Deve ser a prova, também devido à sua duração, que mais casos tem para contar todos os anos.
No entanto este ano um dos casos mais ... dramático, nem sei se será bem esta a palavra certa,aconteceu com o Toyota TS 050 Hybrid #5.
Os principais protagonistas da prova este ano eram os dois Toyota TS 050 Hybrid, os dois Porsche 919 Hybrid e os dois Audi R18 e-tron quattro e seguindo a lógica entre eles estaria o vencedor da edição de 2016 da 24 horas de Le Mans.
A prova que começou às 15 horas de sábado dia 18 de Junho, foi para surpresa de muitos dominada pelo Toyota #5 guiado por Anthony Davidson, Sebastien Buemi e Kazumi Nakajima. O dominio do Toyota foi de quase 24 horas, pois às 14.55 horas de domingo dia 19 quando entrava para a ultima volta a poucos metros da meta ... parou !!!
A Porsche depois de perder o seu carro principal logo no inicio era através do 919 de R. Dumas, M. Lieb e N. Jani que pressionava o Toyota mas sempre a um distancia de 1.30 / 2 minutos dando a ideia que Nakajima, que fazia o ultimo turno de condução do Toyota, controlava a distancia.
Mas voltando ao "apagão" do Toyota, depois de ter estado parado lá voltou a trabalhar arrastando-se pelos 13,650 kms que tem uma volta ao circuito, levando cerca de 12 minutos a fazer essa última volta.
Além de perder o primeiro lugar para a Porsche ainda perdeu para o outro Toyota #6 de Sarrazin, Conway e Kobayashi o 2º lugar conseguindo cortar a meta em 3º lugar.
No entanto o regulamento especifico de Le Mans diz que a ultima volta tem que ser feita no máximo 6 minutos depois do vencedor ... pelo que o Toyota acabou desclassificado numa prova que dominou durante 23.55 horas e que apesar de tudo acabou em 3º lugar.
Sem comentários:
Enviar um comentário