"Jeannot" como é carinhosamente tratado no meio, é um piloto bastante versátil, senão vejamos: fez as 24 horas de Le Mans dando boa conta de si, foi campeão de França em rallycross no ano de 1977 com um Alpine A310, de superprodução em 1988 com um Renault 21 turbo e dois titulos absolutos de rallyes, e é nos rallyes que vamos centrar a sua carreira. No campeonato do mundo de rallyes venceu por três vezes. Com um Renault 5 Turbo ganhou o Monte Carlo 1981 e Volta à Corsega 1982, Com um Renault 5 Maxi Turbo voltou a vencer na Corsega em 1985, prova infelizmente marcada pela morte de Bettega num Lancia 037.
Ragnotti ficará para sempre ligado à Renault, marca para onde guiou desde 1975 até 1996, modelos tão diversos como os Alpines A110 e A310, os Renault 5 Alpine e GT Turbo, os espectaculares Renault 5 turbo e 5 Maxi Turbo, Clio Maxi e Megane Maxi. Também correu por outras marcas no inicio da sua carreira em 1969 como Datsun Violet 710, Ligier JS2, Chevrolet Camaro, e na Opel com os Kadett Rally, Commodoro GS/E, Manta, Ascona e até no GT Proto,
Jean Ragnotti foi acompanhado por dois copilotos ao longo dos anos, Pierre Thimonier e Jean-Marc Andrie que com ele se divertiram e divertiram também e de que maneira todos os que iam assistir às PEC nos rallyes.
O Renault Alpine A110 com que corre nos clássicos. |
1987 Rallye de Portugal Ragnotti / Thimonier deram cabo da cabeça aos pilotos da Lancia até ao parque fechado de Arganil |
Ainda hoje a abrir as provas Jeannot anda desta maneira espectacular !!! |
Jean Ragnotti abandonou as provas ao mais alto nível em 1996 ano que correu com um Megane Maxi, embora até hoje todos os anos faz rallyes, ou de clássicos com um Alpine A110, ou com o numero 0 a abrir troços, com carros do dia a dia nos rallyes.
Sem comentários:
Enviar um comentário