Quando o Senegal ainda era uma colónia Francesa, em Dakar a 15 de Março de 1941 nascia Jean-Louis Lafosse.
Iniciou a sua carreira pelos Renault Gordini passando depois por várias disciplinas como os formulas, sportprototipos e carros de turismo.
O seu grande foco sempre foram as míticas 24 horas de Le Mans.
Apesar de inscrito em 1971 não chegou a alinhar, deixando assim
1972 - Ferrari 365 GTB ficou em 7º lugar |
1975 - 2º lugar no Ligier JS2 com Guy Chasseuil |
a sua estreia para o ano seguinte que num Ferrari 365 GTB na companhia de Mike Parkes e Jean-Jacques Cochet conseguiram acabar num bom 7º lugar final.
Os anos de 1973 (Lola T282 / Gitanes) e 1974 (Ferrari 308GT4) foram anos em que não conseguiu acabar a prova.
1976 - repetiu o 2º lugar agora num Mirage GR8 |
Em 1975 foi convidado para guiar um dos Ligier JS2 / Ford Cosworth na companhia de Guy Chasseuil e conseguiram um 2º lugar final, talvez um pouco inesperado.
1981 - Calberson/Rondeau M379 C e Jean Ragnotti como colega |
No ano seguinte (1976) volta a Le Mans, com um carro para discutir a vitória, um Mirage GR8 e desta vez com François Migault. O resultado final foi um novo 2º lugar. Os 4 anos seguintes, 1977 (WM P77), 1978 (Ferrari 512 BB), 1979 (Porsche 935) e 1980 (Porsche 935K) foram para esquecer pois não se conseguiu classificar em nenhum. No entanto o ano de 1981 era prometedor pois o convite do seu amigo Jean Rondeau para guiar um dos seus carros na companhia de Jean Ragnotti e com as cores da Calberson tinha tudo para dar certo, e quem sabe não seria o ano da vitória?
Assim ficou o Rondeau M379C depois do acidente |
Mais uma foto do estado lastimável do habitáculo. |
Infelizmente não foi nada assim e depois do primeiro turno de condução feito por Jean Ragnotti, aos 80 minutos passou o carro a Lafosse no 3º lugar. Depois de sair para a pista voltou à box para fazer uns acertos e quando voltou a sair houve um acidente grave que destruiu o WM de Boutsen e a prova foi neutralizada durante 29 minutos.
Voltando á pista na 7º posição começou a pouco e pouco a aumentar o ritmo, até que sensivelmente 30 minutos depois nas Hunaudières o Rondeau guinou bruscamente para a direita embatendo violentamente no raill fazendo o carro rodopiar pela pista na direcção do raill contrário onde volta a bater ainda com extrema violência
parando um pouco à frente com o habitáculo completamente desintegrado.
Nesse dia 13 de Junho, com 40 anos o francês Lafosse viria a morrer imediatamente, ferindo também com gravidade dois comissários. Ainda hoje não se sabe bem a causa do acidente. Ou houve uma falha mecânica (suspensão) ou o rebentamento do pneu da frente direito, pois numas imagens mesmo antes da guinada para a direita pode-se ver a zona do farol partida.
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