terça-feira, 18 de outubro de 2016

"The Ice Man"

Nascido em Espoo, na Finlândia, a 17 de Outubro de 1979, Kimi Raikkonen desde muito cedo, com 10 anos,  se destacou a ganhar tudo o que havia para ganhar em Kart. Aos 15 anos fez as primeiras corridas fora da Finlândia ainda em Kart e no Mónaco foi memorável porque Kimi
O seu primeiro amor ... karting
partiu o volante e continuou em prova, mas quando passava na recta da meta fazia sinais para o seu mecânico tentando explicar o que se passava levantando os braços com o volante na mão !!!
O formula Renault com que ganhou em Inglaterra
Aos 20 anos em 1999 resolveu dar o passo seguinte e "assalta" Inglaterra com corridas de formula Ford e com a formula Renault 2.0 em que nesta categoria, consegue ganhar o campeonato Inglês. 
2001 a sua estreia na F1 com a Sauber
Entre 2002 e 2006 guiou para a McLaren
Peter Sauber atento aos novos valores chama em 2000 Kimi para fazer testes com um F1 da Sauber no circuito de Mugello. Os testes foram tão positivos que Sauber levou-o para novos testes em Jerez e Barcelona, de onde saiu com um contrato para piloto Sauber F1.
Em 2007 entrou para a Ferrari onde ficou até 2009
Foi muito problemático conseguir a super-licença de F1 por causa da pouca experiência mas Raikkonen lá conseguiu guiar para a Sauber na época de 2001, onde foi bastante regular. Como era de prever as equipas com outro poder económico tentaram logo levar o piloto no fim desse ano e acabou por ser a McLaren que venceu a Ferrari na corrida para ter o "Ice Man" na sua equipa. 
2007 - Kimi é campeão do mundo de F1
Kimi esteve na McLaren entre 2002 e 2006, substituindo o bi campeão do mundo Mika Hakkinen, e logo no primeiro ano e na primeira corrida faz o seu primeiro pódio um 3º lugar na Austrália, e no ano seguinte a sua primeira vitória na Malásia.
Com o Fiat Punto S2000 no seu 1º rallie
No entanto o namoro com a Ferrari já vinha do tempo da Sauber e com um contrato milionário de USD 51 milhões por época Kimi assina com os italianos até 2010. Logo no primeiro ano Kimi consegue chegar
No Citroen C4 fez a estreia no WRC
ao titulo mundial. Durante a sua passagem pela Ferrari Kimi tem o primeiro contacto com os rallies, quando convence os italianos a porem à sua disposição um Fiat Punto S2000 para fazer o Rallie do Artico que termina na 13º posição. No entanto com o seu
O seu novo "escritório"
feitio muito especial Kimi não acaba o contrato com a Ferrari saindo em 2009, abandonando a F1 por não se sentir motivado.
Em 2010 Kimi dá um
Ainda experimentou  os novos DS3 WRC
novo rumo à sua vida ao integrar o júnior team da Citroen no WRC guiando o C4 WRC com as cores da Red Bull.
NASCAR de Toyota outra experiência de Kimi
Raikkonen ainda se manteve até 2011 no WRC sempre com a Citroen agora no novo DS3 WRC mas com resultados discretos, entrando poucas vezes no top ten e batendo muitas vezes. Como perdeu um pouco a motivação dos rallies ainda foi nesse ano de 2011 fazer uma "perninha" à NASCAR mas onde também com pouco sucesso guiou um Toyota.
2012 - 2013 guiou pela Lotus
2014 o regresso à Ferrari
Raikkonen em 2012 voltou à F1 com a equipa Lotus. A verdade é que o seu verdadeiro meio é o da F1 e nos dois anos (2012-2013) que esteve com a Lotus fez provas de se tirar o chapéu pelo que levou a Ferrari a voltar a contratar o finlandês pela segunda vez. Kimi Raikkonen está na Ferrari desde 2014 embora a marca de Maranello não se encontre no seu melhor período tendo tanto Kimi como Vettel seu colega tirado resultados muito irregulares.
2016 será o último ano de F1?
Este ano (2016) Raikkonen está a quatro provas do fim do campeonato no 4º lugar com quatro idas ao pódio (duas vezes 2º e duas vezes 3º).
Nos "mentideros" da F1 fala-se que Kimi deverá abandonar as pistas este ano, mas como tem provado ao longo da sua carreira, da cabeça do "Ice Man" nunca se sabe o que vêm.
Estou em querer que se a Ferrari não estivesse neste mau momento Kimi surpreenderia muita gente porque a rapidez e o seu ar frio para resolver as situações delicadas ... continuam lá.

Sem comentários:

Enviar um comentário