quarta-feira, 20 de abril de 2016

Juan Pablo Montoya

Ainda se lembram dele?
Pois é o "homem" ainda continua em alta, embora desde que abandonou a formula 1, a sua actividade se centre nos Estados Unidos.
Com o Lola / Zytec de F3000 campeão em 1998
Depois de ter começado no karting, este colombiano nascido a vinte de Setembro de mil novecentos e setenta e cinco, em Bogotá veio para a Europa para fazer carreira e eis que em 1998 no seu segundo ano de F3000 a guiar para a Super Nova Racing um Lola Zytec de F3000 conseguiu o título de campeão. Nesse mesmo ano Juan foi piloto de testes da Williams.
Montoya na CART com o Team Ganassi em 1999
O que inicialmente parecia o começo de uma promissora entrada  na formula 1, afinal não foi esse o caminho que seguiu a sua carreira. O Team Williams em grandes dificuldades, pois o seu fornecedor de motores tinha abandonado a formula 1 o que obrigou a equipa inglesa a gastar muito dinheiro em arranjar um motor, pelo que na necessidade de angariar patrocínios fez uma troca de pilotos com Chip Ganassi, que lhes cedeu Alexandro Zanardi campeão da CART e levou Montoya para a sua equipa. O que parecia um passo atrás na sua carreira, acabou por não ser bem assim.  Zanardi teve uma época horrível na formula 1 e Montoya com o Reynard/Honda acabou por ganhar as 500 milhas de Indianápolis, ganhou o campeonato CART e foi o rookie of the year.
Montoya na Williams / BMW  em formula 1 de 2001 a 2004
Só em 2001 a Williams agora com a forte injecção de capital por parte  da BMW anunciou o regresso de Juan P. Montoya à equipa.
A correr em formula 1 Montoya manteve-se até ao ano de 2006.
Com a McLaren / Mercedes Montoya esteve na formula 1 em 2005/2006
No regresso aos EUA foi com a Ganassi experimentar a NASCAR
De 2001 a 2004 guiou para a equipa de Frank Williams, e em 2005 e 2006 guiou para a McLaren. A sua passagem pela formula 1 "rendeu" em 94 grandes prémios disputados, 13 poles, 30 pódios e 7 vitórias.
Em 2007 Juan Pablo Montoya regressou aos EUA para com a Chip Ganassi entrar no difícil mundo da NASCAR.
Na NASCAR Montoya passou por várias marcas aqui um Dodge
Durante sete anos Montoya fez parte da grelha de partida das corridas da Sprint Cup que são as provas mais americanas que há, e que movem milhões de $USD e claro onde também se ganham milhões.
Foi a disciplina onde Montoya se manteve mais tempo, pois de 2007 a 2013 disputou 255 provas fez 3 poles, 10 pódios e 4 vitórias.
2013 vitória nas 24 horas de Daytona com Riley / BMW
Enquanto fazia as provas da NASCAR Montoya Teve ainda tempo para correr por três vezes (2010-2011-2013)  nas 24 horas de Daytona com um Riley / BMW outra vez pela mão de Chip Ganassi tendo a companhia de Scott Dixon e Dario Franchitti.  Em 2013 acabou por vencer as 24 horas de Daytona, mas foi também em 2013 que fez a sua última época de NASCAR.
Montoya no Dallara / Chevrolet da Equipa Penske
Montoya em 2015 testou o Porsche da WEC
Juan Pablo Montoya em 2014 resolveu voltar aos formulas e assinou um contrato com a Penske para fazer IndyCar num Dallara / Chevrolet.
Foi uma nova aposta na sua já longa carreira este regresso aos Indycar, mas a verdade é que no ano seguinte 2015 Montoya acaba por ganhar pela segunda vez as 500 milhas de Indianápolis e ficou em 2º do campeonato. Já este ano (2016) em 3 provas disputadas Montoya tem uma vitória, um 4º e um 9º lugar estando em 3º do campeonato.
As cores da Colômbia estão no seu capacete desde a F1 
Em 2015 Montoya fez um teste com o Porsche 919 hybrid do campeonato WEC e não me admirava que as 24 horas de Le Mans fossem a próxima meta do colombiano uma vez que é, neste momento, o único a poder igualar Graham Hill no "Triple Crown of Motorsport" porque já ganhou no Mónaco em formula 1, as 500 milhas de Indianápolis, faltando apenas as 24 horas de Le Mans.
Montoya vive em Miami desde 2000 (apenas uma passagem por Londres e Monaco nos tempos da formula 1) com a mulher Connie e os seus três filhos Sebastian, Paulina e Manuela.



Sem comentários:

Enviar um comentário