Nascido na Irlanda do Norte em 1979, Kris Meeke que se licenciou em Engenharia Mecânica teve o seu primeiro contacto com os automóveis através da M-Sport, não como piloto, mas como Computer Aided Designer.
O seu percurso como piloto começou no ano 2000 quando fez o troféu de promoção da Peugeot com um 106, e voltou a repetir no ano seguinte quando obteve a sua primeira vitória numa prova do troféu.
Primeiro campeonato por inteiro com o Ford Puma |
Com o Subaru Impreza fez os Rallyes de Inglaterra e Irlan |
A primeira equipa "à séria" Citroen C2 S1600 |
Em 2005 mais provas do JWRC e também a primeira experiência com um WRC, no caso o Subaru Impreza no Rallye de Inglaterra. Voltou a fazer mais umas provas com a Citroen C2 S1600 em 2006 e 2007 e voltou a fazer uma prova em 2007 com o Subaru Impreza WRC o seu Rallye da Irlanda.
Peugeot 207 S2000 campeão do IRC |
Opel Corsa S1600 |
2009 e 2010 foram anos de ouro, pois com o apoio da Peugeot UK fez com um 207 S200 o IRC e o resultado foi simples: Ganhou o campeonato no primeiro ano e fez 3º no segundo ano.
Com o Mini WRC da Prodrive fez a época de 2011 |
Com estes resultados a Prodrive que tinha nas suas mãos a preparação e evolução dos Mini WRC chamou Kris Meeke para a sua equipa e fez companhia ao espanhol Dani Sordo para fazerem quase a totalidade da época de 2011 no WRC. Apesar dos problemas de juventude do carro ainda conseguiu um 4º e 5º lugar nas duas últimas provas do campeonato.
Mais uma vez, Kris "á força de braços" saltou mais uma etapa e em 2013 é chamado a fazer umas provas na equipa oficial da Citroen com o DS 3 WRC.
A Citroen encontrava-se numa grande remodelação, pois Loeb e grande parte da estrutura da Citroen entravam numa nova batalha com a preparação do WTCC e a estrutura de Rallyes ficou sem evoluções nos DS3. Não foram épocas fáceis esta de 2013 e a de 2014, até porque a rival VW estava bastante forte e tecnicamente mais evoluída, além de ter em Ogier um super piloto. No entanto a evolução e consistência de Meeke em 2014 deram os seus primeiros frutos ao subir por quatro vezes ao lugar mais baixo do pódio.
Aqui com o Citroen DS 3 na Argentina 2015 sua primeira vitória no WRC |
Finalmente este ano (2015) e quando o homem que pertence a outro campeonato (Sebastien Ogier) falha a primeira vez, foi Kris Meeke a aproveitar e por mérito próprio pois Ogier desistiu na 1º classificativa do Rallye da Argentina e o piloto da Citroen controlou o Rallye em luta directa com os seus opositores.
Vamos ver o futuro deste piloto pois talvez com esta vitória lhe dê uma nova confiança nas suas faculdades e consequentemente menos uns "segunditos" no fim dos troços.
Sem comentários:
Enviar um comentário