domingo, 1 de janeiro de 2017

Hans - Joachim Stuck Jr.

Filho do piloto Hans Stuck que nos anos trinta com o seu Auto-Union prateado ficou com a alcunha "Bergkonig" ... rei das montanhas por ter vencido o europeu de montanha por seis vezes.
Portanto vai ser fácil de concluir que Hans-Joachim Stuck Jr nascido na Alemanha em 1 de Janeiro de 1951, fazendo hoje (dia em que sai a crónica) precisamente 66 anos, foi desde muito cedo posto em contacto
BMW com que venceu a sua primeira prova
com um volante e aprendeu logo no mítico Nurburgring portanto melhor era impossível.
Em 1968 fez a sua primeira prova com um BMW marca a que esteve ligado por muitos anos, e no ano seguinte tem a sua
O fabuloso BMW 3.0 CSI
primeira vitória, com 19 anos e com um BMW 2002 TI venceu as 24 horas de Nurburgring.
Com a BMW correu nos turismos com os modelos mais míticos da marca e venceu provas importantes e campeonatos. Apenas uma traição, no ano de
Outro BMW que marcou o 320 I turbo GR5
1972, quando com Jochem Mass num Ford Capri 2600 RS fez o campeonato do mundo de turismos e venceu as 24 horas de SPA. Mas o "grosso" das vitórias em turismos foi sempre com a BMW onde por exemplo numa
1983 vitória em Macau com o 635 CSI GRA
das mais importantes provas as 24 horas de Nurburgring venceu à geral por três vezes (1970-1998-2004) e várias à classe. Uma das sua vitórias foi na companhia do português Pedro Lamy em 2004 num BMW M3 GTR e
Vitória a diesel em 1998 no 320 D
que repetiu com um 2º lugar no ano seguinte. Ligado a Portugal também as suas duas vitórias na corrida da Guia em Macau nos anos de 1980 com o 320 I grupo 5 e em 1983 com o 635 CSI grupo A na forte equipa Marlboro
Esta em 2004 com Pedro Lamy num M3 GTR
que tinha no outro carro Bergher. Outra das vitórias com a BMW em Nurburgring que ficará na história é a de 1998 quando junto a Marc Duez e Christian Menzel ganharam com um BMW 320 D ... isso mesmo D de diesel.
1974 foi 2º no campeonato de F2
Recuando aos anos setenta quando tentou a sua sorte nos formulas, sempre com o apoio da BMW fez uns anos de F2 sendo o melhor em 1974 com um March 742/BMW em que foi 2º no campeonato com seis idas ao pódio (3 vitórias, dois segundos e um
Martini Brabham com o V12 da Alfa Romeo em 1977
terceiro). Durante três anos guiou para a march em F1 com os modelos 741/751/761 com motores Ford Cosworth V8.
Em 1977 foi contratado pela Martini/Brabhan com os motores V12 da Alfa Romeo e guiando um BT 45B fez a sua melhor época de F1 ficando em 11º lugar no campeonato indo duas vezes ao pódio embora no lugar mais baixo. Hans Stuck foi um dos
Com a Audi venceu o DTM
grandes especialistas em pistas molhadas, tendo sempre  um andamento acima da média nas pistas  em apresentavam essas condições chegando a estar perto da vitória no GP do EUA em 1977.
Na IMSA com o Audi 90 quattro foram anos de vitórias e diversão
Stuck deixou a formula 1 no fim de 1979 .
Várias razões o levaram a tomar esta decisão mas o acidente de Peterson seu grande amigo e colega na BMW e também pela sua altura de 1,94 metro em que se sentia muito desconfortável
Esta tripla rendeu 2 vitórias em Le Mans
no cockpit de um formula. Hans Stuck ainda guiou para a Shadow em 1978 e em 1979 para a recém criada ATS mas sem grandes resultados. Stuck também esteve ligado à Audi. Foi com os modelos
Com o Porsche oficial venceu em 1986/7
"quattro" que venceu o campeonato DTM e principalmente no competitivo  IMSA um campeonato nos EUA em que formou equipa com Walter Rohrl.
Com a Porsche foi outra das ligações de muito sucesso de Hans Stuck. Mais vocacionada para os Sportscars a
Também correu com o Porsche da Joest
Porsche e Stuck ficaram ligados aos excelentes resultados principalmente em Le Mans onde venceu em 1986 e 1987 num dos 962C oficiais com Derek Bell e Al Holbert e em 1985 só
Com o Porsche 911 GT1 foi 2º em 1996
com Bell tinha feito um 3º lugar e foram campeões Mundiais de sportcars. 

Também ficou por duas vezes em 3º no Porsche 962 C da Joest em 1989 e 1994. Em 1996 um 2º lugar muito saboroso na companhia de Thierry Boutsen e Bob Wollek num Porsche 911 GT1 oficial.
A sua eterna pintura
Hans Stuck foi sempre conhecido pelo seu bom feitio, sempre pronto para uma brincadeira ou uma partida. Foi uma figura muito admirada e acarinhada nos padocks mundiais. A "sua boa onda" levou-o à alcunha de "strietzel" que é uma torta
A sua última prova com os filhos
muito conhecida na Alemanha. O capacete azul escuro com estrelas em redor da abertura dos olhos, foi visto pela última vez nas pistas em 2011 quando Hans se juntou aos dois filhos Ferdinand e Johannes e formaram a equipa dos "Stuck" para com um Lamborghini Gallardo acabarem em 15º lugar as 24 horas de Nurburgring.
Hans Stuck com o Auto-Union do pai
Desde 2008 que Hans Stuck mantém uma ligação ao grupo VW para aconselhar e tentar melhorar os desportivos do grupo e tem sido uma ligação de muito sucesso sendo o maior exemplo disso o VW Golf V.

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