domingo, 10 de abril de 2016

Ferrari 308 GTB

No ano de 1976 tudo corria bem para os lados de Maranello com a equipa de formula 1 e os 312 T2 entregues a Niki Lauda e Clay Regazzoni, quando o Comendador Enzo Ferrari começou a tratar da homologação em grupo 4 do 308 GTB para as provas de endurance. Assim sendo, e para não prejudicar a equipa de formula 1, os 308 GTB começaram a ser preparados na "Assistenza Cliente" e quando já estavam homologados pela FIA e pronto para os testes em Fiorano, o projecto é boicotado pela Fiat que já detinha 50% da Ferrari.
Estreia em 1978 no Rally Targa Florio mas desistiu
Enzo não era um homem de desistir à primeira das suas ideias e com o carro pronto e homologado, resolveu entregar o projecto ao concessionário da Ferrari em Pádua, Giuliano Michelotto, que em tempos já tinha preparados os Lancia Stratos de rallyes.
1981 Pregliasco  com o Ferrari 308 GTB
Jean Claude Andruet foi dos pilotos que mais provas fez com o 308 GTB
A Ferrari, com uma ajuda extra do Comendador, entregava à Michelotto os chassis feitos em Marenello e construíam em Pádua do zero os motores e a carroçaria. Nos motores V8 de 3 litros era aplicado novos pistons, injecção Kugelfisher, cabeças de alumínio e lubrificação por carter seco que dava ao 308 GTB uns simpáticos 300 hp às 8.000 rpm que eram postos no chão por uma caixa mais curta e um autoblocante de 80% e "parados" por pinças Lockheed de circuito duplo e 4 pistons.
Francis Vincent foi também um dos francesas a correr de Ferrari
O italiano Tognana foi outro dos pilotos que melhor "explorou" o Ferrari
Na carroçaria levava vários componentes em fibra de vidro menos espessa ou em kevlar, guarda lamas alargados para receberem as jantes Campagnolo. Foi logo previsível que apesar do projecto inicial do 308 GTB ser para endurance, começava nas mãos de Michelotto a desenhar-se um exclusivo carro de rallyes.
Mas mantendo a ideia inicial do projecto em 1978 Carlo Facetti foi campeão italiano de circuitos, e os Ferrari 308 GTB grupo 4 correram nas 24 horas de Daytona. No entanto os rallyes "adoptaram" este Ferrari que apesar de muito brusco começou, principalmente nas provas de asfalto, a marcar uma posição e logo também em 1978 ao fazer a estreia, para regalo dos espectadores, em rallyes como o Targa Florio e o de Monza por Roberto Liviero, apesar de desistir em ambos.
Tony outro dos italianos que mesmo em terra andava muito rápido
Zanini em Espanha também levou o Ferrari ao sucesso
Com o fim dos grupos 4 por parte da FIA a Michelotto teve que passar a produzir os 308 GTB pelas novas normas do grupo B que pouco alteraram a base, levando no entanto uma nova cabeça de 4 válvulas por cilindro, novas suspensões com mais curso e reforçadas, novos travões da Brembo e perdeu os alargamentos dos guarda lamas. Apesar de algum aumento de potência, teve também um aumento de 30 Kg.
Di Liviero chegou a correr na Volta à Madeira
A maior "loucura" do 308 GTB foi Zanini em 1985 na Baja de Aragón
Os Ferraris começaram a sair de Itália e principalmente em países como a França e a Espanha que o campeonato era em asfalto ganharam provas e até campeonatos. Um dos principais nomes ligado ao Ferrari 308 GTB foi o importador francês a CH. POZZI que fez correr principalmente Andruet tanto em rallyes como em Le Mans.
Até começarem a aparecer os "monstros" de tracção total nos rallyes o Ferrari 308 GTB deram boa conta de si.
O Ferrari 308 GTB foi dos modelos mais bem conseguidos pela marca de Maranelo, foi desenhado pela Pininfarina e a sua produção durou até 1988.



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