Foi dos últimos de uma geração de pilotos de formula 1 com o curso de engenheiro mecânico, este francês nascido em Paris no primeiro dia de Outubro do ano de mil novecentos e quarenta e dois com o nome de Jean-Pierre Jabouille.
Filho de um conhecido arquitecto parisiense, Robert Jabouille, responsável pela Pont de Gronelle e pela Avenida dos Cisnes, Jean-Pierre resolveu seguir por outro caminho tirando uma licenciatura em engenharia mecânica e em mil novecentos e sessenta e seis resolveu fazer a Cup Renault R8 Gordini, passando logo no ano seguinte para os formulas, mais precisamente a F3 francesa.
Na sua passagem pela Alpine com o A220 que desenvolveu |
Com o Matra MS670 correu quatro vezes em Le Mans |
1976 Campeão Europeu F2 |
Em mil novecentos e sessenta e oito teve o seu primeiro contrato como profissional, pela Alpine, como piloto de desenvolvimento dos A220, com que correu em Le Mans nesse ano e no seguinte embora com duas desistências. Também fazia parte do contrato o desenvolvimento dos motores gordini que equipavam as equipas de F2. Em mil novecentos e setenta além das corridas de F2 fazia também parte da equipa Matra-Simca, que por quatro anos, concorreu em Le Mans. Dessas participações deixaram no seu palmarés dois 3º lugares em setenta e três com Jean-Pierre Jassaud e em setenta e quatro com François Migault. Foi também no ano de mil novecentos e setenta e quatro que fez a sua estreia em F1, quando guiando um Iso da equipa Williams se
tentou qualificar no "seu" GP de França, embora sem sucesso. Nesse mesmo ano ainda tentou no GP Austria agora num Surtees TS16, mas novamente sem se conseguir qualificar. Em mil novecentos e setenta e cinco cortou a sua ligação com a Alpine e formou com o forte apoio da elf a sua equipa de F2, também, mais uma vez tentou qualificar-se no GP de França e desta vez com um terceiro carro do Team Tyrrel, um 007, o que conseguiu acabando a corrida no 12º lugar.
Na Renault fez Le Mans com o A442 |
O desenvolvimento do RS01 foi bem complicado |
A histórica vitória no GP França e a sua 1º vitória também |
O seu último Renault o RS20 |
A última época em F1 com Ligier JS17 - matra V12 |
5º lugar em Le Mans 1989 com o Sauber C9 - mercedes |
O Peugeot 505 turbo da superprodução francesa |
No Peugeot 905 fez dois 3º lugares em Le Mans |
O motor V10 que Jabouille levou para as equipas de F1 |
Em 2005 numa prova do campeonato francês com Prost |
1984 / 1985 fez o Dakar com um Lada Niva |
Em 1988 Dakar num Porsche e com Laffite como colega |
Este projecto da Peugeot Sport foi um enorme falhanço que levou Jabouille a pedir, ou ser obrigado a pedir, a sua demissão em mil novecentos e noventa e cinco.
Foi então que Jean-Pierre Jabouille formou com um sócio a equipa JMB que tem feito provas FIA de sportscar, provas do campeonato francês e do troféu Andros. Pontualmente Jean-Pierre Jabouille ainda fez algumas provas do troféu Andros e da Porsche Supercup.
Para o fim, guardei a vertente fora de pista de Jean-Pierre Jabouille, que como qualquer piloto francês da sua geração, teve que ter, pelo menos uma vez, uma passagem pelo mítico Rallye Paris / Dakar.
E assim foi Jean-Pierre fez em mil novecentos e oitenta e quatro e oitenta cinco o Paris / Dakar com um Lada Niva, e mil novecentos e oitenta e oito numa equipa que teve como colega um outro piloto ex-F1 Jacques Laffite, com uns bem preparados Porsches.
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