sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Freddy Kottulinsky

Winfried Philippe Adalbert Karl Graf Kottulinsky Freiherr von Kottulin (bolas estou cansado)... ou simplesmente como ficou conhecido Freddy Kottulinsky !!!
Descendente de uma família da antiga nobreza austríaca, Freddy nasceu em Munique a 20 de Julho de 1932.
Em 1953 resolveu ir viver para a Suécia em Schleiz onde se estabeleceu com uma oficina de reparação de automóveis. 
Freddy ao volante do Lotus 35 com que foi campeão da Suécia
Freddy com o seu Formula 2 
Freddy na década de sessenta resolveu começar a correr com licença sueca em formulas, passando pelos Vee, formula 3 e formula 2.
No ano de 1966 chegou mesmo ao título sueco de formula 3 com um Lotus 35 Cosworth.
Com Ove Andersson nas 24 horas Nurburgring
No entanto Freddy estava sempre atento ao que se passava a nível desportivo na "sua" Alemanha, mas com a sua vida centrada na Suécia optou pela dupla nacionalidade.
Em 1970 Kottulinsky fez parte da equipa sueca que disputou, e ganhou a Taça da Nações de Formula 3, na companhia de Torsten Palm e Ronnie Peterson.
Em 1973 junto a Ove Andersson num Toyota Celica disputou as célebres 24 horas de Nurburgring para turismos.
Freddy no Rallye de Portugal 1979
Talvez pelo "contágio" de Ove Andersson, Freddy começa a deixar as provas de circuito para se dedicar aos rallyes, e é então que nasce uma relação com a Audi e que vai durar até se aposentar. Freddy Kottulinsky fez parte da primeira equipa que a Audi Motorsport montou em 1979 e 1980 para fazer provas do Campeonato do Mundo de Rallyes com o Audi 80 GLE de grupo 2. Foi nessa altura que Freddy Kottulinsky passou por Portugal (conforme já escrevi noutra crónica).
Esta equipa da Audi foi para o terreno fazer a "aprendizagem" para mais tarde entrarem com um modelo ultra inovador e competitivo.
Vencedor do Dakar de 1980 neste VW Iltis 4WD
Freddy continuou a sua ligação com a Audi para além das corridas pois esteve ligado a diversos departamentos de inovações tecnológicas, cursos de condução etc.
Em 1980 o ponto alto da sua carreira de piloto aconteceu.
Susanne Kottulinsky filha de Freddy
A Audi tinha dado luz verde para uma operação "encoberta" no Dakar através de um modelo da sua associada VW foi montado todo um sistema de tracção integral, diferenciais e caixa de velocidades que posteriormente seria montado no Audi Quattro. Freddy Kottulinsky foi escolhido para guiar um dos VW Iltis 4WD devido aos seus grandes conhecimentos teóricos e práticos que tinha de mecânica, e com isso acabou por ganhar a edição de 1980 do célebre Paris / Dakar.
Mikaela Ahlin Kottulinsky neta de Freddy
Freddy Kottulinsky viria a falecer em 4 de Maio de 2010 em Karlstad, mas ainda 4 anos antes de falecer, com 74 anos, esteve ao volante de um Datsun 240 Z  a disputar o AVD - Histórico Marathon 400 no Nurburgring.
A família Kottulinsky tem o ADN da competição no seu genes, pois a filha de Freddy correu em rallyes na Suécia e não só, com Volvos e Audis tendo como navegadora a conhecida Tina Thorner. 
Mas a família não fica por aqui, pois a filha de Susanne, e neta de Freddy, Mikaela Ahlin Kottulinsky, ainda hoje concorre e com algum sucesso na Audi TT Cup.
Realmente à famílias assim ... viradas para a competição como os Kottulinsky


Sem comentários:

Enviar um comentário