Nascido em Turim a 26 de Maio de 1939 este italiano que se formou em Ciência Politica, nunca chegou a "trabalhar" directamente na área da sua formação académica, embora que como director desportivo, o seu trabalho ao longo dos anos, seja preciso muita ciência e alguma (se calhar muita) política.
Quando em 1961 Fiorio corria no seu Lancia Appia Zagato e se sagrou campeão italiano velocidade na classe 1.150cc, estava longe de saber a longa e frutífera ligação que iria ter com o grupo Fiat.
|
Cesare Fiorio e o seu Lancia Appia Zagato em 1961 |
Ingressou para gerir a parte desportiva da Lancia, através do seu departamento de competição que ele criou em 1963 com a designação de HF (High Fidelity) siglas que também passaram a figurar nos modelos desportivos da marca, com os seus "elefantes vermelhos".
|
Com Sandro Munari no tempo dos Lancias Fluivia HF e Stratos HF |
Nas diversas funções que exerceu ao longo da sua carreira no grupo Fiat, Fiorio conquistou 18 títulos mundiais.
10 títulos mundiais de rallyes sete com a Lancia (1972/4/5/6 - 1983 - 1987/8) e três com a Fiat (1977/8 - 1980).
|
O Lancia Stratos um dos míticos modelos da marca
que foi uma revolução nos rallyes. Fiorio junto a
Claudio Maglioli um dos preparadores Lancia |
No mundial de pilotos (rallyes) também esteve em 5 títulos, ganhos por Sandro Munari 1977, Markku Alén 1978, Walter Rohrl 1980, Juha Kankkunen 1987 e Miki Biasion 1988.
No capítulo da velocidade, e ainda na Lancia conquistou 3 títulos de no mundial de resistência.
|
No mundial de resistência com Michel Alboreto um dos seus pilotos |
Em 1989 Cesare Fiorio foi chamado para gerir a parte desportiva da Scuderia Ferrari, tarefa sempre muito complicada devido à obrigatoriedade do "nome" Ferrari vencer o que nem sempre é possível. Esta relação com o grupo Fiat que vinha de 1963 acaba em 1991 precisamente por grandes divergências com a presidência da Ferrari. Cesare Fiorio fez um interregno na gestão desportiva para continuar a exercer, agora a "full-time" a sua outra paixão ... a motonáutica.
|
O bonito powerboat da Martini "rendeu" vários títulos |
Fiorio correu nos powerboat sendo duas vezes campeão do mundo e seis vezes campeão europeu e ganhou 31 GP.
Além destes títulos Fiorio foi o "cérebro" do projecto montado para bater o recorde da travessia do oceano Atlântico em 1992 com o barco baptizado de "Destriero" que conseguiu em 58 horas e 34 minutos atravessar o oceano, tempo esse que até hoje ainda não foi batido.
|
Destriero o nome do barco que bateu recorde de travessia do Atlântico |
No entanto o cheiro a borracha e alcatrão foi mais forte e Fioro foi em 1994 comandar a Ligier, que tinha sido comprada pelo seu antigo piloto na Ferrari, Alain Prost, e chamou o italiano para o ajudar nessa tarefa. Em 1995 esteve na Forti F1 até meados de 1996, Voltando à Ligier até ao fim de 1997, para estar presente na vitória de Panis no GP Mónaco.
|
Com Alain Prost como dono da Ligier, Fiorio foi gerir a parte desportiva |
Em 1988 a Minardi foi contratar Fiorio para organizar toda a gestão da pequena equipa italiana, e onde se manteve até abandonar de vez as competições no ano de 2000.
|
Na Minardi foi o seu último contacto com a competição |
Quando resolveu abandonar de vez a competição, Cesare Fiorio envolveu-se num projecto, em que nada estava ligado ao seu anterior mundo, pois resolveu administrar um Agro Turismo em Ceglie Messapica.
|
O seu Agro Turismo era uma nova paixão de Fiorio |
No entanto tudo sorria na preenchida nova vida deste italiano que geria com enorme sucesso o seu Agro Turismo, que entretanto fez reviver uma velha paixão ... o ciclismo.
|
O seu ar feliz no Agro Turismo |
Tendo-se tornado um hábito, todos os dias Fiorio fazia cerca de 30 Kms de bicicleta, até que em 3 de Maio de 2017 foi encontrado caído inconsciente e ao que se pensa ter sido acometido de uma súbita doença. Levado ao Hospital de Brendisi com prognóstico reservado.
|
Cesare com Alex ou seja os Fiorio nos rallyes |
Cesare Fiorio é pai de "Alex" Fiorio também ele um antigo piloto de rallyes, chegando a guiar para equipas semi-oficiais da Lancia nos tempos do seu pai ser o "boss". Quando se retirou do rallies Alex também foi director desportivo da Cibiemme a BMW Italia.
Além de Alex, Cesare tem uma filha que depois de uma carreira com sucesso na música (cantora) e quando deixou e se dedicou à fotografia tornando-se uma das fotografas mais credênciadas a nível mundial, sendo as suas foto-reportagens disputadas pelas mais prestigiadas revista. O seu nome Giogia Fiorio.
|
Giorgia Fiorio depois de cantora é hoje uma fotógrafa muito prestigiada |
Sem comentários:
Enviar um comentário