terça-feira, 28 de abril de 2015

Kris Meeke


Nascido na Irlanda do Norte em 1979, Kris Meeke que se licenciou em Engenharia Mecânica teve o seu primeiro contacto com os automóveis através da M-Sport, não como piloto, mas como Computer Aided Designer.
O seu percurso como piloto começou no ano 2000 quando fez o troféu de promoção da Peugeot com um 106, e voltou a repetir no ano seguinte quando obteve a sua primeira vitória numa prova do troféu.
Primeiro campeonato por inteiro com o Ford Puma
Em 2002 Colin McRae olhou para o jovem Kris e achou que teria futuro, daí a dar-lhe um empurrão ao coloca-lo a fazer o Campeonato Britânico de Rallyes Júnior com um Ford Puma. McRae foi sempre acompanhando a carreira de Meeke e ajudando aqui e ali a mover algumas influências. Em 2003 a primeira aposta internacional fazendo provas do JWRC (Campeonato do Mundo Rallyes Júniores) agora com um Opel Corsa S1600.
Com o Subaru Impreza fez os Rallyes de Inglaterra e Irlan
Manteve o Opel Corsa em 2004 continuando a fazer provas do JWRC mas no fim do campeonato já fez uma prova com o seu novíssimo carro, mais uma vez com o "empurrão" de McRae, o Citroen C2 S1600.
A primeira equipa "à séria" Citroen C2 S1600
Em 2005 mais provas do JWRC e também a primeira experiência com um WRC, no caso o Subaru Impreza no Rallye de Inglaterra. Voltou a fazer mais umas provas com a Citroen C2 S1600 em 2006 e 2007 e voltou a fazer uma prova em 2007 com o Subaru Impreza WRC o seu Rallye da Irlanda.
Peugeot 207 S2000 campeão do IRC
Opel Corsa S1600
Em 2008 foi um ano muito calmo. Com um Ford Escort MK2 deu show numa das mais prestigiadas provas de veículos clássicos e com a Renault fez o Rallye da Alemanha com um Clio S1600 e o Rallye de Espanha num Clio R3.
2009 e 2010 foram anos de ouro, pois com o apoio da Peugeot UK fez com um 207 S200 o IRC e o resultado foi simples: Ganhou o campeonato no primeiro ano e fez 3º no segundo ano.
Com o Mini WRC da Prodrive fez a época de 2011
Com estes resultados a Prodrive que tinha nas suas mãos a preparação e evolução dos Mini WRC chamou Kris Meeke para a sua equipa e fez companhia ao espanhol Dani Sordo para fazerem quase a totalidade da época de 2011 no WRC. Apesar dos problemas de juventude do carro ainda conseguiu um 4º e 5º lugar nas duas últimas provas do campeonato.
Mais uma vez, Kris "á força de braços" saltou mais uma etapa e em 2013 é chamado a fazer umas provas na equipa oficial da Citroen com o DS 3 WRC. 
A Citroen encontrava-se numa grande remodelação, pois Loeb e grande parte da estrutura da Citroen entravam numa nova batalha com a preparação do WTCC e a estrutura de Rallyes ficou sem evoluções nos DS3. Não foram épocas fáceis esta de 2013 e a de 2014, até porque a rival VW estava bastante forte e tecnicamente mais evoluída, além de ter em Ogier um super piloto. No entanto a evolução e consistência de Meeke em 2014 deram os seus primeiros frutos ao subir por quatro vezes ao lugar mais baixo do pódio. 
Aqui com o Citroen DS 3 na Argentina 2015 sua primeira vitória no WRC
Finalmente este ano (2015) e quando o homem que pertence a outro campeonato (Sebastien Ogier) falha a primeira vez, foi Kris Meeke a aproveitar e por mérito próprio pois Ogier desistiu na 1º classificativa do Rallye da Argentina e o piloto da Citroen controlou o Rallye em luta directa com os seus opositores.
Vamos ver o futuro deste piloto pois talvez com esta vitória lhe dê uma nova confiança nas suas faculdades e consequentemente menos uns "segunditos" no fim dos troços.











Sem comentários:

Enviar um comentário