quarta-feira, 1 de março de 2017

Johnny Cecotto

Nascido em Caracas na Venezuela e filho de emigrantes italianos Johnny Cecotto nasceu em Janeiro de 1956. Começando a correr em motos na Venezuela,no ano de 1975 resolve com o apoio do importador Yamaha  Venezuela a Venemotos, vir para a Europa e em boa hora o fez pois ganhou logo o seu primeiro título mundial nesse ano na classe 350cc. Manteve-se a correr
Em 1975 o primeiro título em 350cc
em motos até 1979 e ainda conseguiu em 1975 o seu segundo título em 750cc.
Em 1980 Cecotto tenta a sua sorte nas quatro rodas, como já tinha feito Surtees e Hailwood com sucesso,
e com a Minardi fez o seu primeiro campeonato
Em 1982 com o March/BMW ficou em  2º lugar no campeonato de F2

de formula 2. Cecotto manteve-se na formula 2 até 1982 ano em que com a equipa oficial da March / BMW acaba o campeonato empatado com o seu colega de equipa Corrado Fabi no primeiro
1983 F1 com a Thedore
lugar com o mesmo numero de pontos, mas Cecotto "só" foi vice campeão devido ao sistema de desempate.
Claro que o passo seguinte na  carreira seria a desejada F1 e em 1983 Cecotto faz a sua primeira época ao
Com Senna na Toleman
volante de um Theodore e embora conseguindo um 6º lugar na segunda prova o resto da época foi fraco. Porém no ano seguinte 1984 Cecotto assegurou um lugar numa promissora equipa, a Toleman tendo como colega a jovem esperança brasileira
Com o Toleman TG 184 em 1984
Ayrton Senna. Apesar de tudo foi uma época para esquecer, pois a pressão causada pelo colega de equipa que ia tirando bons resultados enquanto Cecotto ia acumulando desistências começou a pesar.
Chegados ao GP de Inglaterra já a mais de
A ser transportado para o hospital
meio da época e só com um 9º lugar na única corrida que acabou, a tal pressão fez-se sentir nos treinos e Ceccoto tem um violento acidente que resultou na fractura das duas
Com Ravaglia 2º na Bathrust em 1985
pernas. Depois de um longo período de recuperação, Ceccoto podia voltar a competir mas nunca mais em formulas.
Johnny redireccionou a sua carreira para os carros de turismo
... outro 2º nas 24 horas de SPA
e como já tinha no tempo da F2 uma ligação à BMW foi mesmo pela marca alemã que fez o campeonato da europa num 635 CSI. Foi um primeiro ano muito positivo pois fez 2º nas 24 horas de SPA e foi também 2º e melhor rookie em Bathrust
Com o Volvo 240 turbo da RAS
1000.

Nesta nova aventura nos turismo, em 1986 disputou o campeonato da europa num Volvo 240 turbo da equipa RAS Sport, para no ano seguinte voltar ao BMW desta feita num M3 da Cibiemme, e também ao europeu da especialidade. Em 1988 Cecotto volta-se para
Entrada no DTM com Mercedes 190
os campeonatos na Alemanha e por lá vai ficar até 2002 embora pontualmente como foi o caso de 1995 tenha ido a Inglaterra disputar o BTCC. A entrada no DTM, em 1988, não foi ao
1990 DTM Johnny usou este BMW M3
volante de um BMW mas sim da sua grande rival a Mercedes com um 190 oficial. No ano seguinte já Cecotto estava de novo ao volante de um BMW marca que usou até 2000 com vários modelos. De realçar
No BMW 320 IS fez o BTCC
talvez em 1990 o 2º lugar no campeonato com um M3 ou a passagem pelo super competitivo BTCC (Inglaterra - 1995) em que conduziu o grupo A da marca que era o modelo 320 IS.


Na Alemanha com o M3 - GTR
Também marcante a época em que correu na Alemanha com o potente BMW M3 GTR em 1993.
No fim da época de 2000 Johnny Cecotto anunciou a passagem para a também alemã OPEL e foi com mais uma marca alemã que acabou a sua carreira.
Disputando o campeonato V8 Star ao volante de
Com o Opel Astra V8 da Irmesher
um OPEL Astra V8, Cecotto venceu os campeonatos de 2001 e 2002.

Johnny Cecotto fez uma passagem pelo circuito de Le Mans por três vezes sempre com a BMW, mas sem nenhum resultado de relevo. No entanto em 1996 com o
Com o McLaren F1 GTR em 1996
McLaren/BMW F1 GTR e acompanhado de dois pilotos de F1 Nelson Piquet e Danny Sullivan acabaram a prova num 8º lugar final. Em 1981 que com os franceses Philipe Alliot e Bernard Darniche levaram o BMW M1 ao 16º lugar final. E por fim a passagem por Le Mans acabou em 1998 com o BMW V12 LM, em que também pela primeira vez não acabou a prova juntamente com P.Martini e J. Winkelhock.
Johnny Cecotto Jr na GP2

No final da época de 2002 Cecotto dá por encerrada a sua já longa carreira como piloto passando a comentar para um canal da televisão da Venezuela as corridas de F1, ao mesmo tempo
Johnny Cecotto e o Junior
que "acompanha" a carreira do seu filho Johnny Cecotto Jr. na tentativa de chegar à F1, andando pelas formulas inferiores, neste caso a GP2.


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