quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

O Príncipe

O tal factor sorte de que tanto se fala em tudo na vida, também é determinante no desporto motorizado. E não estou a falar da sorte de acabar esta ou aquela prova, da
sorte de não partir motores etc ... estou a falar da sorte que Phil Read não teve ao correr na mesma altura dos dois grandes dominadores dessa época Mike Haliwood e Giacomo Agostini.
Phil Read esse inglês nascido no primeiro dia do ano de 1939 em Bedfordshire, mesmo assim 
O inicio com uma Norton
ainda conseguiu sete títulos mundias (1-125cc / 4-250cc / 2-500cc) além de várias vitórias nas provas de TT muito em moda na altura como a Ilha de Man. Era conhecido pelos colegas como o "The Prince of Speed" por precisamente haver dois reis na altura, mas o "príncipe da velocidade" não se intimidava com estas hierarquia real, batendo muitas vezes os
Yamaha 125 primeiro título em 1964
reis. Começando em 1956 com uma Velocette KSS foi em 1960 que começou a ser notado quando ganhou o Junior Grand Prix Manx. Com uma Norton Dominator 650SS venceu em 1962 e 1963 a prestigiada Thruxton 500 e a ida para o mundial estava à porta. Em 1964 assina como piloto oficial da Yamaha e logo nesse ano dá à marca japonesa o
Com a Yamaha 250 em 1968

primeiro título mundial  125cc. Repetiu no ano seguinte esse título e os anos seguintes (1966-1967) devido a uma mudança de modelo na marca que passou a contar com um novo motor de 2 tempos mas de 4 cilindros os 
A aventura Metisse / Weslake ...
resultados não foram nada de especial, mesmo assim é vice campeão em 1967. A sua relação com a Yamaha iria acabar de forma inglória em 1968 mesmo com dois títulos mundiais conquistados (125cc e 250cc). A Yamaha tinha estipulado que apesar de correrem ambos nas duas classes 
... aqui com o nome Norton
Read lutaria pelo título em 125 e o seu colega Bill Ivy em 250, mas Read não respeitou o acordo e a Yamaha não lhe renovou o contrato. Então Phil Read resolve abraçar um original projecto que era motores da Weslake 500cc a 4 tempos e quadros da Metisse com cobertura da Norton, mas foram dois anos 
Na MV Agusta esteve entre 1972 e 1975
(1969 e 1970) para esquecer e nos campeonatos ingleses. 
Um holandês, Ferry Brouwer modificou uma Yamaha 250cc e como não tinha apoio oficial convidou Read para em 1971 regressar aos GP ... aposta ganha pois conseguiu o seu 5º título mundial, e com isso um contrato novamente com uma marca oficial, desta vez a MV Agusta. Phil Read 
Com a Suzuki RG 500 abandonou os grandes prémios
esteve na casa italiana entre 1972 e 1975 conseguindo mais 2 títulos mundiais desta feita em 500cc um deles o de 1973 ficou na história ao ser o primeiro de uma mota com travões de disco (Lockheed). No entanto o fim dos motores a 4 tempos estava sentenciado,  
A experiência do Bol d´Or com a Honda
e já Agostini tinha ido para a Yamaha e Read no ano de 1976 preferiu correr numa equipa privada, mas com uma moto a 2 tempos, uma Suzuki RG 500, a continuar na MV Agusta. Não foi uma grande escolha, talvez tenha sido a possível. Foi também nesse ano que resolveu fazer as 24 horas Bol d´Or na equipa oficial da Honda, mas apesar das expectativas acabou por desistir. 

Depois de um ano tão mau resolveu abandonar
A última corrida em 1982 Ilha Man
as corridas ao mais alto nível.

Porém Phil Read não parou definitivamente pois ia de vez em quando fazendo provas de TT como a Ilha de Man com várias evoluções da Honda CB 750, sendo mesmo a última vez que guiou em competição na Ilha de
O seu lendário capacete
Man em 1982 com 43 anos.
O capacete de Read teve sempre a mesma decoração, preto com uma lista grossa branca ao meio que mal começa abre em três setas a acabar na traseira em bico.
Phil Read hoje com 77 anos vive em Canterbury Kent e durante o verão costuma acompanhar os GP entrando em acções promocionais.

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