sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Dakar


Um dos concorrentes iniciais do ralli

Paris / Dakar, Ralli Dakar ou simplesmente Dakar. Estes foram os nomes utilizados para denominar a mais complicada prova automobilística de sempre, embora hoje em dia já não seja a mesma coisa, nem o mesmo carisma que tinha em 1978 quando em 26 de Dezembro foi para a estrada a sua primeira edição.

No principio um carro 4x4 era um luxo
Thierry Sabine um motard francês no ano de 1977 ao participar no raid  Abidjan - Nice perdeu-se no deserto do Ténéré, foi então que nasceu a ideia de montar um ralli para todos as viaturas (carros-camiões-motas) que partice de França e chegasse a Dakar atravessando desertos, pistas de pedra e a savana africana.
O "nosso" UMM na sua primeira
ainda com o motor diesel de origem
Criou a TSO (Thierry Sabine Organisation) com o seu pai Gilbert Sabine e a sua primeira edição como disse foi para a estrada no ano de 1978 com 170 inscritos dos quais só 69 chegariam a Dakar.
Thierry Sabine o grande mentor do Paris / Dakar
No início o ralli tinha um espírito completamente diferente, havia uma entreajuda entre todos os concorrentes e os carros eram muito artesanais. Com o passar dos anos a prova foi ganhando uma notoriedade enorme e com isso as marcas começaram a olhar para "aquela aventura de malucos" com outros olhos.
Na minha opinião, foi esse olhar das marcas, e também a grande mediatização que a prova começou a ter, que "matou" o Dakar ou pelo menos o espírito do Dakar. Começaram a aparecer os protótipos e os pilotos profissionais, o cronometro ditava a leis e a entreajuda, normalmente só havia nos amadores. Mais tarde as grandes equipas até se davam ao luxo de inscrever, por exemplo 5 carros sendo que 2 seriam para pilotos menos rápidos com a função de dentro da prova ajudar os seus colegas "designados" para ganhar !!!
René Metge comandou o Dakar durante quatro anos
O segundo grande golpe que o Dakar levou, foi no ano de 1986 quando no Mali o helicóptero onde seguia Thierry Sabine se despenhou devido a uma tempestade de areia, causando a morte de todos os ocupantes.
Morria o mentor, a alma e o equilíbrio que o ralli precisava para combater a super profissionalização que estava a ter.
Os buggys começaram a marcar a prova
Este Porsche foi feito a pensar no Dakar
No ano seguinte 1987 a TSO contratou Patrick Verdoy para director de prova, mas não correspondeu ás espectativas que Gilbert Sabine depositava nele, pelo que no fim da prova prescindiram dos seus serviços. Como curiosidade Verdoy saiu, mas não foi sozinho, pois "levou" a viúva de Thierry Sabine com ele.
O terceiro homem Hubert Auriol
Como já se tratava de uma prova muito importante e profissional, com um staff e meios enorme, tinha que se encontrar a pessoa certa para comandar por dentro a prova, e nada melhor que alguém que já lá tivesse andado.  Assim entre 1988 e 1991 foi René Metge, conceituado e polivalente piloto francês, que inclusive ganhou esta prova 3 vezes, que passou a "mandar" no Dakar. 
Depois de Metge outro nome grande do Dakar como motard (2 vitórias) e de automóvel (1 vitória) Hubert Auriol esteve á frente da prova entre 1992 e 2004, foram 12 anos de grandes sucessos e grandes lutas de equipas altamente profissionais.
A UMM motorizou o seu jeep com um V6 (PRV)
Um dos pontos negativos desta prova, e dos mais falados, infelizmente, é o elevado numero de mortes que foram ocorrendo durante os anos, não só nos pilotos, principalmente os de mota, como no publico que inadvertidamente se colocava ao longo do percurso para ver passar a caravana.
O novo Peugeot para 2015
A situação politica em Àfrica, que nunca foi famosa, foi-se agravando ao longo dos anos, e depois de alguns episódios aqui e ali dos extremistas radicais, teve o seu ponto alto no ano de 2008, que seria o terceiro ano que o ralli saia de Lisboa, o mesmo foi anulado na véspera por ameaças desses grupos.
Para mim o Dakar morreu aqui !!!
Citroen dominou com Lartigue
Como grande negócio que é este evento, evolvendo milhões e milhões de euros, logo foi descoberta uma saída para este problema. O Dakar passou-se para a América Latina !!!
A Mitsubishi durante anos lutou
pela primeira posição
Qual a lógica? Um ralli chamado Dakar e disputa-se na Argentina e no Chile?
Pois é mesmo assim, lá continua a prova, nem quero entrar na discussão se melhor ou pior, mas uma coisa para mim é certa:
- Já não é o  Paris Dakar, Ralli Dakar ou simplesmente Dakar.
Os Mini das X-Raid
Claro que as marcas continuam a bater-se para ganhar, o circo mediático continua, e os milhões e milhões de euros passaram para mais milhões mas de $USD.
A "frota" da VW com os Tuareg
O tal camião DAF que ganhou etapes à geral
Como devem calcular vários nomes merecem o seu destaque nesta prova. É difícil mencionar todos, por isso, correndo o risco de alguém ficar de fora sem o merecer, é esta a minha lista das principais  figuras do Paris / Dakar, dentro de parentes o numero de vitórias.





Da Rússia os Kamaz












AUTOMÓVEIS - Stephane Peterhansel (5), Ari Vatanen (4), René Metge (3), Pierre Lartigue (3) e Jean-Louis Schlesser (2) sempre num buggy. Além destes destaco com apenas uma vitória nomes sonantes de outras modalidades como: Carlos Sainz em 2010 num VW Tuareg, Jacky Ickx em 1983 num jeep Mercedes, Bruno Saby 1993 em Mitsubishi Pajero e em 2001 a única mulher até hoje a ganhar a prova a alemã Jutta Kleinschmidt também em Mitsubishi Pajero.

MOTOS - Stephane Peterhansel (5), Cyril Neveu (5), Cyril Desperes (5), Edi Orioli (4), Marc Coma (4), Richar Sainct (3), Hubert Aurioli (2), Gaston Rahier (2), Fabrizio Meoni (2)

CAMIÕES - Vladimir Chagin (7) é o grande realce desta categoria, conhecido como o "Czar das Areias" este russo e o seu Kamaz dominaram sempre a sua categoria. Teve durante tempos a grande concorrência do holandês Jan de Roy que em 1987 o seu potente camião DAF chegou a fazer 1º lugar em etapes à frente dos automóveis !!! Tiveram que modificar as regras dos camiões para os tornar menos rápidos após um acidente em que morreram os três ocupantes do camião.

AUTOMÓVEIS + MOTOS 
Stephane Peterhansel (10)  5 de automóvel + 5 de mota
Hubert Auriol (3) 1 de automóvel + 2 de mota 
Nani Roma (2)  1 de automóvel + 1 de mota
Estes são os três grandes Homens que tiveram a honra, até hoje, de ganhar primeiro como motardes e depois mais tarde como piloto de automóveis.

As fotos que seguem são as motos mais representativas no Dakar, as que maior numero de vitórias têm:
HONDA
YAMAHA




KTM





BMW







Carlos Sousa tem tido uma presença assídua no Dakar. É sem duvida o piloto português com mais notoriedade, nesta modalidade já tendo integrado equipas de fábrica e equipas semi-oficiais. Sousa que teve uma grande ligação com a Mitsubishi, com quem corria a nível oficial em Portugal, foi a marca com que mais anos correu no Dakar, inclusive este ano está num projecto da Mitsubishi Brasil. Carlos Sousa em 2000 teve um grande acidente no Dakar que lhe deixaram lesões na coluna. Infelizmente o seu navegador, o algarvio João Luz teve pior sorte e ficou paraplégico.
Além da Mitsubishi Carlos Sousa guiou para a Nissan, VW (foto) e nos dois últimos anos  (2013 e 2014)  para os chineses da Great Wall.















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