Nascido em Civenna, região de Como este italiano hoje com 72 anos foi das figuras mais carismáticas no mundo das corridas de automóveis.
|
Fiat Abarth 1000 TC |
Nascido de uma família rica, nos anos sessenta conseguiu que o seu pai lhe desse um Alfa Romeu Giulietta para disputar o campeonato de turismos italianos. Em 1962 ao ser notado por Mario Angiolini, que viria a ser o fundador do Jolly Clube, pondo Arturio (nome que chegou a pôr no capacete, mas que foi um erro do notário ao ser registado) a correr com um Fiat Abarth 1000.
|
Um dos sport da Abarth classe 2000 |
No principio dos anos setenta, precisamente em 1970 o "Marlboro man italiano" corria com um prototipo da Abarth em circuitos e provas de montanha e correu pela primeira vez com um sport da Ferrari o 512 S.
|
O Ferrari com que ganhou o Targa Flório |
Foi sem dúvidas nos sport que Merzario, sem ser um fora de série, mas muito competitivo, conseguiu os seus melhores resultados ligado à Ferrari e mais tarde à Alfa Romeu.
Com a Ferrari venceu em 1972 com um 312 PB os 1000km de Spa e o Targa Flório esse fazendo equipa com uma figura, também ele mítico mas nos rallies, falamos de Sandro Munari.
|
Alfa Romeu 33 |
Foi também neste ano que Merzario fez a sua estreia em formula 1 pela Ferrari e logo no grande prémio do Mónaco. Continuou nos sport com a Ferrari tendo inclusive em 1973 feito segundo em Le Mans.
No fim dos anos setenta correu nos sport pela Alfa Romeu com o célebre 33 e voltou a vencer o Targa Flório em 1974.
|
Troféu Fiat Abarth |
|
Arturo com Copersucar |
Arturo Merzario depois de deixar a competição ao mais alto nível, principalmente a formula 1 no fim dos anos setenta, continuou a correr em GT com os mais diversos carros desde BMW M1, Porsches da Cup, Ferrari, Maserati, Lotus e Nissan. Pelo meio fez tambem o novo trféu Abarth como promoção ao seu inicio de carreira. Em 1985 fez o Campeonato italiano numa barqueta Lucchini / Merzario e em 1995 com 52 anos é convidado pela Maserati para fazer o troféu Ghibli. A sua última corrida foi em 2012 em Imola com um Lotis Exige.
|
Arturo na Ferrari F1 |
|
Merzario com Iso-Williams |
A sua passagem pela formula 1 não teve o mesmo sucesso que nos sport, pois apesar de andar desde 1972 até 1979 guiando para marcas como a Ferrari, Copersucar, Team Williams-Iso, e a sua própria equipa que começou com chassis March, Shadow e no fim um chassi próprio.
|
Já na sua equipa com um March |
Apesar de logo no primeiro ano 1972 com o Ferrari 312 B2 ter feito um 6º lugar em Inglaterra, depois apenas pontuou, igualmente com a Ferrari e no ano de 1973 novamente com o 312 B2 no Brasil e com o 312 B3 na Àfrica do Sul.
|
O Shadow da sua equipa |
|
O acidente de Lauda e o socorro de Arturo
|
|
Tirando Lauda do "inferno" |
|
Lauda quando recuperado dando uma prenda a Merzario
|
No entanto Arturo ficará para sempre ligado à história da formula 1, pois no grave acidente de Lauda na Alemanha Merzario é dos primeiros a chegar, não conseguindo inclusive evitar bater no Ferrari de Lauda em chamas e foi dos pilotos que tiraram Lauda do "inferno" salvando-lhe a vida. Lauda ficaria para sempre (ainda hoje) com uma amizade muito forte com o italiano.
Sem comentários:
Enviar um comentário