quinta-feira, 7 de abril de 2016

La belle et la "Beta Coupé"

Mas ... o que é isto?

Perguntam vocês.
"Isto" é a história sobre um "patinho feio" da Lancia o seu primeiro modelo, depois de passarem a fazer parte do Grupo Fiat, o Lancia Beta Coupé.
O motor do Lancia Beta Coupé
Mehta / Holmes na estreia do grupo 3 fez 4º em S. Remo
Quando ainda o Lancia Startos HF reinava no mundo da competição, a Lancia após sete meses de fabricação do Beta Coupé, pede a homologação desse modelo à FIA, para grupo 3 com as tradicionais 8 válvulas, e para grupo 4 com uma cabeça da Abarth com duas arvores de cames e 16 válvulas, alimentada por dois carburadores duplos Dellorto 48mm num bloco de 1.839 cm3 com 195 hp às 7.700 rpm, uma caixa close de 5 velocidades da Colotti, tracção à frente e um autoblocante a 40%. Nascia a ficha de homologação nrº3064 no dia 1 de Outubro de 1974.
Pregliasco / Garzoglio no Beta Coupé da Marlboro
1976 os privados Del Prete / Cianci corriam em Itália
Apesar de três dias depois estar à partida do Rallye de San Remo, com as cores da Marlboro, este carro ficou sempre na sombra do Stratos que continuava a dar cartas no mundial, ao contrário do Beta Coupé que além de pouco fiável também não conseguia resultados de relevo durante os dois anos de actividade oficial que teve, 1974 e 1975.
Lampinen / Davenport em 1974 no RAC
Oficialmente em 1975 fizeram os campeonatos de Itália e Europeu com os italianos Mauro Pregliasco / Angelo Garzogloi e Amilcar Ballestrieri / Geraint Phillips, e algumas provas do Mundial a que se juntou Shekha Mehta / Martin Holmes, mas no fim do ano a equipa oficial abandonou as competições devido aos fracos resultados. Em Itália e Grécia alguns privados continuaram a correr com este modelo, e em França, por exemplo, a Chardonnet em 1976 comprou um dos grupo 4 oficiais para Darniche fazer algumas provas, como as 24 horas de Chamonix na companhia de Jean Louis Clarr.
Suécia 1975 Lampinen / Davenport ficaram em 3º lugar
Além dos pilotos que já falámos outra equipa houve que fez evoluir os Lancia Beta Coupé por algumas provas do Mundial em 1974 e 1975, foram Simo Lampinen / John Davenport e foram os únicos a dar algum relevo ao Beta Coupé com o 2º lugar no Rallye do Canadá em 1974 e um 3º lugar no Rallye da Suécia de 1975 onde a tracção dianteira do Lancia na neve lhe deu alguma vantagem.

Sem comentários:

Enviar um comentário