Markku Alén na "tal" noite de Sintra |
Infelizmente tudo acabou no triste ano de 1986, quando na segunda passagem pelo troço se deu o fatídico acidente de Joaquim Santos, com as consequências que sabemos. Verdade seja dita que era uma situação, já mais ou menos esperada, pois o público era tanto, que a mais pequena saída da trajectória ia ter consequências graves.
Resumindo no rallye de Portugal a ronda de Sintra (Lagoa Azul / Peninha / Sintra) foi até 1986 feita à noite, e teve o seu auge no célebre duelo Alén / Mikkola em 1976 que discutiram a vitória no rallye ao segundo até ao último troço. Já nessa altura o público era tanto que por questões de segurança, passou desde 1982 para a parte da manhã sendo as classificativas que iniciavam o rallye, em três rondas pelos referidos troços.
Mesmo assim a receita não resultou, conforme acima escrevi, em 1986 acabou para sempre os troços de Sintra nos rallyes e acabou também nesse ano o grupo B dos super carros com 500 hp. Já agora o troço da Lagoa Azul tinha 5 Km de extensão, começando no Km 1 da E.N. 9-2 e acabando no Km 6, começando com uma parte plana e muito rápida depois a descer para a célebre curva da água, até ao cruzamento do rio da Mula, onde começa a subir num encadeamento de curvas mais ou menos rápidas até um pouco antes da entrada para a Peninha (Km 6) onde é o fim do troço. A parte a subir também servia para no calendário de velocidade se fazer a célebre Rampa da Lagoa Azul.
Pois bem depois desta longa introdução vêm então as histórias da Lagoa Azul.
O meu grupo de amigos de Azeitão, nas nossas reuniões para café, todas as noites no S. Lourenço, começava-mos em Fevereiro a fazer cuidadosamente a preparação para aquela noite de terça para quarta em Março na Lagoa Azul. Uns tinham a logística (preparação da alimentação e afins) outros, os que conduziam e tinham carro a parte dos horários, ponto de encontro e quem ia com quem. Sonhava-mos durante o mês de Fevereiro (felizmente é mais curto) com a saída para o rallye.
Chegado o dia R (sim não pode ser D porque se trata de rallye), e quando por volta da meia noite o Chico da Murteira (empregado do S. Lourenço), nos despejava do café, as tripulações já devidamente orientadas tomavam lugar nas viaturas correspondentes. Era o inicio da festa, aí vamos nós ponte 25 Abril, marginal, Alcoitão, autodromo do Estoril e perto do Linhó, virava-mos à esquerda para a Lagoa Azul.
Com a viagem nas calmas a demorar sensivelmente uma hora, quando lá chegávamos já era uma romaria que parecia o Rossio em hora de ponta !!! Só quem viu, pode imaginar. Lá seguia-mos troço fora, com aquela adrenalina de imaginar umas horas depois por aquele alcatrão iam passar os Toivonens, Alens, Mikkolas, Rohrls, Biasions, etc etc.
Chegava-mos à "nossa" curva uma esquerda longa que fechava um pouco no fim, na parte final do troço. Já começava a ser complicado arrumar os carros no pequeno parque na zona exterior da curva mas com jeitinho lá arrumava-mos a tralha toda. Depois de tudo arrumado as mantas tiradas para os bancos dos carros, antevendo como normal uma noite fria, uma primeira "expedição" para ver as vizinhanças, os wc, e melhores lugares para a manhã, era a hora da primeira refeição. Coisa ligeira uns salgados, umas sandes, uns sumos e umas cervejas, numa alegre reunião onde era o heroi o que mais disparates dizia eh eh eh.
Agora havia que (alguns) tentar dormir qualquer coisa, para logo cedinho estarmos aptos para o desfilar das grandes máquinas. Eu optava sempre por dormir umas horitas, acordar, tomar um pseudo pequeno almoço, e cedo, ver bem o ambiente, e realmente era uma loucura ver a partir das 7 horas da manhã aquele movimento todo. Começavam a passar os carros da organização em procissão para fechar os troços, os Land Rover velhinhos da GNR a distribuir os seus soldados pela serra e a pé ...bom a pé pelas bermas era o que eu mais gostava de ver, e principalmente imaginar. Imaginar o que teriam dito aos patrões aqueles senhores de fato e gravata, aos pais e professores aquela miudagem toda com as pastas ás costas, e aquelas raparigas todas produzidas com altos saltos? O que faziam ali? O que teriam dito e a quem? eh eh eh eh
Era assim que o tempo passava como um foguete e os primeiros carros já se ouviam ao longe, lá para os lados do autodromo ... o espectáculo ia começar !!!
só uma pequena correcção, o célebre duelo Mikkola / Alen foi 78 e não em 76.
ResponderEliminarParabéns pelo blog.
Tem toda a razão, foi um lapso da minha parte com a data. Não tem desculpa porque ainda por cima estava lá, na curva da água a delirar com aquele "povo" todo de rádio a pilhas encostado à orelha para sabermos os tempos. Obrigado pela correcção
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