A dois meses de completar 72 anos, sendo hoje comentador da TF1 para os grandes prémios de formula 1, este antigo piloto nascido em Paris foi das figuras mais mediáticas da F1 dos anos setenta e oitenta, seu nome, Jacques Laffite.
1973 com o Martini de formula 3 |
Laffite com o Martini que se sagrou campeão da Europa F2 |
Estreia na F1 Alemanha em 1974 |
Tendo começado nas formulas de iniciação com a formula renault em 1972 que acabaria por ganhar. Esse primeiro ano foi o prémio que recebeu do curso de pilotagem que fez na escola Winfield. Depois foi a formula 3 que também venceu em 1973 e venceu também na mesma categoria esse ano o prestigiado grande prémio do Mónaco com um Martini. Foi também com um Martini de F2 que se sagrou campeão europeu em 1975, quando já dava os primeiros passos na F1, assim como a sua equipa dessa altura a Williams com os FW2.
Em 1976 Jacques abraça a aventura da "equipe de France" a Ligier.
O seu primeiro Ligier JS5 com motor Matra V12 |
Williams FW09B |
Jacques no GP Mónaco de 1986 com o JS27 seu último F1 |
Jacques Laffite era o piloto da Ligier, isto é os colegas iam mudando e Laffite ficava sempre acompanhou a evolução com os seus altos e baixos da Ligier. Foi com a Ligier a sua primeira vitória em formula 1, no grande prémio da Suécia em 1977.
Jaques Laffite ganharia por 6 vezes em F1. fez 7 pole position e alinhou em 180 grandes prémios.
Jaques Laffite ganharia por 6 vezes em F1. fez 7 pole position e alinhou em 180 grandes prémios.
Jacques manteve-se na Ligier até 1986, fazendo apenas um interregno de dois anos em 1983/1984 para voltar a guiar um Williams FW09B.
Voltando à Ligier para iniciar a época de 1985 aí se manteve até que na temporada de 1986, no grande prémio da Inglaterra em Brands Hatch com o Ligier JS27 na partida eis que se dá uma das maiores, senão mesmo a maior carambola da formula 1.
Carambola de Brands Hatch onde Laffite acabaria a carreira |
Infelizmente Jacques Laffite neste acidente acabaria por partir as duas pernas contra o raill onde o seu Ligier bateu de frente. Foi depois deste acidente que a FIA criou uma nova lei em que as pernas não poderiam ultrapassar o eixo da frente..
Acabaria neste acidente a carreira de piloto de formula 1 para Laffite, que no entanto e depois de recuperado ainda correu em carros de turismos e sports de resistência uma sua antiga paixão.
1978 Le Mans, Mirage M9 |
No ano de 1974 com um Ligier JS2 com motor V6 Maserati fez 5º na companhia de Alain Seroaggi.
Em 1978 voltou a fazer outro 5º lugar com um sport prototipo Mirage M9 com Vern Shuppan e Sam Posey.
Laffite com a filha Margot em 2014 |
1974 Le Mans, Ligier JS2 V6 Maserati |
Sem comentários:
Enviar um comentário