No dia 1 de Setembro de 1985 com 28 anos, morreu este jovem talento alemão, que segundo consta já teria um pré-acordo com a Ferrari para duas épocas a começar em 1986, fazendo companhia a Alboreto.
F2 com a Maurer/BMW |
Também segundo os comentários da maior parte dos jornalistas internacionais da especialidade, este seria, quase de certeza o primeiro campeão do mundo de F1 alemão.
Stefan Bellof começou nos karts, como a maioria dos pilotos de formulas, e em 1979 fez o campeonato alemão de formula ford, repetiu no ano seguinte e seria campeão.
Estreia com Porsche Kremer |
Teste na McLaren F1 com Senna em 1983 |
Em 1981 faz algumas provas de formula 3 alemã e também algumas de formula ford 2000, com alguns bons resultados em ambas as categorias. Esses bons resultados fizeram-no notado por Willy Maurer, que se tornou seu manager, além de o levar para fazer a época de 1982 na sua equipa de formula dois com motores BMW, Maurer também conseguiu que o seu piloto se estreasse nos sportscar fazendo equipa com Stommeler num Porsche Kremer CK5.
Estreia na F1 com Tyrrel/Ford |
O seu notável talento, fez com que a equipa oficial de sportscar da Porsche/Rothmans o levasse para fazer equipa com o experiente Derek Bell na época de 1983, mantendo também com a Maurer o campeonato de formula dois. Esta maravilhosa primeira época completa, teve a cereja no cume do bolo, quando Ron Dennis o convidou para se juntar ás jovens esperanças Senna da Silva e Martin Brundle, e testar o McLaren de F1. Digamos que esse treino só provou o seu talento, pois ficou a centésimos de segundos do melhor tempo, de um tal Ayrton Senna da Silva.
Eis como ficou o Porsche depois do acidente fatal |
Em 1984 manteve-se com a Porsche/Rothmans e Bell no campeonato de sportscar, que acabariam por vencer. Como o que Bellof gostava mesmo era de correr fazia também outras provas de sportscar com a Porsche Brun tendo como colega outro "monstro" da resistência Hans-Joachim Stuck. Foi também o ano de estreia na F1 com a equipa Tyrrel, mas seria uma época para esquecer, pois a Tyrrel viria a ser desclassificada do mundial por estar ilegal no peso e na gasolina. Nessa temporada, na altura dos motores 1.500cc turbo, era a Tyrrel a única equipa com motor atmosférico o velho ford V8 com menos 150 hp que a concorrência.
O ano de 1985 seria, ou deveria ser, o grande ano de Bellof.
Logo após o impacto o Porsche incêndiou-se |
Nos sportscar continuou em duas frentes. Na equipa oficial a Rothmans juntou-se à velha equipa (Bellof-Bell) o inglês John Watson, e na equipa Brun tinha este ano como companheiro o belga Thierry Boutson.
Na F1 a Tyrrel no meio da época passou a dispor dos motores Renault V6 turbo, que eram os melhores na época.
Estavam reunidos todos os pressupostos para uma época em grande, uma época para reconfirmar tudo o que se dizia acerca de Stefan Bellof.
O Porsche oficial de Bellof / Bell / Watson |
Stefan Bellof |
Tudo corria pelo melhor até ao fatídico dia 1 de Setembro, no circuito de Spa-Francorchamps na Bélgica, quando na volta 78 ao discutir, no seu Porsche privado da Brun, com Jacky Ickx no Porsche Rothmans, a entrada para a curva de Eau Rouge os Porsche se tocaram e abalaram desgovernados naquela que é uma das curvas mais rápidas de todo o mundo. Sorte de Ickx que foi batendo lateralmente nos rails,ao contrário de Bellof que acaba por se esmagar mesmo de frente contra um morro, e ainda teve um principio de incêndio.
Foi muito complicado para retirar o alemão de dentro do Porsche, e quando o conseguiram acabou por morrer no caminho para o hospital devido às graves lesões internar que apresentava.
Depois dessa prova a segurança dos Porsche 956 seria posta em causa, pois também o alemão Manfred Winkelhock tinha morrido em Agosto no Canadá em condições muito parecidas.
No fim desse ano foi retirado da competição pela Porsche os 956 que foram um dos marcos da casa de Stuttgart durante anos e também o de muitas equipas privadas que ganharam muitas corridas como a Brun Motorsport, Kremer, Jost Racing, Richard Lloyd Racing e a Obermaier Racing Team.
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