Grande Prémio do Mónaco 1996
Foi um fim de semana fora do normal este em que ocorreu o GP de 1996, e tudo por causa da instabilidade climatérica. Períodos de chuva que alternavam com longos tempos sem chover mas sempre encoberto deram a primeira, e única, vitória de Olivier Panis na F1.
Logo nos treinos cronometrados de sábado debaixo de chuva a "roleta" dos tempos ia alterando à medida que os treinos iam chegando ao fim isto porque começaram com a pista muito molhada e a mesma ia secando à medida que o tempo passava. A luta foi entre o Ferrari de Shumacher e o Williams de Damon Hill, acabando o alemão por fazer a pole na última volta.
A corrida começou com a pista molhada e Hill surpreendeu Shumacher no arranque saltando para o primeiro lugar. As condições da pista eram tão más que ainda não tinha acabado a primeira volta e já cinco pilotos tinham desistido, entre eles Shumacher e Barrichello pelo que Hill comandava seguido de Alesi e Berger. Com a pista a secar o primeiro a tentar montar slicks foi Berger, mas a sua ida ás boxes acabou em desistência pois a caixa de velocidades do Benetton bloqueou.
Foi o irlandês da Ferrari Eddie Irvine que ficou com o 3º lugar logo seguido de Frentzen, Coulthard e Villeneuve. Agora que a pista estava completamente seca a mudança de pneus era "obrigatória" e Hill entra para uma troca de pneus o que deixa Alesi no comando.
Alesi demorou um pouco a tomar essa decisão ao ponto de quando decidiu entrar na box já tinha sido ultrapassado por Hill que estava com um andamento diabólico. O "nosso homem de hoje" Olivier Panis já se encontrava em 4º atrás de Irvine e depois de muita luta consegue passar o irlandês a assumir o 3º lugar atrás de Hill e Alesi. A onda de desistências continua e o lider na volta 40º parte o motor do Williams e deixa na luta pela vitória Alesi e ... Panis. Nesta altura já só havia 10 carros em prova e Alesi tinha que fazer uma última paragem para trocar pneus e para isso contava com um avanço mais que suficiente para voltar no comando.
No entanto uma má troca de pneus fez o francês cair para o 7º lugar entregando assim de mão beijada o 1º lugar ao seu compatriota.
A classificação está assim ordenada Panis a 3 segundos vêm Coulthard seguido de Herbert.
Como tinha começado a cair uns pingos não muito fortes mas o suficiente para deixar a pista muito traiçoeira. O fim do GP estava mais próximo por se esgotar as 2 horas limites de duração, e não o numero de voltas estipulados.
Irvine num despiste consegue arrastar com ele os finlandeses Mika Salo (Tyrrel) e Mika Hakkinen (McLaren) deixando então apenas 4 carros em prova !!!
Assim ao fim das 2 horas é dada a bandeirada a Olivier Panis e o seu Ligier JS43 azul da Gauloise seguido de David Coulthard no McLaren/Mercedes e dos dois Sauber/Ford de Herbert e Frentzen.
Sem comentários:
Enviar um comentário