Nascido em Espoo, na Finlândia, a 17 de Outubro de 1979, Kimi Raikkonen desde muito cedo, com 10 anos, se destacou a ganhar tudo o que havia para ganhar em Kart. Aos 15 anos fez as primeiras corridas fora da Finlândia ainda em Kart e no Mónaco foi memorável porque Kimi
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O seu primeiro amor ... karting |
partiu o volante e continuou em prova, mas quando passava na recta da meta fazia sinais para o seu mecânico tentando explicar o que se passava levantando os braços com o volante na mão !!!
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O formula Renault com que ganhou em Inglaterra |
Aos 20 anos em 1999 resolveu dar o passo seguinte e "assalta" Inglaterra com corridas de formula Ford e com a formula Renault 2.0 em que nesta categoria, consegue ganhar o campeonato Inglês.
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2001 a sua estreia na F1 com a Sauber |
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Entre 2002 e 2006 guiou para a McLaren |
Peter Sauber atento aos novos valores chama em 2000 Kimi para fazer testes com um F1 da Sauber no circuito de Mugello. Os testes foram tão positivos que Sauber levou-o para novos testes em Jerez e Barcelona, de onde saiu com um contrato para piloto Sauber F1.
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Em 2007 entrou para a Ferrari onde ficou até 2009 |
Foi muito problemático conseguir a super-licença de F1 por causa da pouca experiência mas Raikkonen lá conseguiu guiar para a Sauber na época de 2001, onde foi bastante regular. Como era de prever as equipas com outro poder económico tentaram logo levar o piloto no fim desse ano e acabou por ser a McLaren que venceu a Ferrari na corrida para ter o "Ice Man" na sua equipa.
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2007 - Kimi é campeão do mundo de F1 |
Kimi esteve na McLaren entre 2002 e 2006, substituindo o bi campeão do mundo Mika Hakkinen, e logo no primeiro ano e na primeira corrida faz o seu primeiro pódio um 3º lugar na Austrália, e no ano seguinte a sua primeira vitória na Malásia.
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Com o Fiat Punto S2000 no seu 1º rallie |
No entanto o namoro com a Ferrari já vinha do tempo da Sauber e com um contrato milionário de USD 51 milhões por época Kimi assina com os italianos até 2010. Logo no primeiro ano Kimi consegue chegar
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No Citroen C4 fez a estreia no WRC |
ao titulo mundial. Durante a sua passagem pela Ferrari Kimi tem o primeiro contacto com os rallies, quando convence os italianos a porem à sua disposição um Fiat Punto S2000 para fazer o Rallie do Artico que termina na 13º posição. No entanto com o seu
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O seu novo "escritório" |
feitio muito especial Kimi não acaba o contrato com a Ferrari saindo em 2009, abandonando a F1 por não se sentir motivado.
Em 2010 Kimi dá um
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Ainda experimentou os novos DS3 WRC |
novo rumo à sua vida ao integrar o júnior team da Citroen no WRC guiando o C4 WRC com as cores da Red Bull.
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NASCAR de Toyota outra experiência de Kimi |
Raikkonen ainda se manteve até 2011 no WRC sempre com a Citroen agora no novo DS3 WRC mas com resultados discretos, entrando poucas vezes no top ten e batendo muitas vezes. Como perdeu um pouco a motivação dos rallies ainda foi nesse ano de 2011 fazer uma "perninha" à NASCAR mas onde também com pouco sucesso guiou um Toyota.
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2012 - 2013 guiou pela Lotus |
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2014 o regresso à Ferrari |
Raikkonen em 2012 voltou à F1 com a equipa Lotus. A verdade é que o seu verdadeiro meio é o da F1 e nos dois anos (2012-2013) que esteve com a Lotus fez provas de se tirar o chapéu pelo que levou a Ferrari a voltar a contratar o finlandês pela segunda vez. Kimi Raikkonen está na Ferrari desde 2014 embora a marca de Maranello não se encontre no seu melhor período tendo tanto Kimi como Vettel seu colega tirado resultados muito irregulares.
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2016 será o último ano de F1? |
Este ano (2016) Raikkonen está a quatro provas do fim do campeonato no 4º lugar com quatro idas ao pódio (duas vezes 2º e duas vezes 3º).
Nos "mentideros" da F1 fala-se que Kimi deverá abandonar as pistas este ano, mas como tem provado ao longo da sua carreira, da cabeça do "Ice Man" nunca se sabe o que vêm.
Estou em querer que se a Ferrari não estivesse neste mau momento Kimi surpreenderia muita gente porque a rapidez e o seu ar frio para resolver as situações delicadas ... continuam lá.
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