Paola de Martini |
Foi em Milão no ano de 1964 que nasceu Paola de Martini. Vinte anos depois dava os primeiros passos nos rallyes, com um Autobianchi A 112 Abarth, num troféu organizado pela marca italiana, em que foi a melhor concorrente feminina..
Troféu Autobianchi A 112 Abarth |
Essa vitória fez com que Paola se lançasse na competição, e no ano seguinte 1985 estava ao volante de um Ford Escort XR3 i fazendo o campeonato italiano de rallyes, mas um acidente muito grave obrigou Paola a uma paragem.
O Ford Escort XR3i do acidente |
Durante essa interregno Paola de Martini assinou um contrato com a Audi Italia, onde permaneceu durante seis anos e guiou vários modelos da marca em grupo A como o Audi 80 quattro, Audi 90 quattro, Audi Coupe quattro. Foi durante este período que nos fez uma "visita" ao nosso rallye, não passando nada despercebida pelo seu andamento muito vivo, num carro longe de ser competitivo.
Audi 90 quattro rallye de Portugal |
Em 1987 foi Campeã Italiana Feminina de Rallyes, e no ano seguinte fez o Campeonato da Europa, tendo sido vencedora do Rallye de San Marino.
Argentina com Lancia Martini |
Paola correu regularmente até 1993, quando fez uma paragem na sua carreira. Depois voltou em 2002 com um Subaru Impreza e com um Mitsubishi Lancer EVO9 e parou novamente em 2008. Na sua carreira guiou vários carros, mas os momentos mais marcantes foram, o Rallye da Argentina em 1990 com um Lancia Martini oficial e no ano seguinte o Campeonato Italiano com o Jolly Club Totip ambos com os Lancia Delta Integrale 16v.
Jolly Club - Lancia Totip |
Audi Quattro S2 |
Ferrari 308 GTB |
Toyota Corolla WRC |
Ford Sierra Cosworth |
Guiou ainda em rallyes um Ferrari 308 GTB, um Audi Quattro S2 e um Toyota Corrola WRC carro com que fez os últimos rallyes em 2008.
Paola de Martini ainda fez uma passagem pela velocidade no Campeonato Italiano com um Ford Sierra Cosworth.
Uma vez ao comentar uma foto de Paola no facebook, eu disse que tinha ficado tapada pela Mouton, e Paola teve a simpatia de me contactar e argumentar a minha opinião, dizendo que não teve a sorte pelo seu lado, pois Mouton teve a Audi que apostou nela e a lançou no Mundial como piloto oficial e manteve a aposta contra tudo e contra todos.
Fiquei esclarecido e rendido.
Arriverdeci bella e veloce Paola !!!
Sem comentários:
Enviar um comentário