sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Arturo Merzario

Nascido em Civenna, região de Como este italiano hoje com 72 anos foi das figuras mais carismáticas  no mundo das corridas de automóveis.
Fiat Abarth 1000 TC
Nascido de uma família rica, nos anos sessenta conseguiu que o seu pai lhe desse um Alfa Romeu Giulietta para disputar o campeonato de turismos italianos. Em 1962 ao ser notado por Mario Angiolini, que viria a ser o fundador do Jolly Clube, pondo Arturio (nome que chegou a pôr no capacete, mas que foi um erro do notário ao ser registado) a correr com um Fiat Abarth 1000.
Um dos sport da Abarth classe 2000
No principio dos anos setenta, precisamente em 1970 o "Marlboro man italiano" corria com um prototipo da Abarth  em circuitos e provas de montanha e correu pela primeira vez com um sport da Ferrari o 512 S.
O Ferrari com que ganhou o Targa Flório
Foi sem dúvidas nos sport que Merzario, sem ser um fora de série, mas muito competitivo, conseguiu os seus melhores resultados ligado à Ferrari e mais tarde à Alfa Romeu.
Com a Ferrari venceu em 1972 com um 312 PB os 1000km de Spa e o Targa Flório esse fazendo equipa com uma figura, também ele mítico mas nos rallies, falamos de Sandro Munari.
Alfa Romeu 33
Foi também neste ano que Merzario fez a sua estreia em formula 1 pela Ferrari e logo no grande prémio do Mónaco. Continuou nos sport com a Ferrari tendo inclusive em 1973 feito segundo em Le Mans.
No fim dos anos setenta correu nos sport pela Alfa Romeu com o célebre 33 e voltou a vencer o Targa Flório em 1974.
Troféu Fiat Abarth
Arturo com Copersucar
Arturo Merzario depois de deixar a competição ao mais alto nível, principalmente a formula 1 no fim dos anos setenta, continuou a correr em GT com os mais diversos carros desde BMW M1, Porsches da Cup, Ferrari, Maserati, Lotus e Nissan. Pelo meio fez tambem o novo trféu Abarth como promoção ao seu inicio de carreira. Em 1985 fez o Campeonato italiano numa barqueta Lucchini / Merzario e em 1995 com 52 anos é convidado pela Maserati para fazer o troféu Ghibli. A sua última corrida foi em 2012 em Imola com um Lotis Exige.
Arturo na Ferrari  F1
Merzario com Iso-Williams
A sua passagem pela formula 1 não teve o mesmo sucesso que nos sport, pois apesar de andar desde 1972 até 1979 guiando para marcas como a Ferrari, Copersucar, Team Williams-Iso, e a sua própria equipa que começou com chassis March, Shadow e no fim um chassi próprio. 
Já na sua equipa com um March
Apesar de logo no primeiro ano 1972 com o Ferrari 312 B2 ter feito um 6º lugar em Inglaterra, depois apenas pontuou, igualmente com a Ferrari e no ano de 1973 novamente com o 312 B2 no Brasil e com o 312 B3 na Àfrica do Sul.
O Shadow da sua equipa
O acidente de Lauda e o socorro de Arturo



Tirando Lauda do "inferno"
Lauda quando recuperado dando uma prenda a Merzario

No entanto Arturo ficará para sempre ligado à história da formula 1, pois no grave acidente de Lauda na Alemanha Merzario é dos primeiros a chegar, não conseguindo inclusive evitar bater no Ferrari de Lauda em chamas e foi dos pilotos que tiraram Lauda do "inferno" salvando-lhe a vida. Lauda ficaria para sempre (ainda hoje) com uma amizade muito forte com o italiano.




















Sem comentários:

Enviar um comentário