segunda-feira, 2 de março de 2015

Virgilio Conrero

Opel GT 1.9 gr.4
"Il Mago" foi assim que Virgilio Conrero ficou conhecido no mundo dos rallyes.
Nascido em Turim, foi durante a II guerra mundial mecânico da "Regia Aeronautica", e depois dessa acabar Conrero estabeleceu-se em definitivo no ano de 1951 com a sua Auto Técnica Conrero especializada na preparação de Alfa Romeu para competirem que durou até 1969.
Foi no ano de 1970 que começou a bem sucedida colaboração na preparação de modelos Opel.
Começou com os Opel GT 1.9 do gr.4 e com os Commodoro 2.8 e 3.0 no campeonato de turismos italiano.
Em 1975 Conrero passa a ser a equipa oficial da GM-Italia, ligação que se manteve durante anos e anos com imensos sucessos.
1975 Rally de Elba, Rohl ao volante
Kadett GTE gr.1
Com o aparecimento dos Ascona, em Portugal 1904 SR, começaram também as aventuras nos rallyes. Mais tarde com os Kadett GTE de gr.1 e gr.2 e com pilotos muito rápidos os resultados começaram a surgir e a equipa a ser considerada uma equipa ganhadora, o que em Itália terra da Fiat, Lancia e Alfa Romeu, era difícil.
Kadett GTE gr.2
Os modelos cada vez mais competitivos da Opel iam aparecendo com os Ascona (modeloB) em gr.2 e mais tarde por alteração das regras da FIA em gr.A e o Manta GTE também de gr.A.
Ascona 2.0 gr.A
No entanto os grandes carros de batalha nos rallyes foram o Ascona 400 e o Manta 400, ambos de gr.B. Estes modelos tiverem um imenso sucesso como carros "oficiais Italia" e também na venda para privados em todo o mundo, pois eram potentes, fiáveis e com um custo mais ou menos apetecível. 
Ascona 2.0 gr.2
Foi com os Asconas 400 que através da célebre dupla "Tony - Rudy" se sagraram campeões de Itália em 1981 e no ano seguinte 1982 campeões da Europa
Os lindos Asconas 400 gr.B
Mais tarde com as alterações de regulamentos da FIA e com a abulição dos gr.B, Conrero e a Opel ficaram sem os modelos mais competitivos, ficando reduzidos aos Manta GTE 2.0 gr.A  e mais tarde com uma nova filosofia os Kadett GSI gr.A mas de tracção dianteira e com motor 2.0 multiválvulas, modelo esse aproveitado para os circuitos correndo nos super turismos italianos.
... e os ainda mais bonitos Manta 400 gr.B
Imagem de marca Conrero
Outra imagem de marca Conrero
Pela Conrero passaram grandíssimos pilotos italianos como, Persotto, Lucky, Ormezzano, Ballestrini, Verini e Cerrato mas o destaque tem que ir para 3 pilotos históricos: A) Giorgio Pianta que foi o primeiro piloto da Conrero-Opel e corria em velocidade com o Commodoro. Mais tarde viria a ser o piloto ensaiador da Abarth e a ele se devem as evoluções de carros importantíssimos dessa marca como os 124 spyder, 131 abarth, Lancia 037, Delta S4 etc.  B) Biasion a sua passagem pela Conrero foi curta pois um piloto com as suas capacidades queria "voos" maiores e claro ingressou no grupo Fiat fazendo a carreira que todos nós conhecemos.  C) Tony Fassina foi este o homem que bateu a Lancia na sua própria terra ao roubar o campeonato italiano de 1981 a uma armada da Lancia das mais variadas equipas. Foi também Tony que venceu o campeonato europeu de 1982 para a Opel através da Conrero.
Era assim que a Conrero entregava os carros ao clientes
O carro de António Rodrigues
Os Opel Conrero distinguiam-se dos outros Opel pelos farois e jantes. As ópticas originais eram trocada por dois farois, sendo que um deles era logo um projector, nos Ascona da marca Carello e nos Manta eram Siem. As jantes eram sempre do mesmo modelo mudando apenas as medidas e peso da terra para o asfalto.
Motor 2.4 dos Ascona e Manta 400
Este  motor é o red 2.0 que fazia misérias em gr.2
Por Portugal também passaram dois Opel Ascona 400 Conrero. Um comprado por Antonio Rodriges para fazer rallyes e velocidade e com imenso sucesso. O outro Ascona 400 Conrero foi alugado por Pequepe apenas
para fazer um Rallye das Camélias.
Virgilio Conrero faleceu em 1990 pouco tempo depois também "faleceu" a associação com a GM-Italia.
Hoje em dia a empresa chama-se Estúdio Futuro está em Lugo-Itália e tem uma forte ligação à Lotus. Produz também uma linha de acessórios desportivos e tuning.



Virgilio Conrero "Il Mago"







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