Nascido em Arisdorf, na Suiça em 18/09/1951 Marc Surer começou a correr nos karts em 1972 mas para continuar a sua carreira teve que "emigrar" para a Alemanha em 1974 pois as corridas de automóveis são proibidas na Suiça desde 1955.
No March/BMW de F2 foi campeão em 1979 |
Depois de fazer o normal percurso pela formula Vee, F3 e F2 na qual com o March/BMW foi vice campeão em 1978 e campeão em 1979, antes de chegar à tão almejada F1. Surer teve esse percurso
facilitado porque em 1976 nos tempos da F3, Jochen Neerpasch o homem forte da BMW reparou no suiço e levou-o a integrar o BMW Junior Team. Em 1980 vem o tão
desejado teste na F1
com a equipa ATS em Kyalami, mas correu muito mal pois Surer teve um despiste que resultou a fractura das duas pernas.
Teste com a ATS que não correu nada bem |
Regressou à F1 com a Ensign |
Depois de recuperar do acidente em 1981 assinou pela Ensign
cujo melhor resultado da época foi um 4º lugar no Brasil. No ano seguinte guiou pela Theodore para finalmente em 1983 assinar por duas
épocas com a Arrows.
Com a Theodore fez a época de 1982 |
A Arrows foi onde esteve mais tempo |
Em 1985 a BMW que fornecia motores para a Brabham levou Marc Surer para a equipa, mas no ano seguinte voltava para a Arrows embora no meio da época de 1986 Surer abandona-se a equipa.
Com um Renault 5 turbo no Janner Rallye |
Marc Surer sempre teve um gosto especial pelos rallies, modalidade que já em 1984 tinha tido uma experiência no Janner Rallye com o seu amigo Michel
Wyder a co-piloto num Renault 5 turbo. Desta vez Surer estava mesmo na disposição de fazer várias provas com um novíssimo Ford RS 200 de grupo B pelo que com o seu amigo Wyder novamente alinham no ADAC Hessen Rallye.
1986 com o Ford RS 200 grupo B |
Foi isto que restou do Ford RS 200 |
Infelizmente a prova não vai acabar bem para a equipa, pois estes grupos B como mais tarde viemos a descobrir eram "monstros" prontos a cobrar o mais pequeno erro e Surer numa zona muito rápida e com o asfalto molhado
perde o controle do Ford que saia para uma zona plana mas muito verdejante que fez o carro deslizar a grande velocidade até bater com a lateral direita (do co-piloto) numa árvore. Com a violência do embate o carro transformou-se
numa bola de fogo e só a muito custo conseguiram retirar Surer com ferimentos muito graves, acabando por morrer o seu co-piloto.
Um dos BMW que guiou o 320i grupo 5 |
O capacete de Marc Surer |
Mais uma vez depois de recuperado a BMW manteve-o como piloto e em 1994 e 1995 ao
lado de Cecotto e Jo Winkelhock ganharam o Super German Touring Car.
Marc Surer ... o comentador de F1 |
Em 1996 Marc Surer arrumou de vez o seu capacete vermelho com duas riscas longitudinais brancas para passar a ser comentador alemão para a F1 da Sky Sport.
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