sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Rallye de Monte Carlo

O "Automobile Club Mónaco" na verdade organiza, pelo menos, duas das provas mais míticas do mundo automobilístico. Estou a falar do Grande Prémio do Mónaco em formula 1 e do Rallye de Monte Carlo.
Realmente quando se fala de automóveis é impossível não falar dessas duas corridas e das 24 horas de Le Mans, serão, na minha opinião e penso que na opinião da maioria das pessoas as provas mais importantes. Não deve haver ninguém que não sonhe em um dia ver essas provas ao vivo.
Foto característica  dos troços de Monte Carlo
Alpine Renault A 110
Austin Cooper S
Como estamos em Janeiro, o tema é o grande Rallye de Monte Carlo. Foi no longínquo ano de 1911 que se realizou o primeiro rallye. Nessa altura este rallye tinha a particularidade de as partidas serem em várias capitais europeias, fazendo os concorrentes um percurso de concentração que era igual para todos em quilometragem e a acabar em Monte Carlo. Só depois começava o percurso comum e esse sim iria "ser a doer" para encontrar o vencedor. Na sua primeira edição o vencedor foi Henri Rangier num Turcat-Méry de 25hp !!!
Lancia Stratos HF
Mais tarde as partidas das várias cidades europeias, foram abandonadas, centralizando a prova no Principado do Mónaco e ao longo da Riviera Francesa. A maior polémica desta prova ocorreu no ano de 1966 quando os quatro primeiros calcificados três Minis (Timo Makinen, Rauno Aaltonen e Paddy Hopkirk) e o Ford cortina de Roger Clark, foram desclassificados por usarem lampadas de iodo !!!!!!!!!!!!!
Ford Escort 1800 RS
A vencedora das senhoras, Rosemary Smith num Hilman Imp também foi desclassificada pelo mesmo motivo. Ao todo foram dez pilotos desclassificados, acabando por ganhar Pauli Toivonen num Citroen ID. A credibilidade do rallye ficou bastante abalada durante uns tempos com este "estranho" caso.
Porsche 911 SC
Desde 1973 que o rallye se disputa sempre no principio de Janeiro, pelo que as condições atmosféricas são sempre muito inconstantes, com chuva, neve, gelo e também piso seco, por isso a "lotaria" dos pneus é muito importante. A escolha de determinado tipo de pneu para troços com 30 e mais Kms pode decidir o rallye. Já se ganharam e perderam rallyes porque o pneu não era o certo.
O Col de Turini é sem dúvidas o troço mais famoso do rallye pela sua extensão e pelos seus ganchos seguidos, de qualquer modo o Burzet e Saint Nazaire le Désert também são referencias na prova.
Opel Kadett GTE
Renault 5 Turbo
Em 2011 para assinalar o centenário do rallye, e só nesse ano, o rallye voltou a partir de várias capitais, foram escolhidas Barcelona, Varsóvia, Glasgow e Marrakesh.
O ACM organiza também no fim de Janeiro principio de Fevereiro o Rallye Monte Carlo para carros históricos que já vai na sua 18ª edição. Nessa prova são autorizados veículos que participaram no rallye entre os anos de 1955 a 1980.
Lancia Delta S4
Peugeot 205 T16
Para finalizar os grandes vencedores do Monte Carlo, até hoje foram: Sebastien Loeb com 7 vitórias, Sandro Munari e Tommy Makinen com 4 vitórias, e com 3 vitórias Sebastien Ogier, Carlos Sainz e Walter Rohrl.


Subaru Impreza
Audi Quattro S4
Toyota Celita GT4
Mitsubishi Lancer EVO VI








Citroen C3 WRC









VW Polo WRC





NOTA: as fotos dos carros que deixo são apenas para assinalar as marcas que mais vitórias tiveram em Monte Carlo e apenas um modelo de cada marca, sem referencia a pilotos, porque senão iria ser difícil colocar tanta foto na crónica.





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