segunda-feira, 28 de março de 2016

Targa Florio

Já todos ouvimos de certeza falar no Targa Florio, mas o que é concretamente o Targa Florio?
Circuito inicial com 148 km por volta
Circuito mais curto o "Piccolo delle Madonie"
No inicio do século xx um siciliano filho de uma abastada família, de seu nome Vincenzo Florio, fascinado  pela novidade que era o automóvel, também ele já praticante em algumas provas, quando resolveu idealizar, criar e financiar uma prova na sua Sicília natal.
Alessandro Cagno 1º vencedor em 1906
Stirling Moss com o Mercedes 300SLR venceu em 1955
A prova que decorria pelas montanhas em redor de Palermo, em estradas absolutamente normais, mas que granjeou tal fama que se realizou por 61 vezes, apenas não houve nos anos de guerra, entre 1906 e 1977.
O circuito inicial que tinha uma extensão de 148 km por volta, foi mais tarde em 1932 alterado para um mais curto com 72 km por volta que ficou conhecido pelo "Circuito Piccolo delle Madonie".
1960 Graham Hill e Hans Hermann com Porsche 718 RS60
Dan Gurney em 1964 com o seu AC Cobra
O seu primeiro vencedor foi Alessandro Cagno com um Italia de 40HP que em 1906 realizou a prova em 9 horas a uma média de 50 km/h. Esta prova teve o seu período de ouro entre 1955 e 1973 quando contou para o Campeonato do Mundo de Sportscar, depois de 1973 por questões de segurança passou apenas a contar para o Campeonato Italiano. No seu apogeu o Targa Florio chegou a ser mais prestigiado que as próprias 24 horas de Le Mans ou as também italianas Mille Miglia pois eram eventos isolados enquanto o Targa Florio contava para o Campeonato do Mundo.
Jo Siffert  no Porsche 908/3
Adamich no Alfa Romeu T33
Claro seria de prever que a segurança seria o grande calcanhar de Aquiles desta prova, pois com uma volta com 72 km pelas montanhas atravessando aldeias com diferenças de piso abismais, sem um controle efectivo de todo o público, com o aumento de cavalagem nos carros de ano para ano, a maior velocidade em curva graças a pneus melhores, travões melhores etc tinha tudo para um dia ... não dar certo.
Jacky Ickx com o Ferrari 312 PB em 1973
1973 Gijs van Lennep no Porsche 911 RSR
Em 1977 um grave acidente causou a morte de 2 espectadores e ferindo mais 5 pessoas incluindo o piloto. A policia local ao tentar parar a prova à força originou mais dois acidentes com feridos graves. Eu ainda hoje acho que foi um verdadeiro milagre que em 71 anos de prova, "apenas" houvessem nove mortes.
Era o fim do Targa Florio como prova de "velocidade" passando a ser aproveitado desde essa data como um rallye do Campeonato Italiano da especialidade.
A zona das boxes
No entanto o nome Targa Florio ficará para sempre na história do automobilismo mundial e até em algumas marcas.
Os abastecimentos nas boxes.
Os nomes de alguns dos vencedores desta prova, atestam bem como era uma prova que todos queriam ter no seu palmarés, e falando apenas dos mais recentes podemos encontrar nomes como Tazio Nuvolari, Stirling Moss, Peter Collins, Jo Bonnier, Nino Vacarella, Lorenzo Bandini, Rolf Stommelen, Vic Elford, Jo Siffert, Toine Hezemans, Arturo Merzario, Sandro Munari, Gijs van Lennep e Gerard Larrousse por exemplo.
E ainda as boxes
No que respeito às marcas o maior numero de vitórias foi para a Porsche com 11 logo seguida da Alfa Romeu com 10 vitórias e da Ferrari com 7 vitórias, Lancia e Bugatti dividem entre si o 4º lugar com 5 vitórias. Por lá desfilaram modelos míticos como os Mercedes 300 SLR, os Ferraris Dino 246 SP, 275 P2, 312 PB o Alfa Romeu T33, o Lancia Stratos HF e os Porsches Carrera 6, 907, 908/2, 908/3 e o Carrera RSR.


Sem comentários:

Enviar um comentário