Francês, natural de Grenoble fará 68 anos em Setembro. Bernard Beguin foi uma das figuras que aprendi a admirar pela sua mestria a conduzir aquele Porsche branco com listas vermelhas e verdes do preparador Meznarie que na altura lutava sozinho contra a armada de Porsches dos irmãos Almeras.
|
1978 Porsche Carrera RS gr 4 |
Quando realmente o acompanhei mais de perto foi no ano de 1980, em que o Campeonato da Europa acabava com o Rallye do Algarve. Nesse ano era uma luta sem quartel entre Beguin e Zanini também com um Porsche 911 SC gr4 mas com preparação Almeras e iria ser no Algarve que tudo se iria decidir.
Nesse ano o Algarve estava na boca do mundo automobilístico, pois para além de se decidir o titulo havia mais um motivo para isso: - Era a estreia em rallyes do Audi Quattro, que com Mikkola ao volante faria o rallye extra-oficial, partindo 15 minutos antes do primeiro. Começava uma nova era nos rallyes !!!
|
No Monte Carlo 1976 Alfa Romeu 2000 GTV de gr 1 |
|
Monte Carlo 1979 Ford Escort RS gr 2 |
Voltamos ao principal e o primeiro golpe de teatro foi à última da hora Zanini trocava o Porche pelo Ford Escort 1800 RS da ... Diabolique, com o Drº Miguel Oliveira com navegador. Dizem as más linguas que Zanini acreditava mais na fiabilidade do Ford, que a do Porsche. No entanto foi o Porsche de Beguin a dominar completamente o Rallye ... até desistir com uma estúpida avaria, correia de alternador a partir-se logo no pior troço o mais comprido Monchique, dando a vitória de bandeja a Zanini mesmo no fim do Rallye e respectivamente do Campeonato da Europa.
|
Fiat 131 Abarth gr 4 |
|
1979 Porsche 911 RS gr 4 |
|
1982 Porsche 911 SC |
|
1980 Monte Carlo Porsche 911 RS gr 4 |
Voltamos ao Bernard Beguin, que começou nos automóveis ao ganhar o volante shell em 1971 com um Martini MK4. Durante uns anos, fazendo principalmente rallyes, foi também fazendo algumas provas de velocidade e diga-se de passagem com sucesso. Assim, subiu duas vezes ao pódio na 24 horas de Spa-Francorchamps, em carros de turismos (Alfa-Romeu), disputou várias vezes as 24 horas de Le Mans, sempre em modelos da Porsche, tendo no ano de 1975 ganho a classe GTX com um 911 Carrera Turbo, fazendo equipa com os suiços Haldi e Zbinden. Também fez vários pódios pelos circuitos por onde passou.
|
1985 Porsche 911 SCRS |
Mas foi nos rallyes que Beguin centrou a sua carreira e onde correu, principalmente no Campeonato Francês, que venceu por quatro vezes (1979, 1991, 1992 e 1993) tendo também no ano de 1987 com um BMW M3 da Prodrive vencido a Volta à Corsega a contar para o WRC.
|
Na Volta à Corsega com o BMW M1 !!!!!!!!!!! |
|
Com o BMW M3 grA equipa Bastos |
|
Novamente o M3 na vit´ria da Corsega 1987 |
Bernard Beguin conduziu os modelos mais variados, tendo no entanto centrado a sua actividade em duas marcas: A Porsche que guiou os 911 Carrera RS, 911 SC, 911 SCRS, etc e os BMW que além dos competitivos M3 grA da Prodrive ainda se aventurou a meter o "gigantesco" M1 de grB nas estreitas estradas francesas. Além destas marcas guiou para a Alfa Romeu com os competitivos 2000 GTV gr1, para a Fiat com o 131 Abarth gr4, para a Ford com o Escort RS gr2, Sierra 4x4 grA e Escort Cosworth 4x4 grA, ainda fez provas com a Subaru Impreza 555 grA com que acabou em 4º lugar no Monte Carlo de 1996 seu último rallye.
|
Em 1991/92 com Ford Sierra 4x4 grA equipa RAS
|
|
1993 Ford Escort 4x4 grA |
Fez também por duas vezes o Paris-Dakar com a Mitsubishi em 1985 e 1988, mas sem chegar ao fim.
|
Último Rally Monte Carlo 1996 |
|
Le Mans 1975 vitória na classe GTX |
|
Dakar de 1985 equipa Mitsubishi
|
Bernard Beguin é desde 1997 responsável na comissão de rallyes da FFSA e também seu director de comunicação.
Sem comentários:
Enviar um comentário