domingo, 13 de novembro de 2016

Marc Surer

Nascido em Arisdorf, na Suiça em 18/09/1951 Marc Surer começou a correr nos karts em 1972 mas para continuar a sua carreira teve que "emigrar" para a Alemanha em 1974 pois as corridas de automóveis são proibidas na Suiça desde 1955. 
No March/BMW de F2 foi campeão em 1979
Depois de fazer o normal percurso pela formula Vee, F3 e F2 na qual com o March/BMW foi vice campeão em 1978 e campeão em 1979, antes de chegar à tão almejada F1. Surer teve esse percurso
Teste com a ATS que não correu nada bem
facilitado porque em 1976 nos tempos da F3, Jochen Neerpasch o homem forte da BMW reparou no suiço e levou-o a integrar o BMW Junior Team. Em 1980 vem o tão
Regressou à F1 com a Ensign
desejado teste na F1

com a equipa ATS em Kyalami, mas correu muito mal pois Surer teve um despiste que resultou a fractura das duas pernas.
Depois de recuperar do acidente em 1981 assinou pela Ensign
Com a Theodore fez a época de 1982
cujo melhor resultado da época foi um 4º lugar no Brasil. No ano seguinte guiou pela Theodore para finalmente em 1983 assinar por duas
A Arrows foi onde esteve mais tempo
épocas com a Arrows.
Em  1985 a BMW que fornecia motores para a Brabham levou Marc Surer para a equipa, mas no ano seguinte voltava para a Arrows embora no meio da época de 1986 Surer abandona-se a equipa.
Com um Renault 5 turbo no Janner Rallye
Marc Surer sempre teve um gosto especial pelos rallies, modalidade que já em 1984 tinha tido uma experiência no Janner Rallye com o seu amigo Michel
1986 com o Ford RS 200 grupo B
Wyder a co-piloto num Renault 5 turbo. Desta vez Surer estava mesmo na disposição de fazer várias provas com um novíssimo Ford RS 200 de grupo B pelo que com o seu amigo Wyder novamente alinham no ADAC Hessen Rallye.
Foi isto que restou do Ford RS 200
Infelizmente a prova não vai acabar bem para a equipa, pois estes grupos B como mais tarde viemos a descobrir eram "monstros" prontos a cobrar o mais pequeno erro e Surer numa zona muito rápida e com o asfalto molhado
Um dos BMW que guiou o 320i grupo 5
perde o controle do Ford que saia para uma zona plana mas muito verdejante que fez o carro deslizar a grande velocidade até bater com a lateral direita (do co-piloto) numa árvore. Com a violência do embate o carro transformou-se
O capacete de Marc Surer 
numa bola de fogo e só a muito custo conseguiram retirar Surer com ferimentos muito graves, acabando por morrer o seu co-piloto.
Mais uma vez depois de recuperado a BMW manteve-o como piloto e em 1994 e 1995 ao
Marc Surer ... o comentador de F1
lado de Cecotto e Jo Winkelhock ganharam o Super German Touring Car.
Em 1996 Marc Surer arrumou de vez o seu capacete vermelho com duas riscas longitudinais brancas para passar a ser comentador alemão para a F1 da Sky Sport.

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