O "Automobile Club Mónaco" na verdade organiza, pelo menos, duas das provas mais míticas do mundo automobilístico. Estou a falar do Grande Prémio do Mónaco em formula 1 e do Rallye de Monte Carlo.
Realmente quando se fala de automóveis é impossível não falar dessas duas corridas e das 24 horas de Le Mans, serão, na minha opinião e penso que na opinião da maioria das pessoas as provas mais importantes. Não deve haver ninguém que não sonhe em um dia ver essas provas ao vivo.
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Foto característica dos troços de Monte Carlo |
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Alpine Renault A 110 |
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Austin Cooper S |
Como estamos em Janeiro, o tema é o grande Rallye de Monte Carlo. Foi no longínquo ano de 1911 que se realizou o primeiro rallye. Nessa altura este rallye tinha a particularidade de as partidas serem em várias capitais europeias, fazendo os concorrentes um percurso de concentração que era igual para todos em quilometragem e a acabar em Monte Carlo. Só depois começava o percurso comum e esse sim iria "ser a doer" para encontrar o vencedor. Na sua primeira edição o vencedor foi Henri Rangier num Turcat-Méry de 25hp !!!
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Lancia Stratos HF |
Mais tarde as partidas das várias cidades europeias, foram abandonadas, centralizando a prova no Principado do Mónaco e ao longo da Riviera Francesa. A maior polémica desta prova ocorreu no ano de 1966 quando os quatro primeiros calcificados três Minis (Timo Makinen, Rauno Aaltonen e Paddy Hopkirk) e o Ford cortina de Roger Clark, foram desclassificados por usarem lampadas de iodo !!!!!!!!!!!!!
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Ford Escort 1800 RS |
A vencedora das senhoras, Rosemary Smith num Hilman Imp também foi desclassificada pelo mesmo motivo. Ao todo foram dez pilotos desclassificados, acabando por ganhar Pauli Toivonen num Citroen ID. A credibilidade do rallye ficou bastante abalada durante uns tempos com este "estranho" caso.
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Porsche 911 SC |
Desde 1973 que o rallye se disputa sempre no principio de Janeiro, pelo que as condições atmosféricas são sempre muito inconstantes, com chuva, neve, gelo e também piso seco, por isso a "lotaria" dos pneus é muito importante. A escolha de determinado tipo de pneu para troços com 30 e mais Kms pode decidir o rallye. Já se ganharam e perderam rallyes porque o pneu não era o certo.
O Col de Turini é sem dúvidas o troço mais famoso do rallye pela sua extensão e pelos seus ganchos seguidos, de qualquer modo o Burzet e Saint Nazaire le Désert também são referencias na prova.
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Opel Kadett GTE |
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Renault 5 Turbo |
Em 2011 para assinalar o centenário do rallye, e só nesse ano, o rallye voltou a partir de várias capitais, foram escolhidas Barcelona, Varsóvia, Glasgow e Marrakesh.
O ACM organiza também no fim de Janeiro principio de Fevereiro o Rallye Monte Carlo para carros históricos que já vai na sua 18ª edição. Nessa prova são autorizados veículos que participaram no rallye entre os anos de 1955 a 1980.
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Lancia Delta S4 |
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Peugeot 205 T16 |
Para finalizar os grandes vencedores do Monte Carlo, até hoje foram: Sebastien Loeb com 7 vitórias, Sandro Munari e Tommy Makinen com 4 vitórias, e com 3 vitórias Sebastien Ogier, Carlos Sainz e Walter Rohrl.
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Subaru Impreza |
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Audi Quattro S4 |
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Toyota Celita GT4 |
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Mitsubishi Lancer EVO VI |
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Citroen C3 WRC |
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VW Polo WRC |
NOTA: as fotos dos carros que deixo são apenas para assinalar as marcas que mais vitórias tiveram em Monte Carlo e apenas um modelo de cada marca, sem referencia a pilotos, porque senão iria ser difícil colocar tanta foto na crónica.
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