domingo, 14 de fevereiro de 2016

José Carlos Pace

José Carlos Pace, também conhecido pelo "Moco", nasceu em São Paulo no dia seis de Outubro de mil novecentos e quarenta e quatro. Contemporânio dos irmão Fittipaldi, Emerson e Wilson, começou a correu em sessenta e três nos turismos e formulas V brasileiros.

Em mil novecentos e setenta, resolveu procurar na Europa o sonho de ser piloto profissional e começou pela formula 3 britânica com um Lotus conseguindo vencer o campeonato. 




Em mil novecentos e setenta e um fez uma época de formula 2 com a equipa de Frank Williams. Com a equipa Williams, que tinha um March 711, entrou no ano seguinte na formula 1. Nesse mesmo ano fez formula 2 com a Surtees e correu também com a Shadow na série Can-Am. Foi o ano mais preenchido de José Carlos Pace, pois além disso ainda fez corridas de resistência com a equipa Gul-Mirage tendo como colega de equipa Derek Bell





José Carlos Pace em mil novecentos e setenta e três fez o campeonato de formula 1 com a Surtees TS14 e foi também companheiro de equipa de Arturo Merzario na mítica Ferrari guiando nas corridas de resistência o modelo 312 PB da casa de Maranello. Nesse ano Moco e Merzario acabaram em 2º lugar as 24 horas de Le Mans


Em mil novecentos e setenta e quatro, Moco centralizou a sua actividade na formula 1 e tendo começado a época com um pouco competitivo Surtees TS16, viria a abandonar a equipa a meio da época e acabou a mesma na equipa Brabham com o modelo BT42




Em mil novecentos e setenta e cinco continuou com a Brabham e o modelo BT44B que lhe viria a dar a sua única vitória em formula 1 e logo no seu grande prémio, Brasil. 
No ano seguinte, mil novecentos e setenta e seis a Brabham fez um acordo com a Alfa-Romeu que passou a fornecer os potentes motores Boxer V12 mas frágeis que substituíram os fiáveis V8 Ford Cosworth. Foi um ano complicado para a equipa pois o Brabham BT45 nunca se mostrou um carro competitivo.




No primeiro grande prémio da época, de mil novecentos e setenta e sete José Carlos Pace fez um bom 2º lugar na Argentina, ainda que com o modelo antigo
No entanto com as evoluções feitas no novo Brabham BT45B e também com as melhorias no motor Alfa-Romeu o carro era muito mais competitivo.





Mas o destino não deixou "Moco" provar a competitividade do novo carro e inesperadamente no dia dezoito de Março viria a falecer em consequência de um acidente de avião, em Mairiporã perto de São Paulo.



Em sua homenagem o circuito de Interlagos, perto do local do acidente, passou a ter o seu nome, assim como um busto seu.
José Carlos Pace deixou uma legião de fãs que acreditavam que o brasileiro poderia ter o mesmo triunfo que o seu conterrâneo Emerson Fittipaldi e chegar ao titulo mundial.


















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