quinta-feira, 3 de março de 2016

Markku Alén / Rallye de Portugal

Talvez o mais carismático dos pilotos que passaram pelo nosso rallye. Não deve haver ninguém, mesmo que não seja "amante" deste desporto que não tenha já ouvido falar deste finlandês voador, com o seu inglês meio marroquino a dizer a sua frase favorita "maximum ataque" e que venceu por cinco vezes em Portugal.
Rallye de Portugal 1974 - ficou em 3º lugar em Fiat 124 Abarth
Rallye de Portugal 1975 - primeira vitória ainda no Fiat 124 Abarth
Markku Alén, finlandês natural de Helsinquia nasceu em 15 de Fevereiro de 1951, correu ao mais alto nível até 1993, apesar de em 2001 com 50 anos ter feito o "seu" rallye dos 1000 Lagos com um Ford Focus WRC e ainda ter conseguido acabar em 16º lugar. 
Rallye de Portugal 1977 - segunda vitória agora de Fiat 131 Abarth
Apesar dos 129 rallyes do campeonato do mundo feitos, das 19 vitórias e dos 56 pódios, só se sagrou Campeão da FIA Cup em 1978, e desde que existe o WRC só conseguiu ser Campeão do Mundo por 11 dias, pois o recurso feito pela Peugeot após desclassificação no Rallye de Sanremo de 1986 durou precisamente 11 dias a ser aceite pela FIA.
Rallye de Portugal 1978 - terceira vitória também de Fiat 131 Abarth
A sua passagem no Rallye de Portugal é impressionante, pois além das 5 vitórias, ainda conseguiu acabar 3 vezes no segundo lugar, 3 vezes no quarto lugar, e 1 vez em terceiro, quinto e sexto lugares.
Rally de Portugal 1980 - ficou em 2º lugar no sempre fiável 131 Abarth
Rallye de Portugal 1981 - quarta vitória e talvez a mais saborosa
Para a história dos Rallyes Mundiais fica a sua vitória de 1978 na célebre noite de Sintra onde discutiu ao segundo a vitória do Rallye com Hannu Mikkola num Ford Escort RS 1800 e a também célebre vitória em 1981 quando logo no inicio da prova no troço da Peninha tem uma batida que arranca a roda e suspensão da frente direita tendo acabado o troço de marcha a trás e assim foi até à assistência onde a pouco e pouco lhe foram reconstruindo o carro à medida que o Rallye subia para o Norte do país. Alén conseguiu recuperar todo o tempo perdido indo ganhar a prova.
Rallye de Portugal 1983 - um quarto lugar com o Lancia Rally 037
Rallye de Portugal 1984 - segundo lugar com 037
Também em 1981 Markku Alén não vai esquecer o nosso Rallye, mas por motivos diferentes. Era seu colega de equipa na altura Walter Rohrl que na noite de Arganil, debaixo de um nevoeiro cerrado deixou Alén a uma distancia tal que até se chegou a levantar a hipótese de Rohrl ter atalhado. Na verdade Rohrl tinha era treinado ao pormenor aqueles troços e com um sistema de notas preparados para o nevoeiro que poderia aparecer ... e apareceu !!!
Rallye de Portugal 1987 - última vitória com o Lancia Delta HF 4WD
Esta cronologia das participações de Markku Alén em Portugal, apenas foca os anos em que acabou o Rallye, apenas uma ressalva (não tem foto) para o triste ano de  1986 em que os pilotos de fábrica abandonaram a prova em sinal de protesto pelos problemas causados pelo muito público mal colocado que infelizmente no despiste do Ford RS 200 de Joaquim Santos na Lagoa Azul veio a causar mortes. Nesse ano Alén guiava o novo Lancia Delta S4 do grupo B que viria a ser banido pela FIA ainda nesse ano, depois do acidente mortal do seu colega de equipa e compatriota Henri Toivonen na Volta à Corsega .
Equipa que ganha não se mexe e foi assim que esta dupla se manteve
Rallye de Portugal 1988 - sexto lugar no Delta HF Integrale
Outro pormenor pouco habitual, foi que Alén fez toda a sua carreira sempre com o mesmo co-piloto Ilkka Kivimaki, também ele finlandês.
Rallye de Portugal 1989 - segundo lugar  na evolução do Intagrale
Markku Alén ao longo da sua carreira, como profissional, guiou a maior parte do seu tempo para o Grupo Fiat com os Fiat 124 Spyder Abarth, Fiat 131 Abarth, Lancia Stratos, Lancia Rally 037, Lancia Delta S4, Lancia Delta HF 4WD, Lancia Delta HF Integrale e Lancia Delta HF Integrale 16V no entanto ainda guiou para a Prodrive Subaru e para o TTE  (Toyota Team Europa).
Rallye de Portugal 1991 - quinto lugar com Subaru Legacy
Rallye de Portugal 1992 - quarto lugar no Toyota Celica 4WD
Rallye de Portugal 1993 - novo quarto lugar com Subaru Legacy





Sem comentários:

Enviar um comentário