O tal factor sorte de que tanto se fala em tudo na vida, também é determinante no desporto motorizado. E não estou a falar da sorte de acabar esta ou aquela prova, da
sorte de não partir motores etc ... estou a falar da sorte que Phil Read não teve ao correr na mesma altura dos dois grandes dominadores dessa época Mike Haliwood e Giacomo Agostini.
Phil Read esse inglês nascido no primeiro dia do ano de 1939 em Bedfordshire, mesmo assim
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O inicio com uma Norton |
ainda conseguiu sete títulos mundias (1-125cc / 4-250cc / 2-500cc) além de várias vitórias nas provas de TT muito em moda na altura como a Ilha de Man. Era conhecido pelos colegas como o "The Prince of Speed" por precisamente haver dois reis na altura, mas o "príncipe da velocidade" não se intimidava com estas hierarquia real, batendo muitas vezes os
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Yamaha 125 primeiro título em 1964 |
reis. Começando em 1956 com uma Velocette KSS foi em 1960 que começou a ser notado quando ganhou o Junior Grand Prix Manx. Com uma Norton Dominator 650SS venceu em 1962 e 1963 a prestigiada Thruxton 500 e a ida para o mundial estava à porta. Em 1964 assina como piloto oficial da Yamaha e logo nesse ano dá à marca japonesa o
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Com a Yamaha 250 em 1968 |
primeiro título mundial 125cc. Repetiu no ano seguinte esse título e os anos seguintes (1966-1967) devido a uma mudança de modelo na marca que passou a contar com um novo motor de 2 tempos mas de 4 cilindros os
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A aventura Metisse / Weslake ... |
resultados não foram nada de especial, mesmo assim é vice campeão em 1967. A sua relação com a Yamaha iria acabar de forma inglória em 1968 mesmo com dois títulos mundiais conquistados (125cc e 250cc). A Yamaha tinha estipulado que apesar de correrem ambos nas duas classes
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... aqui com o nome Norton |
Read lutaria pelo título em 125 e o seu colega Bill Ivy em 250, mas Read não respeitou o acordo e a Yamaha não lhe renovou o contrato. Então Phil Read resolve abraçar um original projecto que era motores da Weslake 500cc a 4 tempos e quadros da Metisse com cobertura da Norton, mas foram dois anos
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Na MV Agusta esteve entre 1972 e 1975 |
(1969 e 1970) para esquecer e nos campeonatos ingleses.
Um holandês, Ferry Brouwer modificou uma Yamaha 250cc e como não tinha apoio oficial convidou Read para em 1971 regressar aos GP ... aposta ganha pois conseguiu o seu 5º título mundial, e com isso um contrato novamente com uma marca oficial, desta vez a MV Agusta. Phil Read
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Com a Suzuki RG 500 abandonou os grandes prémios |
esteve na casa italiana entre 1972 e 1975 conseguindo mais 2 títulos mundiais desta feita em 500cc um deles o de 1973 ficou na história ao ser o primeiro de uma mota com travões de disco (Lockheed). No entanto o fim dos motores a 4 tempos estava sentenciado,
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A experiência do Bol d´Or com a Honda |
e já Agostini tinha ido para a Yamaha e Read no ano de 1976 preferiu correr numa equipa privada, mas com uma moto a 2 tempos, uma Suzuki RG 500, a continuar na MV Agusta. Não foi uma grande escolha, talvez tenha sido a possível. Foi também nesse ano que resolveu fazer as 24 horas Bol d´Or na equipa oficial da Honda, mas apesar das expectativas acabou por desistir.
Depois de um ano tão mau resolveu abandonar
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A última corrida em 1982 Ilha Man |
as corridas ao mais alto nível.
Porém Phil Read não parou definitivamente pois ia de vez em quando fazendo provas de TT como a Ilha de Man com várias evoluções da Honda CB 750, sendo mesmo a última vez que guiou em competição na Ilha de
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O seu lendário capacete |
Man em 1982 com 43 anos.
O capacete de Read teve sempre a mesma decoração, preto com uma lista grossa branca ao meio que mal começa abre em três setas a acabar na traseira em bico.
Phil Read hoje com 77 anos vive em Canterbury Kent e durante o verão costuma acompanhar os GP entrando em acções promocionais.
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