quarta-feira, 22 de abril de 2015

Yvan Muller


Francês, 45 anos, grande especialista de carros de turismo, Yvan Muller de seu nome.

Cathy a sua irmã na formula Renault
Yvan talvez pela influência da sua irmã mais velha Cathy Muller que começou a correr no troféu Renault 5 turbo e logo deu o salto para os formulas. Começando pelas formulas de promoção francesas Renault para depois fazer campeonatos em França de formula 3 com algum sucesso. Por isso foi um ápice que se passou para Inglaterra onde além do prestigiado campeonato de formula 3 guiou também em formula 3000 e até foi fazer uma "perninha" na formula Indy lights nos EUA.
Cathy Muller
a decoração do capacete de Cathy
Yvan por sua vez também começou nas formulas de promoção em França e seguiu o caminho da irmã ao ir para Inglaterra onde fez formula 3 e formula 2 onde foi campeão Inglês em 1995.
No entanto era nos carros de turismo que Yvan viria a revelar-se um piloto top.
O Ford Falcon V8 como podem ver sem párabrises
O BTCC sempre foi um dos campeonatos de turismos mais competitivos da Europa, e talvez do mundo. Quase todas as grandes marcas passaram por esse campeonato com um lote de pilotos de primeiro nível. Marcas como a Peugeot, Renault, Ford, Alfa Romeo, Audi, Honda, BMW, Volvo e Vauxhall. Yvan como piloto da Vauxhall conseguiu o vice campeonato em 2001 e 2002, depois venceu o campeonato com um Astra Coupe em 2003 seguindo-se mais doi vice campeonatos em 2004 e 2005.
Yvan com o Astra Coupé oficial no BTCC
Como sempre foi um homem de grandes desafios, no defeso do campeonato Inglês aproveitou para fazer em 2005 num salto para o outro lado do mundo as duas corridas de resistência dos V8 Supercars na Austrália.
Fazendo equipa com o campeão local Graig Lowndes no Ford Falcon venceram a Sandown 500 e quando comadavam a famosa Bathurst 1000 o seu colega de equipa teve um acidente que poderia ter graves consequências quando o pneu dum carro que bateu nos muros saltou e entrou no párabrises do Ford, comprometendo um bom resultado.
No último ano que correu no Troféu Andros com a Kia
Quando não aproveitava o defeso para ir correr no calor da Austrália, ia para as neves de França para fazer, e ganhou vários anos, o espectacular Troféu Andros, com protótipos altamente sofisticados que corriam em circuitos de gelo e neve.
Seat Leon TDI (1 titulo)
O desenho do capacete assenta no da irmã. Aqui na Seat
Com a criação do novo Campeonato Mundial para carros de turismos o WTCC Yvan deixou de ter tempo para os "extras" visto que o campeonato era muito longo e cansativo.
A sua primeira equipa foi a Seat que tinha uma equipa enorme com seis carros oficiais espalhados por duas formações com pilotos de créditos firmados, casos de Tarquini e do nosso Tiago Monteiros. Foram anos de grandes "guerras" contra os BMW, sendo Yvan campeão em 2008 com um Seat Leon TDI.
Chevrolet Cruze (3 titulos)
Capacete de Muller na Chevrolet
Yvan Muller resolveu mudar de ares, e em boa hora o fez porque ao assinar com a Chevrolet, que com uma equipa oficial e com colegas de "peso" novamente conseguiu mais três títulos mundiais 2010, 2011 e 2013 sempre com o modelo Cruze na versão LT e na 1.6 turbo.
Capacete de Muller na Citroen, o desenho vai-se
mantendo apenas a cor base vai mudando
Em 2014 nova mudança, assina pela Citroen que abandona os Rallyes para levar o também Francês Sebastien Loeb a juntar-se com o super experiente Yvan Muller e desenvolverem o novo Citroen C-Elysée WTCC. Um carro com as últimas especificações do WTCC, com uma estrutura forte como a Citroen, com um colega muito mediático e muito bom piloto mas que ia para aprender nesse primeiro ano, tudo se conjugava para mais um título.
Citroen C-Elysée
Na verdade a superioridade da Citroen foi esmagadora, venceram tudo o que havia para vencer deixando apenas umas pontas circunstanciais e em condições muito especiais para a Honda, Chevrolet e Lada. O que não estava nos planos de Muller foi o seu terceiro companheiro, cujo contrato foi tão fraco que quase apetecia dizer que pagava para correr (comparando com Muller e Loeb) e que veio a ganhar o campeonato de 2014 com a mesma superioridade sobre os seus colegas, que a Citroen teve para com as outras marcas, o seu nome Jose Maria Lopez vulgo "Pechito".
O ano de 2015 está a começar, tudo se mantém na mesma. Na primeira corrida a jogar em casa "Pechito" ganhou as duas mangas e na segunda corrida em Marrocos mais uma para "Pechito" mas na segunda já foi Yvan Muller a ganhar. Vamos ver como vai acabar o campeonato para este grande piloto de carros de turismo de nome Yvan Muller.
Yvan Muller e a sua sobrinha, filha de Cathy, Yann Ehrlacher
Á é verdade penso que Muller pode ficar descansado pois o sangue da família vai continuar nos desportos motorizados, apenas o nome Muller desaparece, pois parece que a sua sobrinha, filha de Cathy está a dar os primeiros passos e com muito sucesso, o seu nome Yann Ehrlacher.





Sem comentários:

Enviar um comentário