sexta-feira, 11 de março de 2016

Jean-Claude Andruet

Este piloto francês, nascido em Montreuil a 13 de Agosto de 1940 foi um exemplar praticante de judo, chegando inclusive ao titulo nacional francês em juniores.
Quem sabe se é daí que provem o conhecido "mau feitio" de Jean-Claude Andruet, que só em 1965, com 25 anos se iniciou nos automóveis através da "Coupe Gordini" onde conquistou durante anos imensas vitórias.
1973 vitória no Rallye de Monte Carlo com o Alpine A110
Michele Espínosi-Petit mais conhecida por "Biché" foi quem durante mais tempo navegou Andruet, talvez o facto de ser mulher o obrigasse a moderar o tal mau feitio.
1974 vitória na Córsega com a equipa oficial da Lancia
1977 vitória no San Remo com Fiat 131 Abarth da Fiat/France
Esta famosa dupla no começo dos anos setenta fez parte da equipa "maravilha" que ganhava tudo a nível mundial, a "Alpine Renault Mosqueteiros", na companhia de Nicolas, Thérier e Darniche. 
Andruet tornou-se um especialista das provas de asfalto, e correndo quase sempre com marcas francesas, ou então outras marcas mas pelo importador para França, caso da Chardonnet importador da Fiat e Lancia ou a Ch. Pozzi importador da Ferrari. Por vezes esse importador integrava-o nas equipas oficiais em provas especificas como o Monte Carlo que venceu com o Alpine e a Córsega que venceu por três vezes (2 com a Alpine 1 com a Lancia).
Quem viu nunca vai esquecer a passagens do Ferrari pelo Europeu
1984 Rallye de Monte Carlo pela equipa Lancia / Martini
Jean-Claude Andruet venceu por duas vezes o Campeonato Francês de Rallyes em 1968 e 1970 com o Alpine Renault A110 tendo acumulado o título Europeu no ano de 1970. Em 1981 com o belíssimo Ferrari 308 GTB de grupo 4 foi vice campeão da Europa, deixando recordações inesquecíveis ao público das provas por onde passou.
O Lancia Rallye 037 da Chardonnet
1986 Monte Carlo de Citroen BX 4TC em que não acabaram 
Ainda devido a ligação ao grupo Fiat fez provas com um Lancia Rally 037 oficial no Monte Carlo ao mesmo tempo que disputava provas em França e Bélgica com um outro 037 do importador francês a Chardonnet.
Andruet também teve uma passagem pela equipa oficial da Citroen e se conseguiu com o pequeno Visa 1000 Pistas fazer maravilhas, já o mesmo não se passou quando passaram a conduzir o BX 4TC.
Em termos de grandes títulos Jean-Claude Andruet "só" tem um europeu, mas "semeou" vitórias por essa Europa.
1981 com este Ferrari 512 BB LM conseguiu um dos dois 5º lugares
1983 Le Mans num Lancia LC2
Como qualquer piloto francês, e mais a mais um especialista em asfalto, Le Mans sempre foi um sonho seu, e apesar de correr regularmente entre 1967 e 1989 nas 24 horas, apenas conseguiu por duas vezes acabar num honroso 5º lugar, ambas as vezes com um Ferrari do importador francês Ch. Pozzi e acompanhado nas duas vezes por Claude Ballot-Lena (1972-Ferrari 365 GTB e 1981-Ferrari 512 BB LM)
A dupla Andruet / Biché em 2008 voltou à competição e para ganhar
A dupla em 2008 voltou a vencer
Um dos momentos altos da sua passagem por Le Mans, foi em 1983 quando a equipa oficial da Lancia o "pescou" para fazer equipa com Barilla e Nannini no bonito Lancia/Martini LC2 mas infelizmente desistiram com problemas de motor.
Com 68 anos em 2008 a dupla Andruet / "Biché" voltou a juntar-se, para disputar e ganhar o "Coupe de France Rally HCV" ao volante de um Porsche 911 RSR.
As novas viaturas da JC Andruet, SA
Desde que se retirou da competição a alto nível, Jean-Claude Andruet concentra a sua actividade profissional, numa empresa sua, a JC Andruet, SA que personaliza viaturas eléctricas.





Sem comentários:

Enviar um comentário