Talvez o mais carismático dos pilotos que passaram pelo nosso rallye. Não deve haver ninguém, mesmo que não seja "amante" deste desporto que não tenha já ouvido falar deste finlandês voador, com o seu inglês meio marroquino a dizer a sua frase favorita "maximum ataque" e que venceu por cinco vezes em Portugal.
|
Rallye de Portugal 1974 - ficou em 3º lugar em Fiat 124 Abarth |
|
Rallye de Portugal 1975 - primeira vitória ainda no Fiat 124 Abarth |
Markku Alén, finlandês natural de Helsinquia nasceu em 15 de Fevereiro de 1951, correu ao mais alto nível até 1993, apesar de em 2001 com 50 anos ter feito o "seu" rallye dos 1000 Lagos com um Ford Focus WRC e ainda ter conseguido acabar em 16º lugar.
|
Rallye de Portugal 1977 - segunda vitória agora de Fiat 131 Abarth |
Apesar dos 129 rallyes do campeonato do mundo feitos, das 19 vitórias e dos 56 pódios, só se sagrou Campeão da FIA Cup em 1978, e desde que existe o WRC só conseguiu ser Campeão do Mundo por 11 dias, pois o recurso feito pela Peugeot após desclassificação no Rallye de Sanremo de 1986 durou precisamente 11 dias a ser aceite pela FIA.
|
Rallye de Portugal 1978 - terceira vitória também de Fiat 131 Abarth |
A sua passagem no Rallye de Portugal é impressionante, pois além das 5 vitórias, ainda conseguiu acabar 3 vezes no segundo lugar, 3 vezes no quarto lugar, e 1 vez em terceiro, quinto e sexto lugares.
|
Rally de Portugal 1980 - ficou em 2º lugar no sempre fiável 131 Abarth |
|
Rallye de Portugal 1981 - quarta vitória e talvez a mais saborosa |
Para a história dos Rallyes Mundiais fica a sua vitória de 1978 na célebre noite de Sintra onde discutiu ao segundo a vitória do Rallye com Hannu Mikkola num Ford Escort RS 1800 e a também célebre vitória em 1981 quando logo no inicio da prova no troço da Peninha tem uma batida que arranca a roda e suspensão da frente direita tendo acabado o troço de marcha a trás e assim foi até à assistência onde a pouco e pouco lhe foram reconstruindo o carro à medida que o Rallye subia para o Norte do país. Alén conseguiu recuperar todo o tempo perdido indo ganhar a prova.
|
Rallye de Portugal 1983 - um quarto lugar com o Lancia Rally 037 |
|
Rallye de Portugal 1984 - segundo lugar com 037 |
Também em 1981 Markku Alén não vai esquecer o nosso Rallye, mas por motivos diferentes. Era seu colega de equipa na altura Walter Rohrl que na noite de Arganil, debaixo de um nevoeiro cerrado deixou Alén a uma distancia tal que até se chegou a levantar a hipótese de Rohrl ter atalhado. Na verdade Rohrl tinha era treinado ao pormenor aqueles troços e com um sistema de notas preparados para o nevoeiro que poderia aparecer ... e apareceu !!!
|
Rallye de Portugal 1987 - última vitória com o Lancia Delta HF 4WD |
Esta cronologia das participações de Markku Alén em Portugal, apenas foca os anos em que acabou o Rallye, apenas uma ressalva (não tem foto) para o triste ano de 1986 em que os pilotos de fábrica abandonaram a prova em sinal de protesto pelos problemas causados pelo muito público mal colocado que infelizmente no despiste do Ford RS 200 de Joaquim Santos na Lagoa Azul veio a causar mortes. Nesse ano Alén guiava o novo Lancia Delta S4 do grupo B que viria a ser banido pela FIA ainda nesse ano, depois do acidente mortal do seu colega de equipa e compatriota Henri Toivonen na Volta à Corsega .
|
Equipa que ganha não se mexe e foi assim que esta dupla se manteve |
|
Rallye de Portugal 1988 - sexto lugar no Delta HF Integrale |
Outro pormenor pouco habitual, foi que Alén fez toda a sua carreira sempre com o mesmo co-piloto Ilkka Kivimaki, também ele finlandês.
|
Rallye de Portugal 1989 - segundo lugar na evolução do Intagrale |
Markku Alén ao longo da sua carreira, como profissional, guiou a maior parte do seu tempo para o Grupo Fiat com os Fiat 124 Spyder Abarth, Fiat 131 Abarth, Lancia Stratos, Lancia Rally 037, Lancia Delta S4, Lancia Delta HF 4WD, Lancia Delta HF Integrale e Lancia Delta HF Integrale 16V no entanto ainda guiou para a Prodrive Subaru e para o TTE (Toyota Team Europa).
|
Rallye de Portugal 1991 - quinto lugar com Subaru Legacy |
|
Rallye de Portugal 1992 - quarto lugar no Toyota Celica 4WD |
|
Rallye de Portugal 1993 - novo quarto lugar com Subaru Legacy |
Sem comentários:
Enviar um comentário