Malcolm Wilson piloto inglês de rallies, que sem ser um fora de
série, "despachava-se" relativamente bem chegando no seu inicio de carreira a integrar o célebre Rothmans Ford Rally Team nos tempos de Ari Vatanen. Mais tarde Wilson fundou a sua própria equipa de rallies a Malcolm
Wilson Motorsport que correu com carros da Ford no mundial e no campeonato Inglês de Rallies. Inicialmente a Malcolm Wilson Motorsport tinha as instalações ao lado da casa de Wilson em Cockermouth. Preparava e assistia também
carros para clientes.
Malcolm no Rally de Portugal 1981 |
Este Ford de Wilson ficou bem conhecido |
Instalações iniciais em Dovenby Hall |
Durante os anos oitenta a empresa cresceu tanto, sempre muito apoiada pela Ford, que em 1996 houve então a necessidade de criar
a M Sport e mudar as instalações para Dovenby Hall perto de Cumbria, onde Malcolm Wilson compra essa propriedade histórica com 115 hectares. Foi nessa altura que a M Sport passou a ser o representante oficial da Ford World Rally.
Dovenby Hall foi obrigada a aumentar |
A nova fase em obras para ter uma pista de testes |
Hoje em dia a M Sport é uma das mais importantes equipas no meio desportivo e por outro lado um império no mundo dos negócios. Desportivamente além da equipa oficial no WRC a M Sport fornece a maioria dos
privados nos rallies em R2, R5, RRC e WRC com os Ford Fiesta e também o "drive DMACK Fiesta Trophy". Na velocidade recentemente a M Sport entrou nos GT com um nome mítico, a Bentley
que através do modelo Continental corre em GT3. Para tudo isto a estrutura da M Sport foi crescendo estando neste momento num patamar que muitas marcas oficiais não
têm. Hoje em dia nas modernas instalações de Dovenby Hall trabalham cerca de 300 pessoas, com alguns portugueses bem influentes na equipa de rallies, e já não chega pois a M
Sport teve que se expandir e em 2011 criou uma nova sucursal na Polónia, perto de Carcóvia onde funciona o projecto R2 e todos os Fiesta R5 para clientes e para o ERC.
A M Sport além de toda a sua actividade desportiva, ainda tem uma linha de personalização para os carros do "dia a dia" da Ford, especialmente do Fiesta.
É de certeza a equipa que mais "colorido" dá às listas de inscritos do WRC, pois além da equipa oficial Ford, outras equipas privadas com estruturas próprias ou assistidas pela M Sport alinham com os
Fiestas no WRC, RRC, R5 e R2, havendo escolha para todas as carteiras ou gostos.
Na velocidade onde vai começando a
marcar presença como candidato à vitória final de um campeonato, pois provas já vence, o imponente Bentley Continental foi uma aposta ganha num campo onde a M Sport (e Malcolm Wilson)
não tinha história. Claro que nada se faz sem uma boa equipa a acompanhar, mas o projecto da M Sport cabe todo inteirinho ao Malcolm Wilson que o sobe delinear e executar.
Tenho a convicção que o ano de 2017 no capitulo dos rallies vai ser um ano de grandes êxitos, isto a julgar pelo que se fala no momento (2016/11/12) da contratação de Sebastien Ogier para esta época.
O patrão Malcolm fiscalizando as obras |
M Sport - Polónia |
Dovenby Hall centro de motores |
Montagem de motores Fiesta |
Um Ford Fiesta personalizado pela M Sport |
Em Dovenby Hall montagem de Fiestas WRC e RRC |
O Bentley Continental GT3 |
Na velocidade onde vai começando a
"Boss" foi ver como estava a velocidade |
O Ford Fiesta WRC oficial |
Malcolm Wilson ... o empresário |
Sem comentários:
Enviar um comentário