Nascido em Caracas na Venezuela e filho de emigrantes italianos Johnny Cecotto nasceu em Janeiro de 1956. Começando a correr em motos na Venezuela,no ano de 1975 resolve com o apoio do importador Yamaha Venezuela a Venemotos, vir para a Europa e em boa hora o fez pois ganhou logo o seu primeiro título mundial nesse ano na classe 350cc. Manteve-se a correr
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Em 1975 o primeiro título em 350cc |
em motos até 1979 e ainda conseguiu em 1975 o seu segundo título em 750cc.
Em 1980 Cecotto tenta a sua sorte nas quatro rodas, como já tinha feito Surtees e Hailwood com sucesso,
e com a Minardi fez o seu primeiro campeonato
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Em 1982 com o March/BMW ficou em 2º lugar no campeonato de F2 |
de formula 2. Cecotto manteve-se na formula 2 até 1982 ano em que com a equipa oficial da March / BMW acaba o campeonato empatado com o seu colega de equipa Corrado Fabi no primeiro
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1983 F1 com a Thedore |
lugar com o mesmo numero de pontos, mas Cecotto "só" foi vice campeão devido ao sistema de desempate.
Claro que o passo seguinte na carreira seria a desejada F1 e em 1983 Cecotto faz a sua primeira época ao
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Com Senna na Toleman |
volante de um Theodore e embora conseguindo um 6º lugar na segunda prova o resto da época foi fraco. Porém no ano seguinte 1984 Cecotto assegurou um lugar numa promissora equipa, a Toleman tendo como colega a jovem esperança brasileira
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Com o Toleman TG 184 em 1984 |
Ayrton Senna. Apesar de tudo foi uma época para esquecer, pois a pressão causada pelo colega de equipa que ia tirando bons resultados enquanto Cecotto ia acumulando desistências começou a pesar.
Chegados ao GP de Inglaterra já a mais de
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A ser transportado para o hospital |
meio da época e só com um 9º lugar na única corrida que acabou, a tal pressão fez-se sentir nos treinos e Ceccoto tem um violento acidente que resultou na fractura das duas
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Com Ravaglia 2º na Bathrust em 1985 |
pernas. Depois de um longo período de recuperação, Ceccoto podia voltar a competir mas nunca mais em formulas. Johnny redireccionou a sua carreira para os carros de turismo
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... outro 2º nas 24 horas de SPA |
e como já tinha no tempo da F2 uma ligação à BMW foi mesmo pela marca alemã que fez o campeonato da europa num 635 CSI. Foi um primeiro ano muito positivo pois fez 2º nas 24 horas de SPA e foi também 2º e melhor rookie em Bathrust
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Com o Volvo 240 turbo da RAS |
1000.
Nesta nova aventura nos turismo, em 1986 disputou o campeonato da europa num Volvo 240 turbo da equipa RAS Sport, para no ano seguinte voltar ao BMW desta feita num M3 da Cibiemme, e também ao europeu da especialidade. Em 1988 Cecotto volta-se para
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Entrada no DTM com Mercedes 190 |
os campeonatos na Alemanha e por lá vai ficar até 2002 embora pontualmente como foi o caso de 1995 tenha ido a Inglaterra disputar o BTCC. A entrada no DTM, em 1988, não foi ao
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1990 DTM Johnny usou este BMW M3 |
volante de um BMW mas sim da sua grande rival a Mercedes com um 190 oficial. No ano seguinte já Cecotto estava de novo ao volante de um BMW marca que usou até 2000 com vários modelos. De realçar
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No BMW 320 IS fez o BTCC |
talvez em 1990 o 2º lugar no campeonato com um M3 ou a passagem pelo super competitivo BTCC (Inglaterra - 1995) em que conduziu o grupo A da marca que era o modelo 320 IS.
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Na Alemanha com o M3 - GTR |
Também marcante a época em que correu na Alemanha com o potente BMW M3 GTR em 1993.
No fim da época de 2000 Johnny Cecotto anunciou a passagem para a também alemã OPEL e foi com mais uma marca alemã que acabou a sua carreira.
Disputando o campeonato V8 Star ao volante de
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Com o Opel Astra V8 da Irmesher |
um OPEL Astra V8, Cecotto venceu os campeonatos de 2001 e 2002.
Johnny Cecotto fez uma passagem pelo circuito de Le Mans por três vezes sempre com a BMW, mas sem nenhum resultado de relevo. No entanto em 1996 com o
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Com o McLaren F1 GTR em 1996 |
McLaren/BMW F1 GTR e acompanhado de dois pilotos de F1 Nelson Piquet e Danny Sullivan acabaram a prova num 8º lugar final. Em 1981 que com os franceses Philipe Alliot e Bernard Darniche levaram o BMW M1 ao 16º lugar final. E por fim a passagem por Le Mans acabou em 1998 com o BMW V12 LM, em que também pela primeira vez não acabou a prova juntamente com P.Martini e J. Winkelhock.
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Johnny Cecotto Jr na GP2 |
No final da época de 2002 Cecotto dá por encerrada a sua já longa carreira como piloto passando a comentar para um canal da televisão da Venezuela as corridas de F1, ao mesmo tempo
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Johnny Cecotto e o Junior |
que "acompanha" a carreira do seu filho Johnny Cecotto Jr. na tentativa de chegar à F1, andando pelas formulas inferiores, neste caso a GP2.
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