terça-feira, 18 de agosto de 2015

il commendatore

Escrever sobre uma personagem com a grandeza de Enzo Ferrari não se torna uma coisa fácil, porque existem muitas informações do homem da marca o que nos levaria a uma crónica muito longa e quiçá poderia perder o interesse que tem. Assim decidi focar-me mais no homem e resumir ao máximo a marca. 
Enzo na versão piloto
Enzo Anselmo Ferrari nasceu no dia dezoito de Fevereiro de 1898 em Modena, Itália embora devido a uma grande tempestade de neve apenas fosse registado dois dias depois.
Devido à guerra o negócio da família, uma carpintaria faliu, pelo que levou o jovem Enzo à procura de emprego na industria automóvel. Depois de ser recusado pela Fiat foi na CMN (Construzioni Meccaniche Nazionali) um fabricante de automóveis com sede em Milão, que encontrou trabalho como "test driver".
É visivel o cavallino que Baracca usava no seu avião
O "tal" cavalo !!!
Foi no ano de 1919 que fez a sua primeira corrida numa prova de montanha, ficando em 4º lugar da sua classe e em Novembro do mesmo ano fez o seu primeiro Traga Flório tendo desistido.  Em 1920 Enzo deixou a CMN e ingressou na Alfa Romeu onde foi gerindo e correndo com os carros dessa marca. A sua carreira como piloto foi curta, pois em 1925 Enzo ficou chocado com a morte de Antonio Ascari deixando então de guiar para apenas gerir e desenvolver os modelos da Alfa Romeu onde guiavam Campari e Tazio Nuvolari. Em 1932 cria a Scuderia Ferrari que corria com os modelos Alfa Romeu e era financiada pela marca italiana. Nessa altura em homenagem ao seu amigo e companheiro de guerra o piloto de caças  Baracca, que havia desaparecido misteriosamente em 1918, Enzo "adoptou" a figura do "Pracing Horse" que Baracca usava na fuselagem do seu caça. Em 1933 uma crise
O primeiro Ferrari vencedor o 166M
A entrada da fábrica de Marenello
financeira obriga a Alfa Romeu a sair da competição no entanto a Pirelli garantiu a verba para a Scuderia continuar a correr, tendo o seu momento de glória através de Tazio Nuvolari, quando em 1935 bateu no Grande Prémio da Alemanha a armada dos Auto Union e Mercedes pilotados por Caracciola e Rosemeyer. Em 1937 a Alfa Romeu resolveu retomar o control da equipa, mantendo Enzo como director desportivo. Insatisfeito com essa decisão Enzo criou a Auto Avio Costruzioni, empresa que fabricava componentes de competição para outras equipas. A Scuderia Ferrari em 1943 foi obrigada com o começo da II guerra mundial, a fabricar componentes militares e quase no fim da mesma a fábrica de Modena foi alvo de um bombardeamento das forças aliadas.
É então que a Scuderia ergue uma nova fábrica em Maranello no ano de 1947 e Enzo cria então a Ferrari s.p.a. Logo no ano seguinte estreia-se o primeiro carro Ferrari e a primeira vitória surge logo no final desse ano (1948) no Lago di Garda, e no ano seguinte a primeira grande vitória de um Ferrari foi nas 24 horas de Le Mans com o modelo 166M.
Ferrari Dino 
Em 1950 a Scuderia Ferrari, parte desportiva da Ferrari s.p.a. inscreveu-se no recém criado campeonato do mundo de formula 1, sendo hoje a única marca que continua a correr. Logo no ano seguinte em Silvestone a Ferrari ganha o seu primeiro grande prémio através de José Froilán González e em 1952 com o também mítico Alberto Ascari ganha o primeiro campeonato do mundo, que repetiu logo no ano seguinte.
Foi também em 1953 que a Ferrari fez a sua única experiência nas 500 milhas de Indianapolis e mais por uma vertente comercial, para vender Ferraris no mercado dos USA.
Ferrari F40
Ferrari Enzo
Em 1969 dá-se a primeira entrada de capital exterior na Ferrari. Depois de negociações com a Ford (????) que dava 18 milhões de dollares por 50% da Ferrari mas que não chegaram a acordo devido a pormenores referentes a quem mandaria na parte desportiva, foi a italiana Fiat a comprar 50% da Ferrari ficando no entanto acordado que o controlo  total da parte desportiva era de Enzo e até à sua morte a Fiat tinha que subsidiar a equipa Ferrari. Com o passar dos anos a Ferrari viria a tornar-se numa empresa por acções e em 1988 o Grupo Fiat já detinha 90% da Ferrari.
Luca Montezemolo
Da Ferrari apesar de serem tantos os modelos a destacar, e ser impossível referir todos, tomo a liberdade de destacar três modelos:  1 - O Ferrari Dino por ser uma homenagem do pai ao filho falecido e ser um dos modelos mais cobiçados ainda hoje da Ferrari.  2 - O Ferrari F40 por ser, ainda em vida de Enzo o carro dito de sonho para qualquer amante de desportivos.  3 - O Ferrari Enzo por ser uma homenagem da Ferrari ao seu fundador após a sua morte, sendo um carro muito, mas mesmo muito exclusivo.
Enzo Ferrari teve sempre uma vida muito reservada, raramente concedeu uma entrevista como também raramente saía de Marenello ou Modena, sendo o grande prémio de Itália em Monza a única exceção.
Gilles Villeneuve
Foi casado, com Laura Dominica Garello Ferrari, da qual teve um filho Alfredo "Dino" que seria o seguidor de Enzo, no entanto veio a falecer de distrofia muscular. De uma relação extra conjugal com Lina Lardi, Enzo tinha outro filho Piero, que devido à lei italiana (????) só após a morte da mãe foi reconhecido como filho de Enzo. Actualmente Piero detêm os outros 10% da Ferrari e é vice presidente. Enzo foi homenageado pelo presidente da república italiana com o titulo de "Commendatore" e passaria a ser conhecido no meio automobilistico por " il commendatore".
Enzo Ferrari faleceu em quatorze de Agosto de 1988 com 90 anos na sua querida Marenello.
Houve quatro homens que marcaram a vida do commendatore na Ferrari. 
Niki Lauda
Luca Montezemolo que entrou na Ferrari em 1973 como assistente de Enzo e em 1974 já era director. Foi a continuação de Enzo, depois da morte de Dino, na administração da Ferrari. Fez um interregno na década de oitenta para ocupar lugares de relevo nas empresas do grupo Fiat e voltou para presidente da Ferrari em 1991 lugar que manteve até 2014.
Gilles Villeneuve o canadiano com o seu grande talento como piloto e exuberante como se fosse latino, conquistou um cantinho no coração de Enzo Ferrari. A sua morte prematura naquele fatídico acidente no grande prémio da Belgica, marcou muito o Commendatore.
Ayrton Senna
Niki Lauda outro dos pilotos Ferrari que marcaram Enzo. Além da sua rapidez sensibilizou o Commendatore com a sua inteligência em corrida e com a garra com que enfrentou a morte após o seu grave acidente. Depois da sua carreira como piloto Lauda ainda esteve ligado à Ferrari com vários cargos no staff da Scuderia. Foi uma tripla terrível nessa época, Enzo, Luca e Lauda.
Ayrton Senna foi o último piloto que Enzo teve debaixo de olho. Infelizmente não chegaram a concretizar o desejo de ambos e quis o destino que Senna viesse a morrer no autódromo de Imola cujo nome é Enzo e Dino Ferrari. 
A Ferrari como equipa de competição tem um historial único, nos sport protótipos teve inúmeras vitórias com pilotos muito conhecidos que normalmente também eram seus pilotos na formula 1. Realço principalmente as 9 vitórias em Le Mans nos anos de 1949, 1954, 1958, 1960, 1961, 1962, 1963, 1964 e 1965.
Na formula 1 aí sim a Scuderia Ferrari tem um enorme palmarés. Pela Scuderia passaram quase todos os grandes pilotos mundiais, apenas vou referir os que foram campeões do mundo pela Ferrari e foram eles Shumacher 5 titulos, Ascari e Lauda 2 titulos e com 1 titulo Fangio, Hawthorn, Phil Hill, Surtees, Sheckter e Raikkonen.
Também a Ferrari conseguiu 16 títulos de construtores, tudo isto em 890 grandes prémios disputados e com um número impressionante de 222 vitórias.
(números até à época de 2014).



Sem comentários:

Enviar um comentário