Francês, 45 anos, grande especialista de carros de turismo, Yvan Muller de seu nome.
Cathy a sua irmã na formula Renault |
Yvan talvez pela influência da sua irmã mais velha Cathy Muller que começou a correr no troféu Renault 5 turbo e logo deu o salto para os formulas. Começando pelas formulas de promoção francesas Renault para depois fazer campeonatos em França de formula 3 com algum sucesso. Por isso foi um ápice que se passou para Inglaterra onde além do prestigiado campeonato de formula 3 guiou também em formula 3000 e até foi fazer uma "perninha" na formula Indy lights nos EUA.
Cathy Muller |
a decoração do capacete de Cathy |
Yvan por sua vez também começou nas formulas de promoção em França e seguiu o caminho da irmã ao ir para Inglaterra onde fez formula 3 e formula 2 onde foi campeão Inglês em 1995.
No entanto era nos carros de turismo que Yvan viria a revelar-se um piloto top.
O Ford Falcon V8 como podem ver sem párabrises |
O BTCC sempre foi um dos campeonatos de turismos mais competitivos da Europa, e talvez do mundo. Quase todas as grandes marcas passaram por esse campeonato com um lote de pilotos de primeiro nível. Marcas como a Peugeot, Renault, Ford, Alfa Romeo, Audi, Honda, BMW, Volvo e Vauxhall. Yvan como piloto da Vauxhall conseguiu o vice campeonato em 2001 e 2002, depois venceu o campeonato com um Astra Coupe em 2003 seguindo-se mais doi vice campeonatos em 2004 e 2005.
Yvan com o Astra Coupé oficial no BTCC |
Como sempre foi um homem de grandes desafios, no defeso do campeonato Inglês aproveitou para fazer em 2005 num salto para o outro lado do mundo as duas corridas de resistência dos V8 Supercars na Austrália.
Fazendo equipa com o campeão local Graig Lowndes no Ford Falcon venceram a Sandown 500 e quando comadavam a famosa Bathurst 1000 o seu colega de equipa teve um acidente que poderia ter graves consequências quando o pneu dum carro que bateu nos muros saltou e entrou no párabrises do Ford, comprometendo um bom resultado.
No último ano que correu no Troféu Andros com a Kia |
Quando não aproveitava o defeso para ir correr no calor da Austrália, ia para as neves de França para fazer, e ganhou vários anos, o espectacular Troféu Andros, com protótipos altamente sofisticados que corriam em circuitos de gelo e neve.
Seat Leon TDI (1 titulo) |
O desenho do capacete assenta no da irmã. Aqui na Seat |
Com a criação do novo Campeonato Mundial para carros de turismos o WTCC Yvan deixou de ter tempo para os "extras" visto que o campeonato era muito longo e cansativo.
A sua primeira equipa foi a Seat que tinha uma equipa enorme com seis carros oficiais espalhados por duas formações com pilotos de créditos firmados, casos de Tarquini e do nosso Tiago Monteiros. Foram anos de grandes "guerras" contra os BMW, sendo Yvan campeão em 2008 com um Seat Leon TDI.
Chevrolet Cruze (3 titulos) |
Capacete de Muller na Chevrolet |
Yvan Muller resolveu mudar de ares, e em boa hora o fez porque ao assinar com a Chevrolet, que com uma equipa oficial e com colegas de "peso" novamente conseguiu mais três títulos mundiais 2010, 2011 e 2013 sempre com o modelo Cruze na versão LT e na 1.6 turbo.
Capacete de Muller na Citroen, o desenho vai-se mantendo apenas a cor base vai mudando |
Em 2014 nova mudança, assina pela Citroen que abandona os Rallyes para levar o também Francês Sebastien Loeb a juntar-se com o super experiente Yvan Muller e desenvolverem o novo Citroen C-Elysée WTCC. Um carro com as últimas especificações do WTCC, com uma estrutura forte como a Citroen, com um colega muito mediático e muito bom piloto mas que ia para aprender nesse primeiro ano, tudo se conjugava para mais um título.
Citroen C-Elysée |
Na verdade a superioridade da Citroen foi esmagadora, venceram tudo o que havia para vencer deixando apenas umas pontas circunstanciais e em condições muito especiais para a Honda, Chevrolet e Lada. O que não estava nos planos de Muller foi o seu terceiro companheiro, cujo contrato foi tão fraco que quase apetecia dizer que pagava para correr (comparando com Muller e Loeb) e que veio a ganhar o campeonato de 2014 com a mesma superioridade sobre os seus colegas, que a Citroen teve para com as outras marcas, o seu nome Jose Maria Lopez vulgo "Pechito".
O ano de 2015 está a começar, tudo se mantém na mesma. Na primeira corrida a jogar em casa "Pechito" ganhou as duas mangas e na segunda corrida em Marrocos mais uma para "Pechito" mas na segunda já foi Yvan Muller a ganhar. Vamos ver como vai acabar o campeonato para este grande piloto de carros de turismo de nome Yvan Muller.
Yvan Muller e a sua sobrinha, filha de Cathy, Yann Ehrlacher |
Á é verdade penso que Muller pode ficar descansado pois o sangue da família vai continuar nos desportos motorizados, apenas o nome Muller desaparece, pois parece que a sua sobrinha, filha de Cathy está a dar os primeiros passos e com muito sucesso, o seu nome Yann Ehrlacher.
Sem comentários:
Enviar um comentário