Mark Donohue Neary Jr. nasceu a 18/03/1937 em Haddon Township, Nova Jersey e foi para mim um dos maiores, senão mesmo o maior piloto americano. Nesses tempos o piloto americano era diferente do europeu pois enquanto na Europa, salvo alguns pilotos, ou seguiam os formulas ou os carros de desporto, nos EUA eram mais versáteis pois corriam em várias categorias ao mesmo tempo.
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Alguns dos carros que Mark guiou |
Em 1957 quando ainda andava a estudar na universidade, Donohue começou a correr com um Chevrolet Corvette
mas em 1961 vence com um Elva seu primeiro campeonato SCCA.
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Como Mustang em 2º atrás de Parnelli Jones |
1964 foi um ano
importante pois o piloto Walt Hansgen reparou nos dotes de Mark e facilitou-lhe um MGB com que Mark acabou logo por ganhar as 500 milhas de Bridgehampton que era a corrida mais importante da SCCA. Em 1965 Walt convidou
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Com o amigo Walt ni Ferrari 512 M |
Mark para fazer equipa num Ferrari 512 M nas 12 horas de Sebring. Em 1966 com a influencia de Walt a Ford convida Mark para conduzir um GT 40. Depois de um 3º lugar nas 24 horas de Daytona e um 2º lugar
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4º em Le Mans com Ford GT40 mark IV |
nas 12 horas de Sebring, o amigo Walt Hansgen morreu num acidente quando preparavam as 24 horas de Le Mans.
No funeral do seu amigo vai ser abordado por Roger Penske para guiar na
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Já na Penske com o Lola T70 |
sua equipa. Foi uma das parceria que mais sucesso teve na história americana.
Em 1967 volta a Le Mans com um GT 40
Mark IV amarelo e na companhia de Bruce McLaren e acabaram por ficar em 4º lugar
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Este Camaro da Penske fez história |
apesar de ser um dupla que não se entendeu muito bem na afinação do carro. Ainda em 1967 com a Penske num Lola T70 fez sete das oito corridas do campeonato
USRRC tendo só vencido seis !!!
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1972 venceu Indy com McLaren-Offy da Penske |
Em 1968 volta a defender o campeonato com o, McLaren M6A da Penske mas sem o mesmo sucesso.
Nesse mesmo ano a Penske prepara um
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Mark Donohue e Roger Penske |
Chevrolet Camaro Z28 para a Trans-An que repartiu com Craig Fisher onde ganhou dez das treze provas. Durante 1969 e 1970 continuou o domínio esmagador na Trans-Am, tudo devido ao
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Na NASCAR com o AMC Matador |
segredo do ácido. Em 1969 a Penske e Mark atacam as 500 milhas de Indianapolis que terminaram em 7º lugar sendo o "Rookie do ano". Mas em 1970 já conseguiram um 2º lugar para finalmente em 1972 chegar à vitória com um McLaren-Offy,
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O brutal Porsche 917/30 Can-Am |
depois de um 25º lugar em 1971. Esta foi também a primeira vitória da Penske em Indy.
Como bom americano a NASCAR era um desafio que tinham que disputar e de 1968 até 1971 andou na divisão inferior para em 1972 e 1973 com um
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Assim ficou o 917/10 depois do acidente |
AMC Matador começaram a vencer provas da Winston Cup Serie. Foi também nessa altura que Mark e a Penske enfrentaram o maior desafio das suas carreiras ao representarem a Porsche na série
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Com o Porsche RSR |
Can-Am com um Porsche 917/10 que mostrou pouca "consistência" no inicio dando imensos problemas. Inclusive Mark tem um violento despiste em testes que por milagre resultou "apenas" na fractura de uma perna. Adaptado aos regulamentos acabou na versão 917/30 num dos carros que ainda hoje se fala, depois de
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Acidente de Swede Savage |
terem conseguido atingir os incríveis 1.500 hp e a velocidade máxima de 355,858 km/h do V12 da Porsche. Em 1974 resolveu fazer a nova série IROC que era uma de
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1971 Mark fez o GP Candá de F1 |
espécie troféu Porsche com o modelo RSR que acabou por vencer. Mas com a horrível morte do seu amigo Swede Savage em Indianapolis, Mark resolveu abandonar as competições.
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Novo projecto nova decoração no capacete |
Mas foi sol de pouca dura, pois Mark que em 1971 tinha participado no GP Canadá com um McLaren da Penske e tinha conseguido um excelente 3º lugar, não resistiu ao chamamento do amigo Penske para esta
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Mark no Penske PC1 |
aventura na F1 em 1974 que como primeiro ano da equipa foi rodar nos dois últimos GP tendo desistido um e terminado em 12º no outro. O novo Penske PC1 não era muito competitivo e o inicio do campeonato de 1975 foi algo penoso
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O March 751 da equipa Penske |
apenas com um 5º lugar na Suécia e desistindo em quatro provas. A equipa decidiu continuar a época a partir de Inglaterra com um novo March 751 na esperança de melhores resultados e na verdade logo na primeira, conseguiram igualar a 5º posição da Suécia,
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O estado em que ficou o March 751 |
o que deixava à equipa boas indicações. No entanto depois de mais uma desistência na Alemanha, no GP da Áustria Mark tem um violento acidente depois de se ter rebentado um pneu e ter entrado pelo raills causando a morte de um comissário. Mark ficou bastante combalido e com fortes dores na
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David filho de Mark Donohue continuou a transportar o mítico nome Donohue pelos circuitos americanos |
cabeça depois de ter batido com o capacete nos raills. No dia seguinte como as dores de cabeça aumentaram, resolveu ir ao hospital de Graz, mas acabaria por entrar em coma e morrer devido a uma grave hemorragia cerebral.
O nome Donohue continua nas corridas americanas graças ao seu filho David que corre na equipa Brumos com um Porsche Rilley tendo inclusive ganho as 24 horas de Daytona em 2009.
Mark tinha a alcunha de "Captain Nice" pelo estado impecável que ele e os seus carros apresentavam sempre.
A outra história que ficou foi do "tal" Camaro que ganhou anos seguidos, depois de Mark e Penske terem decidido mergulhar a
carroçaria em ácido para ir derretendo a chapa até ficar muito abaixo do peso mínimo o que permitia depois à equipa colocar pesos em lugares estratégicos até obterem o peso legal, melhorando significativamente o desempenho do carro. Quando foram descobertos nada puderam fazer pois o carro tinha o peso legal e nada no regulamento dizia que não se podia "trabalhar" a carroçaria.
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