quinta-feira, 24 de março de 2016

Pentti Airikkala

Quando se falava no nome Airikkala na minha cabeça passava logo a imagem de um Vauxhall Chevette cinzento, muito, mas muito mesmo atravessado.
A estreia com o Opel Kadett (B) em 1973
Com o Vauxhall Magnum que começou a ligação à GM
Foi esta a imagem de marca de Pentti Airikkala um dos célebres pilotos da geração de ouro dos "Finlandeses Voadores" deixou no história dos rallyes mundiais.
Nascido em 4 de Setembro de 1945 em Helsínquia, Airikkala em 1973 com um Opel Kadett (B) fez a sua estreia no rallye dos mil lagos dando inicio ao uma carreira muito peculiar.
Nunca fez um campeonato do mundo completo, sendo no entanto sempre requisitado por várias marcas para os Rallyes da Suécia, 1000 Lagos (Finlândia) e para o RAC (Inglaterra).
O Vauxhall Chevette HS ficará sempre ligado a Pentti.
A evolução Chevette HS para HSR pouco melhorou
Como escandinavo claro que era um especialista nessas provas e como centrou sempre a sua carreira em Inglaterra onde disputava o campeonato era um conhecedor dos difíceis e escorregadios troços das florestais inglesas.
1977  Airikkala fez a Suécia de Toyota Celica oficial
Desde que se ligou à GM através do Vauxhall Magnum Coupe  e depois com os espectaculares Vauxhall Chevette HS 2300 e mais tarde o HSR  com que fazia as provas no Reino Unido e o seu Rallye os 1000 Lagos. 
Com a Rothmans fez 3 provas do mundial e com sucesso
Efectivamente o Vauxhall Chevette era um carro bonito espectacular mas muito pouco fiável o que não ajudou muito em termos de palmarés a carreira de Airikkala, mas em espectáculo o finlandês era sempre o nrº1. Em 1976 tem a sua primeira chamada a uma equipa de fábrica, pois o TTE pôs à sua disposição um Toyota Celica para disputar o rallye da suécia, mas infelizmente não acabou a prova. Manteve-se com a Vauxhall até 1980 embora pela GM em Inglaterra, mais tarde ainda correu com o Vauxhall Astra GSI e um Opel Manta 400.
1982 primeira ligação à Ralliart com o Lancer Turbo
O Mitsubishi Starion Turbo ia sendo testado em Inglaterra
O Team Rothmans Ford contratou Airikkala para fazer três provas em 1981 com o Escort RS 1800 e foi um bom ano com um 3º lugar na Suécia, um 5º lugar nos 1000 Lagos e um 4º lugar no RAC, o que prova que se Airikkala fizesse umas temporadas completas em equipas de ponta teria tido outro palmarés, quem sabe até se não um título mundial. Em 1982 Pentti é chamado pela Ralliart para fazer o Rallye dos 1000 Lagos onde com o novo Mitsubishi Lancer Turbo consegue um bom 3º lugar. Mais tarde nas provas inglesas ia testando
Com o Galant VR4 conseguiu a vitória no RAC
o Mitsubishi Starion Turbo e em 1989 a Ralliart voltou a contratar o finlandês para fazer o RAC com o Galant VR4 um carro já da nova geração de quatro rodas motrizes e Pentti Airikkala conseguiu averbar a vitória, a sua única vitória no WRC.


Com o Lancia 037 voava assim nos 1000 Lagos
Nissan 240 RS nos 1000 Lagos de 1984
Voltando atrás, no ano de 1983 mais uma equipa de ponta foi recrutar Airikkala para os 1000 Lagos, foi a Lancia / Martini que o juntou aos seus habituais pilotos, e que rendeu um 5º lugar final e os pontos correspondentes para a equipa. Era essa a grande mais valia que Pentti dava às equipas, rapidez mas com segurança para arrecadarem pontos. Em 1984 seria a vez da Nissan, para quem Pentti Airikkala já tinha guiado várias vezes na Bélgica, lhe pôr à sua disposição um 240 RS mas 
De 1985 a 1988 foram anos de "consumo interno"
desta vez sem conseguir dar pontos à Nissan. Os quatro anos seguintes (1985/1986/1987/1988) foram de consumo interno, isto é campeonato inglês e algumas provas na Bélgica sempre com o Vauxhall Astra GSI e com o Opel Manta 400 da GM inglesa. Apenas no fim do ano de 1988 resolveu trocar de carro e foi "arrancar" um excelente 4º lugar no RAC com um Lancia
No Rallye de Gales com o Opel Manta 400
Integrale privado. Talvez esse lugar "avivasse" a memória à Ralliart para não o deixar sem carro no RAC de 1989 conforme já falámos atrás. Essa vitória levou a equipa oficial da Ford a convida-lo para fazer três provas, mas foi um mau ano pois 
além de um fraco 11º lugar no San Remo, teve duas
No San Remo com Ford Sierra Cosworth 4x4
desistências nas suas provas de eleição os 1000 Lagos e o RAC. Este acabaria por ser o seu último ano de actividade regular, apesar de ainda ter feito o RAC em 2003 num Mitsubishi Evolução VI privado e de grupo N mas desistindo. 
Pentti Airikkala acabaria por fazer 36 provas do WRC na sua carreira com sete pódios e uma vitória. 
Airikkala também era um bom piloto de testes, tendo a Ford contado com ele para os ensaios em Portugal
do projecto Ford Escort 1700 RS Turbo que infelizmente não chegámos a ver correr em provas oficiais
Quando deixou as provas Airikkala abriu uma escola de condução de rallyes em Oxfordshire em que a especialidade era a técnica da travagem com o pé esquerdo. Por essa escola passaram dois nomes que mais tarde seriam campeões do mundo, Colin McRae e Richard Burns.
Pentti Airikkala viria a falecer, depois de uma longa luta contra o cancro, a 30 de Setembro de 2009 em Bray Inglaterra, com 64 anos.







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