terça-feira, 8 de março de 2016

Jari-Matti Latvala

Na boa linha dos antigos "finlandeses voadores" Jari-Matti Latvala nasceu em 03 de Abril de 1985 em Toysa.
Digamos que Latvala não poderia ser outra coisa que piloto de rallyes, pois o seu pai Jari Latvala antigo piloto de rallyes tendo inclusive sido campeão do grupo N no campeonato finlandês de 1994, aos oito anos já o tinha ensinado a guiar num Ford Escort e com dez anos já tinha um Opel Ascona para praticar nos lagos gelados da sua terra.
A estreia no WRC foi de Mitsubishi em 2002
Em 2002 Jari-Matti Latvala e Mikka Anttila, seu navegador desde a primeira hora, fizeram a sua estreia no WRC com um Mitsubishi Lancer Evo VI no Rallye de Inglaterra e logo com um promissor 17º lugar.
2004 ano de campeonato junior com Puma S1600
... e com o Ford Fiesta S1600 ambos da Astra.
Começou logo nessa altura a ser seguido pelos principais directores de equipa do WRC, mas em especial por Malcolm Wilson da M-Sport que fazia correr (e faz ainda) oficialmente os Ford que lhe propôs 4 provas em 2003 do WRC com um Ford Focus RS WRC.
Subari Impreza STI outro dos carros da "aprendizagem"
Uma coisa importante para quando se chega a um carro oficial é já ter um bom conhecimento das classificativas dos diversos rallyes do mundial e para isso, nada como uma época, a de 2004, no Campeonato do Mundo Junior com os Ford Puma S1600 e mais tarde com o Fiesta S1600 ambos da equipa Astra, mas sempre com o dedo de Wilson. Em 2005 continuou a sua aprendizagem das classificativas do mundial quer de Subaru Impreza STI, com que fez nove provas do  
Toyota Corolla WRC fez em 2005 finlandia e suécia 
O Ford Focus RS o carro dos primeiros mundiais
mundial, duas do WRC com um Toyota Corolla e o Japão de Focus RS oficial. Em 2006 foi quase o mesmo programa, seis provas de Subaru, mais quatro provas de Focus RS WRC e com um Toyota Corolla WRC com que fez o "seu" rallye.
2009 Portugal uma das mais badaladas batidas de Latvala
O ano de 2007 foi o salto definitivo para o Mundial ao integrar a segunda equipa da Ford a Stobart/Ford Focus RS e disputar as dezasseis provas e acabar com um pódio no Rallye da Irlanda.
Em 2008 novo passo em frente, pois com a saída de Marcus Gronholm da equipa oficial, foi Jari-Matti a tomar o seu lugar, mas foi uma época "bi-polar" pois a vitória na Suécia, a sua primeira no WRC, e os terceiros lugares do México e Itália, não apagaram as saídas de estrada na maioria da provas.
Mikka Anttila seu co-piloto tem sido o homem com "muito coração"
O Fiesta RS WRC veio tomar o lugar do Focus na equipa Ford M-Sport
Mesmo com essa meia decepção do ano anterior, em 2009 foi dado a Latvala uma nova hipótese de mostrar a sua maturidade, pois a rapidez sempre lá esteve, e voltou a fazer parte da equipa oficial para o mundial. Foi um ano mais regular, apenas com duas desistências, e uma vitória muito sólida em Itália-Sardenha que dominou do principio ao fim. Ficará também para sempre a sua saída nesse ano em Portugal, que ao falhar uma curva caiu pelo barranco dando dezassete cambalhotas ... sim eu repito dezassete cambalhotas, deixando o Focus como a foto mostra, e quase como que por milagre sem problemas para a dupla.
Com algum humor guarda na sua garagem "recordações" das batidas
Em 2010 no ano de despedida do Focus RS venceu na Nova Zelândia e na Finlândia e com uma grande regularidade conseguiu acabar o mundial atrás de Loeb.  
Aliás Jari-Matti Latvala teve sempre um grande problema na sua carreira, foi ... Sebastien !!!
Com o novo cavalo de batalha o VW Polo R - WRC
Apesar de hoje ser mais regular, mas quando bate ... bate bem !!!
Enquanto piloto Ford o francês Sebastien Loeb da Citroen dominou sempre os campeonatos do mundo, depois como vamos ver mais à frente e Loeb abandonou e Latavala foi para a VW voltou a encontrar outro "tubarão" francês embora na sua equipa que dominou, até hoje, os mundiais de nome ... Ogier, Sebastien Ogier !!!
O VW Polo R - WRC aqui na Corsega de 2015
Continuando 2011 e 2012 os dois últimos anos na M-Sport agora de Fiesta RS WRC foram anos mais regulares que renseram três vitórias e dez pódios que lhe voltaram a dar um 4º lugar e 3º lugar no mundial.
A sua mais recente vitória, México - Mraço 2016
Em 2013 a primeira mudança de equipa na sua carreira. Assina um contrato com a VW para com o Polo R WRC e na companhia de Ogier atacar o WRC-2013 e consegue uma vitória na Grécia e seis pódios. Em 2014 consegue quatro vitórias na Suécia, Finlandia, Argentina e França e em 2015 conseguiu juntar mais três vitórias ao seu palmarés foram elas Portugal, Finlandia e França.
Este ano Jari-Matti Latvala já leva uma vitória a recente no México vamos aguardar como vai ser em Portugal e ver se é este ano o titulo que já merece.



Sem comentários:

Enviar um comentário