Será o mais polivalente de todos os pilotos?
A meu ver penso que sim, senão vejamos só algumas conquistas mais significativas:
- 1979: campeão da série Can-Am (uns protótipos muito especiais nos EUA);
- 1983 :venceu o Rally Paris / Dakkar com um jeep Mercedes;
- 1966: venceu as 24 horas de Spa em carros de turismo com um BMW 2002 ti;
- Fórmula 1: 8 vitórias e 25 pódios;
- Venceu as 24 horas de Le Mans 6 vezes;
- Venceu a Bathurst 1000 na Austrália, prova num circuito misto muito complicada,com um Ford Falcon.
Fotos da sua passagem pelas equipas de formula 1, e pelos protótipos da Porsche com que venceu Le Mans. |
São feitos muito difíceis de igualar pela maioria dos pilotos, e apenas talvez falte no palmarés deste Belga uma vitória nas míticas 500 milhas de Indianapolis.
Ickx ao lado do seu rival da F1 Stewart |
Acidente de Jarama 1970 |
O estado em que ficou o seu capacete depois do acidente |
O lendário Ford GT 40 |
Um dos muitos modelos da Porsche com que correu |
1976 a 1979 foram anos muito difíceis. Provavelmente nem os deveria ter feito, pois nunca teve uma equipa certa, saltando de equipa em equipa... Guiou carros como Williams, Ensign, Ligier, e até um projecto muito mau - Walter Wolf - cujo carro era feito de pedaços de Williams e Hesketh. E assim, de uma forma pouco digna, acabou a sua passagem pela formula 1 em 1979.
Também com os Ferrari correu em Sport Protótipos |
Nos Sport Protótipos, em 1969, a guiar para o já falado John Whyer os Ford GT 40 azuis clarinhos (com o laranja da Gulf Oils) , teve a sua primeira e talvez mais bela vitória em Le Mans. Nessa altura as partidas de Le Mans eram muito especiais, pois os pilotos alinhavam-se de um lado da pista e no outro estavam os carros e, quando era dada a partida, saiam correndo na direcção dos seus carros, arrancando depois. Ickx não era a favor disso, pois dizia que com a ganância de arrancarem à frente, havia pilotos que só punham os cintos mais tarde e, por vezes, mal apertados. Então, nesse ano, todos correram, todos arrancaram e um piloto ficou parado no mesmo sitio: era Ickx. Depois de todos arrancarem, passo a passo dirigiu-se ao seu Ford: entrou, com toda a calma e arrancou com um grande atraso. Nesse ano deu-se a estreia do lendário Porsche 917... Corriam também os Ferraris, Matras e Alfa Romeus, todos com motores 3 litros, e quem acabou ao fim de 24 horas por ganhar, apenas com um avanço de 110 metros, foi ... Jacky Yckx !!!
No Dakkar aqui pela Citroen |
Poucos sabem, mas o seu nome está ligado à vitória do inovador Mazda 787B com motor rotativo , em 1991.Foi o primeiro carro nipónico a ganhar Le Mans, e Yckx ganhou não como piloto mas sim como "conselheiro" director da equipa Oreca que assistia o carro inscrito pela Mazdaspeed. A sua alcunha de "Mister Le Mans" é perfeitamente compreensível.
Outra grande curiosidade deste piloto - ou fatalidade do destino - diz respeito ao ano de 1984, quando ele era director de prova no grande prémio de formula 1 do Mónaco (cargo, aliás, que ainda hoje mantém) Essa prova gerou muito controvérsia, porque começou a chover muito e o comandante da prova - Prost - começou a perder a vantagem que tinha para o segundo e terceiro pilotos. Prost, cada vez que passava pela meta, gesticulava imenso, fazendo sinais a indicar que não havia segurança, mas Senna, no Toleman em segundo e Bellof no Tyrrel em terceiro, provavam o contrário, pois tiravam segundos em cima de segundos para Prost . Finalmente Ickx dá a corrida por terminada quando os dois pilotos já estavam em cima dele. Claro que no fim da corrida, em que nem puderam ser atribuídos todos os pontos, a discussão foi enorme, com Senna e Bellof a sentirem-se prejudicados com a decisão, mas a darem nas vistas para as equipas futuras. Infelizmente, no ano seguinte, Ickx foi fazer a "sua" corrida de endurance em Spa com um Porsche oficial, enquanto Bellof corria com um Porsche igual mas privado, esperando ocupar o lugar de Ickx na equipa oficial no fim desse ano. Durante a corrida na difícil curva de Eau Rouge Bellof tenta passar Ickx que fecha a porta, os carros tocam-se e o de Bellof esmaga-se contra a barreira, provocando a sua morte... Depois dessa corrida, Jacky Ickx só voltou a guiar em eventos de carros históricos, e só Ferrari ou Porsche.
"Mister le Mans" continua a viver em Bruxelas, acompanhando a carreira da sua filha Vanina Ickx.
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