domingo, 29 de novembro de 2015

Zakspeed

No ano de mil novecentos e sessenta e oito,  em Niederzissen ali bem pertinho do mítico circuito de Nurburgring, o jovem Erich Zakouwki um mecânico apaixonado pela competição fundava a Zakspeed.
O espectacular Ford Escort RS MK I de grupo 2
Logo no ano de mil novecentos e setenta teve uma ligação com a Ford alemã para fazer correr os Escort MK1 e mais tarde o MK2 preparados em grupo 2 e os Ford Capri Turbo em grupo 5. 
O Ford Capri Turbo de grupo 5
Foi uma ligação que deu imensas vitórias, principalmente pelas mãos de Klaus Ludwig, e no ano de mil novecentos e oitenta, aproveitando o chassi do Capri "fizeram" um Mustang para a IMSA GT, também com muito sucesso. Foi também por essa altura que a Zakspeed ao preparar o Ford Escort XR3 T16 4x4 de Rallycross, ajudou a criar a lenda em que se viria a tornar Martin Schanche o "Senhor Rallycross" como mais tarde viria a ficar conhecido.
No rallycross com Martin Schanche
O Mustang para a IMSA
Este é o Ford C 100 que a Zakspeed fez correr no mundial
Este o mesmo Ford  C 100 modificado para Zakspeed C1
O primeiro F1 foi o Zakspeed  841 aqui em testes
Depois do sucesso das suas preparações nos Escort RS quer os MK I quer os MK II, que se vendiam para quase todos os campeonatos da Europa e os Capri de grupo 5 assim como o Mustang da IMSA a Ford em mil novecentos e oitenta e dois resolve subir as fasquia ao colocar os seus dois Ford C 100 do grupo C a correr com a equipa Zakspeed no campeonato de resistência com uma equipa de peso formada por Klaus Ludwig, Manfred Winkelhock e Marc Surer. Mas a Ford não teve o sucesso que esperava e resolveu retirar-se desse campeonato vendendo os carros, tendo a Zakspeed ficado com um dos carros que depois de transformado nas suas oficinas e com a designação de Zakspedd C 1 foi entregue a Ludwig mas desta vez acompanhado por outro dos nomes que ficaram ligados à Zakspeed,  Klaus Niedzwiedz, e ganharam a Intersérie Alemã em mil novecentos e oitenta e quatro.
O equipa West / Zakspeed durou cinco anos
O último formula 1 o 891 / Yamaha 
O Porsche 911 GT1 com que correram no FIA GT
Mil novecentos e oitenta e cinco, foi uma data muito importante para a Zakspeed, pois baseado no potente motor por eles feito para o Capri, num bloco 1.4  com turbo, e aproveitando a regulamentação da formula 1, resolvem fabricar um chassi para se iniciarem nessa disciplina. Assim nasceu o Zakspeed  841 guiado no primeiro ano por Christian Danner e Jonathan Palmer. Seguiram-se os modelos 861, 871, 881 e finalmente no seu último ano de formula 1 em mil novecentos e oitenta e nove o 891 sendo esse por mudança de regulamento o único a não ter motor Zakspeed, pois os turbos tinham sido banidos da formula 1. Pela equipa passaram além dos dois pilotos já referidos, nomes como Martin Brundle, Huub Rothengatter, Bernd Schneider, Piercarlo Ghinzani e por fim no último ano Auguri Suzuki por imposição da Yamaha que fornecia o seu novíssimo V12. O melhor resultado desta aventura de cinco anos, foi um 5º lugar de Martin Brundle no grande prémio de San Marino em mil novecentos e oitenta e sete. Convén referir que durante muito tempo as únicas equipas da formula 1 que fabricavam os motores e os chassis eram a Zakspeed e a ... Ferrari !!!
Em 2003 Pedro Lamy ganhou com este Jaguar/Zakspeed
O Saleen S7-R na última passagem pelo FIA GT
Em mil novecentos e noventa Erich,  entrega o comando da Zakspeed ao seu filho Peter Zakowski que além de ter tentado uma carreira como piloto, tinha também estagiado na Cosworth e na Ford USA tendo aí feito parte da equipa Ford em termos de gestão da equipa.
Peter, depois de negociar com Berni Ecclestone a saída da Zakspeed da formula 1, centrou-se a 100% nos turismos e sports, onde já estavam em paralelo com a formula 1 desde mil novecentos e oitenta e oito com dois Porsches 911 GT1 no campeonato FIA GT . Nesse campeonato ao verem a competitividade dos Dodge Viper da Oreca, resolveram no fim do ano comprar um e trazer para competir internamente, na Série VLN que venceram.
Superleague a equipa do Borussia de  Dortmund
Em dois mil regressaram à Porsche com dois 996 GT3. Venceram as prestigiadas 24 horas de Nurburgring em dois mil e um e dois mil e dois, mesmo contra os próprios carros de fábrica da Porsche. Em dois mil e três depois de vencerem foram desclassificados por causa da medida do depósito de combustível.
E o SCP com Pedro Petiz
Nesse mesmo ano a Zakspeed tinha uma equipa no novo campeonato alemão, a Série V8 Star com os Jaguares e o piloto que ganhou foi o português Pedro Lamy.
Um Opel Calibra Zakspeed para o DTM
Entretanto a Zakspeed preparava carros para vários campeonatos europeus e até alemães depois de aparecer o DTM.
no ano de dois mil e seis voltaram ao FIA GT com um Saleen S7-R, e no ano seguinte voltaram a ter uma experiência com formulas. Foi a Zakspeed que preparou os carros do Borussia Dortmund, AC Milan, Anderlecht, Liverpool, PSV Eindhoven na novíssima Formula Superleague, onde os carros eram todos iguais e representavam clubes de futebol da europa. Também chegou a preparar o do SCP guiado pelo Pedro Petiz.
Um Chrysler 300 C para o Super Star Italiano
Desde dois mil e seis que a Zakspeed atravessa graves problemas de tesouraria, tendo inclusive em Janeiro de dois mil e dez estado à beira da insolvência.
Os formulas da escola de condução desportiva
Hoje em dia a Zakspeed Performance Management é uma empresa de consultadoria, e trabalha na área dos clássicos e veículos históricos na sua reconstrução e continua a ser propriedade de Peter Zakowski, embora hoje ocupe uma área muito mais pequena do que chegou a ocupar, além disso a Zakspeed tem também uma escola de condução desportiva no circuito de Nurburgring.


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