segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Henri Toivonen / Rallye de Portugal

As seis passagens de Henri Toivonen pelo nosso rallye foram como a sua vida ... rápida e espectacular !!!
Era esse o "gozo" que Toivonen tirava das corridas, tentava ser sempre o mais rápido, levando-o muitas das vezes a não saber "levantar o pé" na hora certa para poder transformar o rápido andamento em vitórias.
A sua primeira passagem por Portugal foi no ano de 1978 integrado na equipa oficial Citroen que fazia correr os CX 2400 GTI e acompanhado por Juha Paajanen, acabaria por desistir em Relvas/Lousã por ... acidente.
1978 - Citroen CX 2400 GTI a primeira vez em Portugal
Toivonen voltou a Portugal dois anos depois mais uma vez fazendo parte de uma equipa de fábrica, a Talbot que tinha no Talbot Sumbean Lotus de grupo 2 um carro à altura do talento do finlandês. E se no ano de 1980 Toivonen desta vez com Antero Lindqvist acabou por desistir na Cabreira com problemas no eixo traseiro, em 1981 Henri desta vez com o inglês Fred Gallagher ao seu lado acabou num brilhante 2º lugar apenas batido pelo seu conterrâneo Markku Alén e o seu Fiat 131 Abarth. Foi a única vez que Toivonen acabou o nosso rallye.
1981 - Talbot Sumbean Lotus aqui na célebre ponte da Cabreira
Em 1982 voltou acompanhado de Fred, mas desta vez integrado no Opel Rothmans Team com o fabuloso Opel Ascona 400 e mais uma vez, Henri ficou pelo caminho com na Lousã 1 com problemas de embraiagem.
1982 - Opel Ascona 400
Novamente um interregno de dois anos no Rallye de Portugal e regressa em 1984 agora na equipa Martini / Lancia que por essa altura disputavam o mundial com os Lancia Rally 037. Foi um 1ª secção da 1º etape quase de sonho, pois os troços de Lagoa Azul / Peninha / Sintra que seriam disputados por três vezes, viam Toivonen agora com Juha Piironen no banco do lado, bater os recordes dos troços em cada uma das passagens  até ... até que no troço 
1984 - Lancia Rally 037 quem viu a ronda de Sintra não vai esquecer
Sintra 2 na descida da Rampa da Pena a estrada foi estreita de mais para a exuberante condução do finlandês e os muros não perdoaram o erro de Toivonen. Mais uma desistência em Portugal e logo com um  começo que prometia um grande rallye.
Novo interregno de um ano para voltar novamente em 1986 na estrutura Martini / Lancia e agora com Sergio Cresto numa altura em que Henri estava a ganhar consistência e os resultados começavam a surgir, infelizmente não podemos confirmar isso, pois foi o trágico ano do acidente de Joaquim Santos na Lagoa Azul que levou os pilotos de fábrica em protesto pela falta de segurança a que o público os colocava, a abandonarem em sinal de protesto. 
1986 - Lancia Delta S4 a  sua última vez em Portugal
Infelizmente o fim deste espectacular finlandês voador estava perto, pois sensivelmente dois meses depois, na Volta à Corsega viria a morrer assim como Sergio Cresto num acidente

Sem comentários:

Enviar um comentário