Guy Ligier Camile: é este o nome do francês nascido em Vichy a 12/07/1930, jogador de rugby nos anos quarenta, chegando inclusive à selecção gaulesa. Ligier viria mais tarde a tornar-se um grande nome do automobilismo mundial.
Em 1966 no GP Mónaco de formula 1 |
O Ligier JS2 com motor ford cosworth V8 |
Este empreendedor francês montou o seu primeiro negócio ao comprar uma bulldozer e entrar no ramo da construção. Como nesses anos se construíram imensas auto estradas em França, Ligier depressa formou um império com a sua empresa especializada na construção das mesmas. Foi nessa altura que ganhou uma forte amizade a políticos locais que mais tarde seriam preciosos na sua vida, são eles François Mitterrand e Pierre Beregovoy.
O Ligier JS2 primeiro desportivo |
Outra evolução do JS2 mas com motor V6 Maserati |
Depois de abandonar o rugby tentou as corridas de mota mas sem sucesso e depressa se virou, nos anos sessenta, para os carros de sport com um Porsche e até as formulas de promoção como a júnior elva.
O primeiro protótipo o Ligier JS3/Ford V8 |
Chegou, como piloto privado, à formula 1 com um Cooper-Maserati mas sem grande sucesso.
O primeiro F1 o Ligier JS5 pilotado por Laffite |
Em 1968 Guy Ligier fez conjuntamente com Jo Schlesser uma equipa, tendo comprado dois McLaren de formula 2, no entanto Schlesser morreu esse ano num acidente de formula 1, Ligier decide acabar por ali a sua carreira de piloto e tornar-se num construtor de carros de desporto, assim começa a Ligier automobiles.
Contratou o promissor engenheiro Michel Tetu para projectar o primeiro desportivo da marca o Ligier JS 1.
Todos os modelos da Ligier tem a designação de JS homenagem ao seu grande amigo Jo Schlesser.
Ligier JS19 |
A empresa foi continuando a fabricar os seus desportivos como o JS2 e até um protótipo o JS3, no entanto o grande salto para a competição dá-se quando Ligier em 1974 compra os activos da Matra Sports e em 1976 com Jacques Laffite ao volante do primeiro Ligier de formula 1 o JS5 com motor Matra V12 começa a sua aventura na formula 1.
Ligier JS23 |
O mais vitorioso de todos os Ligier o JS11 |
O último F1 da Ligier o JS43 |
1980 foi o melhor ano de sempre da Ligier que com a dupla Laffite / Pironi conseguiu um magnifico 2º lugar nos construtores. Pela Ligier passaram os melhores, e quase todos, pilotos franceses como Laffite, Jabouille, Jarier, Arnoux, Tambay, Pironi, Depailler, Lagorce, Panis, Comas, Bernard, Grouillard e Alliot, além dos belgas Ickx e Boutsen os italianos De Cesaris, Larini e Ghinzani os ingleses Herbert, Blundell e Brundle, o sueco Johansson, o americano Cheever os brasileiros Boesel e Dinis e por fim o japonês Suzuky.
Alguns pilotos franceses que passaram pela Ligier |
Foi também a Ligier movida por motores tão diversos como os V12 da Matra e Lamborghini, os V8 da Judd e Ford Cosworth, os V10 da Mugen Honda e Renault bisando a Renault com os fabulosos V6 turbo.
O mini-carro Ligier Ambra |
Em 1981 surgiu a primeira grande crise financeira da Ligier, que foi resolvida através dos "velhos" conhecimentos políticos François Mitterrand na altura presidente da república e Pierre Beregovoy primeiro ministro que "decretaram" para as empresas públicas Gitanes, Loto e elf subsidiassem a equipa, assim como a Renault nos anos de 1984 a 1986 entregasse os V6 turbo e em 1992 a 1994 os V10 a custo zero.
Também as novas instalações da equipa Ligier em Magny-Cours foi fruto de um projecto avalizado politicamente e integrado na construção do circuito com o mesmo nome e onde se realizou o GP França durante anos.
A evolução dos mini-carros da Ligier |
Em 1992 Guy Ligier com a astucia natural de um empresário bem sucedido, ao ver que o governo socialista dos seus "amigos" estava a chegar ao fim, vendeu em alta a equipa a Cyril de Rouvre. Com esse dinheiro Guy resolve monopolizar o comércio de adubos naturais, negocio que viria a aumentar substancialmente a sua fortuna. Também por essa altura, e pelo "bichinho" que ficou dos automóveis resolveu inovar no negócio dos mini-carros (conhecidos por cá como os mata velhos) outro negócio que veio aumentar a sua já bem recheada conta bancária.
A troika |
Para a história ficará que em 1975 um Ligier JS2 acabou Le Mans em 2º lugar, e que na formula 1 alinhou em 326 corridas, conseguiu 9 vitórias e nos anos de 1979 foi 3º nos construtores e em 1980 foi 2º também nos construtores. Nunca um piloto seu foi campeão do mundo num Ligier e podemos dizer que Jacques Laffite foi o piloto mais ligado à marca e que melhores resultados deu.
Foi inclusive um trio terrível na formula 1 este de Guy Ligier como director, Jacques Laffite como piloto, e como projectista Gerard Ducarouge tudo isto abrilhantado pelo sonoro V12 Matra.
Guy Ligier faleceu em 23 de Agosto de 2015, para sempre ficará o seu nome nos anuários da formula 1.
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