Prost conseguiu o seu quarto título mundial, com ele decidiu retirar-se da formula 1.
Como seria de esperar Alain Prost depois de umas "longas" férias com a família para descansar e praticar ciclismo, uma das modalidades que regularmente praticava, resolveu voltar ao ambiente da formula 1 como comentador da TF1 durante o ano de 1994 e 1995.
Em 1997 Prost decidiu abraçar um novo projecto, mas desta vez como proprietário e director desportivo de uma equipa de formula 1. Comprara a Ligier e criou a Prost Grand Prix, que inicialmente com patrocínios maioritariamente franceses conseguiu levar esta aventura por diante até que em 2002 a Prost Grand Prix teve que fechar as portas por estar insolvente.
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A equipa e.dams / renault de formula E |
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Alain com o filho Nicolas |
Quem pensou que Alain Prost ficaria agora paradinho a descansar e gozar a sua principesca reforma ... voltou a enganar-se, pois com o "bichinho" a roer, mas já com idade para não se meter em grandes aventuras, resolveu participar no Troféu Andros. Este troféu que se realiza durante o inverno, e que ganhou um mediatismo enorme, consiste em disputar uma série de provas em circuitos de gelo nas principais estâncias de ski em França e Andorra. Devido à enorme competição que existe, com as marcas a apostarem em protótipos "de luxo" fazendo inveja a muitos WRC ou WTCC este troféu chamou imensos pilotos franceses de primeiro plano e claro com eles o "nosso professor" lá estava em 2003 pela Toyota, mas depois aproveitou as suas boas relações com a Renault para guiar um "proto" de uma das marcas do grupo a Dacia. Para não destoar a "brincadeira" acabou por render três títulos 2006, 2007 e 2011.
Não amigos ... ainda não foi desta que Alain Prost, hoje com sessenta anos, resolveu parar !!!
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Prost / Andrié á partida do Rallye du Var |
Agora a nova batalha é a Formula E. Pois bem esta nova formula com motorizações eléctricas, muito acarinhada pela FIA por questões ambientais, levou Prost conjuntamente com a DAMS em 2013 a criar uma equipa com apoio técnico da Renault para disputar, e acabou por o ganhar o título por equipas. A equipa com o nome de e.dams / renault tem como pilotos Sebastien Buemi (ex piloto da Toro Rosso de formula 1) e Nicolas Prost !!! Nicolas como é óbvio é filho de Alain, resolveu seguir as pisadas do pai, embora soubesse que dificilmente chegaria ao patamar do pai, mas já foi piloto de testes e reserva da Lotus / Renault em formula 1, e é piloto da Rebellion nos LMP1.
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Stephanie já nesta altura olha de lado para Alain Prost |
Como podemos ver a vida deste grande piloto foi, e ainda é, uma agitação constante, sempre à procura de novos e difíceis desafios para os superar e sempre com nota positiva. Falta aqui para ficar a crónica completa falarmos de três assuntos. O primeiro é a explicação da alcunha do "professor", ela deveu-se a Alain ser sempre muito frio e racional a resolver as coisas e principalmente a facilidade com que afinava os seus carros, que depois aliado a sua maneira "limpa" de pilotar conseguia sempre para os fins das corridas ter mais pneus e travões do que a concorrência. O outro remonta a 1982 quando Prost era piloto da Renault / Elf e tinha patrocínio pessoal da Marlboro, conseguiu convencer os directores da Renault a facultarem um dos R5 Turbo de rallyes para Alain fazer a sua primeira experiência na modalidade e assim com o consagrado Andrié ao lado foi fazer o Rallye du Var, que acabou ... com um despiste.
Por fim o outro assunto, que nada tem de desportivo, sendo apenas uma das fofocas mais badaladas por todas as revistas do jet 7 internacional, refere-se ao romance curto e tórrido que Alain teve no fim do horrível ano de 1984 com a princesa ... Stephanie do Mónaco.
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