Nascido em Upland na California em 11 de Março de 1958 Eddie Lawson foi das figuras maiores do motociclismo mundial.
Como era normal na sua época Eddie começou pelas corridas de Dirt Track com uma Kawasaki, marca a que esteve ligado no inicio da sua carreira. Abandonou essa modalidade quando se tornou quase impossível ganhar provas sem ter uma Harley-Davidson.
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Inicio no Dirt Track com Kawasaki |
Em 1979 continuou com a Kawasaki mas agora nas provas de pista com uma 250cc onde foi segundo atrás de Freddi Spencer.
Depois decidiu passar para um campeonato muito mediático nos EUA, o Superbike AMA que com a Kawasaki,
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Campeão da Superbike AMA em 1981-2 |
disputou em 1980, 1981 e 1982.
O grande sucesso desse campeonato era que as motos tinham muito a ver com o normal modelo de estrada, pelo que o público vibrava muito com essas provas. Eddie ganhou o campeonato em 1981 e 1982.
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1983 entra para a Marlboro / Yamaha |
Foi então que da Europa o director do Team Yamaha Marlboro, o grande Agostini lhe fez uma proposta para guiar as 500cc da equipa, que como é lógico Eddie aceitou.
Foram cinco épocas de
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Com a Rothmans / Honda mais um título |
ouro que Lawson lá passou rendendo três títulos mundiais em 1994, 1996 e 1998.
Em 1990 é mais uma grande equipa a Rothmans Honda que vai "roubar" Lawson à sua concorrente e que vai logo no primeiro
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8 horas de Suzuka com Yamaha FZR 750R |
de dois anos de contrato, dar frutos com mais um título mundial (1989). No fim do ano de 1990 quando já tinha terminado o seu contrato com a Honda e estava a negociar com a novíssima equipa Cagiva, Eddie Lawson
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A última equipa com que correu |
foi com uma Yamaha FZR 750R ganhar as célebres 8 horas de Suzuka. Nas negociações com a Cagiva resultou um contrato de dois anos (1991-1992)para, com a sua experiência,
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Com os formulas continuou a correr |
tentar fazer evoluir as 500cc da casa italiana. E assim foi o grande objectivo inicial que era ganhar um GP foi cumprido quando em 1992 Lawson ganha o GP da Hungria.
Ainda antes de acabar o mundial Lawson resolveu pôr um ponto final
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A outra faceta de piloto |
na sua carreira como piloto de motos. Mas foi ainda nesse ano que foi disputar uma corrida de Formula Indy Light para experimentar.
Pela Indy Light ficou durante os anos de 1993 e 1994 ano em que já conseguiu sete pódios, uma vitória e três segundos e terceiros lugares, que lhe viriam a dar o 4º lugar final do campeonato.
Em 1996 ainda tenta a Champcar com a equipa
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O seu "passa-tempo" actual |
Galles mas apenas conseguiu um 6º lugar no GP de Detroit. Foi então que resolveu pôr um ponto final na sua carreira.
Hoje Eddie Lawson ainda que por pura diversão mantém a adrenalina em alta fazendo provas de super karts.
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A "sua" pintura e marca preferida |
Uma das coisas que gosto de analisar nos pilotos são os vários capacetes que usam, e Lawson não fugiu à regra.
Tendo começado com a Bell e com a pintura que o caracterizou, branco com uma faixa
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1º pintura da Shoei na Yamaha |
vermelha que acabava em bico na parte de trás. Usou-o quando chegou à Yamaha e depois no fim com os automóveis. No meio fica um contrato com a Shoei. A primeira decoração na Yamaha é quase igual à pintura do Bell
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Pintura fim da Yamaha e na Cagiva |
embora com mais vermelho que branco, mas ainda no último ano na Yamaha vai trocar por uma outra pintura com base branca e umas listas entrelaçadas a vermelho,usou essa pintura no último ano na Yamaha e depois foi acabou por voltar
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Pintura na Honda Rothmans |
a ela nos dois anos em que esteve na Cagiva.
Nesse intervalo que foram os dois anos em que esteve na Honda Rothmans "retocou" essa pintura com um azul à mistura para melhor se enquadrar nas cores da equipa.
Ah já esquecia Eddie Lawson era conhecido no meio pelo "Steady Eddie" isto pela sua regularidade, que na verdade foi a obreira dos seus títulos pois além das 31 vitórias que conquistou ainda foi ao pódio por mais 78 vezes.
* steady = constante
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