terça-feira, 10 de novembro de 2015

Sir John Surtees

Foi em Tatsfeld, Surrey no Reino Unido que em 11 de Fevereiro de 1934 nasceu o mais eclético de todos os pilotos, John Norman Surtees !!!
John filho de um comerciante de motos, foi precisamente nelas que se estreou no mundo das competições motorizadas. Em 1951 deu nas vistas com uma Norton ao dar luta à grande estrela da altura Geoff Duke.
John na MV Agusta 500cc
Em 1958 com o #6 no Grande Prémio da Alemanha
O seu percurso nas motos foi relativamente rápido, pois em 1955 entra para a equipa oficial da Norton e ganha as suas primeiras corridas, e em 1956 já está na equipa da MV Agusta e ganha logo nesse ano o primeiro dos seus sete títulos mundiais de motociclismo 1958,1959,1960 em 350cc e 1956, 1958, 1959, 1960 em 500cc todos de MV Agusta. 
Também por três vezes venceu o prestigiado TT da Ilha de Man.
Em 1960 deu-se a passagem para os automóveis e com um Lotus estreou-se no Grande Prémio do Mónaco. Nos anos seguintes de 1961 e 1962 correu com um Cooper T53 e no Lola MK4.
Estreia na F1 com o Lotus 18 
Com o Ferrari 158  que foi Campeão do Mundo em 1964
Em 1963 entra para a mítica Scuderia Ferrari com o modelo 156 V6 e no ano seguinte com um novo motor V8 para o modelo 158 John Surtees ganha o Campeonato do Mundo.
Le Mans com Ferrari 330P
Em 1965 foi um ano critico para Surtees, pois tem no Canadá um gravíssimo acidente com um Lola T70 da categoria Can-Am. John Surtees ficou com sequelas desse acidente até ao fim da sua vida.
O Lola T70 da Can-Am que venceu em 1966
Entretanto John o tal piloto eclético que falámos ao principio, como não podia deixar de ser já tinha estado em Le Mans com a Ferrari por três vezes (1963 / 1964 / 1965) e no último ano com um 330P na companhia de Lorenzo Bandini tinha ficado em 3º lugar, antes do tal acidente no Canadá.
Estreia da Honda na F1 com Surtees em 1967 e 1968
Em 1966 John com uma motivação extra da recuperação do acidente e com os novos motores Ferrari 3.0 começou a época bem com vitórias, mas quando chegou Le Mans e o director da Ferrari na altura o senhor Dragoni o não inclui na equipa por duvidar das suas capacidades físicas, provocou que Surtees deixa-se a equipa Ferrari e com ela provavelmente o 2º título Mundial, acabando a época num Cooper-Maserati.
Nesse mesmo ano de 1966 voltou aos EUA e à categoria Can-Am, onde tinha tido o acidente, e com um Lola T70 venceu esse campeonato com três vitórias em seis corridas.
Com o BRM P138 John fez a época de 1969
Uma nova etapa começa com assinatura de um contrato por duas épocas (1967 / 1968) com a estreia da Honda na formula 1. Com o modelo RA273 com um potente V12, Surtees começou em beleza ao conseguir logo na prova de abertura, na África do Sul, um excelente 3º lugar. Durante essa primeira época ainda conseguiu uma vitória em Itália, mas já com uma evolução o RA300.
Em 1970 no GP Inglaterra John estreia o "seu" TS7

A segunda época foi uma decepção muito grande, pois a fiabilidade do Honda era um grande problema e apenas conseguiu um 3º lugar nos EUA, mas para termos uma noção, das 12 provas que compunham o campeonato a Honda, mesmo com mais uma evolução o RA301, desistiu em 8 provas !!!
Em 1969 fez uma época com a BRM, mas já com a cabeça no que viria a ser o seu novo projecto. Essa época também se saldou com uma ida ao degrau mais baixo do pódio nos EUA.
Mike Hailwood deu o único título à Surtees em F2
O durex de Aalin Jones
E em 1970 veio o grande projecto de John Surtees, a sua própria equipa. O Team Surtees com um chassi próprio e o motor V8 da cosworth conheceu as pistas apenas a meio da época em Inglaterra e com uma desistência. A equipa Surtees começou o ano com um McLaren M7C, até à estreia do Surtees TS7 em Inglaterra, como escrevemos acima. Em 1971 juntou-se a John na equipa o alemão Rolf Stommelen. Em 1972 a Surtees já com o modelo TS14 além de Stommelen, também Mike Hailwood, um ex-campeão do mundo de motas, se juntou à equipa e conseguiu um 3º lugar no GP Itália. John Surtees, apenas fez duas provas nessa época, que seria a sua última época como piloto.
Hunt fez uma prova  pela Surtees
José Carlos Pace também guiou pela Surtees
O acidente de Henry Surtees
A equipa Surtees foi-se mantendo pelo mundial, mas sem conseguir resultados de relevo, embora pela equipa tenham passado nos seus inicios de carreira nomes que mais tarde vieram a triunfar na formula 1, tendo inclusive Alain Jones chegado ao titulo mundial com a Williams. Pela Surtees passaram, além dos pilotos já referidos, John Watson, Patrick Tambay, René Arnoux, José Carlos Pace, Jochen Mass, Derek Bell, Vittorio Brambilla e James Hunt.  No entanto em 1978 o Team Surtees foi dissolvido, tendo durado apenas nove temporadas.
John com o filho Henry no dia da corrida fatídica 
O único titulo de relevo foi o Campeonato da Europa de formula 2 conseguido por Mike Hailwood em 1972. Outra das curiosidades da equipa Surtees foi a polémica criada quando a equipa, já na sua parte final, e com graves problemas financeiros conseguiu levar o patrocínio dos preservativos Durex para o carro de Alain Jones.Sir John Surtees é o mais antigo Campeão do Mundo de formula 1 e moto vivo, tem hoje 81 anos.
Em 2009 John Surtees teve que passar, pelo que deve ser o maior desgosto possível que um pai pode ter, pois viu o seu filho Henry Surtees, seu seguidor na competição, morrer estupidamente numa corrida de formula 2, quando num acidente se soltou uma roda de outro carro e foi acertar violentamente no capacete de Henry.
Obrigado Sir John por tudo o que deu, e continua a dar, ao desporto automóvel "God bless you"



Sem comentários:

Enviar um comentário