domingo, 27 de novembro de 2016

Dirt Track

Uma pista de Dirt Track
Na Europa ainda não tem grande tradição no entanto já tem alguns anos na Austrália e existe desde o principio de 1900 nos EUA onde ainda hoje é uma das modalidades rainha do motociclismo.
Estou a falar do Dirt Track.
A arte de curvar derrapando as duas rodas
Ora bem o Dirt Track são corridas em pistas de terra ovais com um perímetro entre os 800 e 1.600 metros disputadas no sentido inverso aos ponteiros do relógio, portanto só com curvas esquerdas. São disputadas várias mangas
A saída das curvas é muito importante

eliminatórias uma de repescagem e uma final, todas elas com poucas voltas e disputadas a um ritmo infernal. Existe uma outra variante para pistas com menos de 600 metros que é o Short Track embora menos praticado. 

Em recta a aerodinâmica é fundamental
No início o domínio da modalidade foi da Harley-Davidson e de Joe Petrali e quando em 1950 a AMA tomou conta destas corridas durante 30 anos foram de longe as corridas mais populares dos EUA onde hoje ainda estão nos primeiros lugares dos ranking.
Uma sola em aço é posta na bota esquerda
As motos em termos de ciclistica derivam das de motocross e supermotard adaptadas a um regulamento próprio e muito especifico onde por exemplo é proibido o travão da frente, inicialmente até eram       os dois travões

proibidos, a nível de motores reinam os motores de quatro tempos com carburadores,
Pneus de chuva utilizados
bicilindricos e de 750cc embora por vezes os monocilindricos de 450cc do motocross em algumas pistas tenham vantagem. As caixas de velocidade são de 4 velocidades embora a 1-2-3 só se utilize no arranque depois é sempre em quarta com velocidades máximas na ordem dos 200 km/h. As jantes utilizadas são as de 19
A mais vencedora Harley-Davidson X750
polegadas com pneus de chuva das provas de velocidade por ser a borracha mais macia que há e outra característica é o pedal das mudanças montado no lado direito a par do pedal de travão.
A Honda RS 750 

A nível de equipamento o fato é baseado no da velocidade e nas botas de motocross a esquerda leva uma sola de aço. O grande segredo destas provas são basicamente dois, curvar o mais rápido possível a escorregar
A Yamaha DT 750 flat track 
às duas rodas e com o pé esquerdo apalpando o ponto limite de equilíbrio, para o mais cedo possível endireitar a mota à saída da curva  e acelerar a fundo.
A nova Harley 750
Grandes pilotos dos EUA aplicaram nas pistas da Europa toda esta   técnica   como
Roberts,Lawson,Spence Mamola,Schwants,Hyden assim como os pilotos australianos caso de Gardner,Doohan e mais recentemente Stoner.
A Harley - Davidson X 750 é a moto mais vencedora desta modalidade.
A Yamaha TZ 750 (2 tempos)
Por vezes aparecem projectos arrojados como foi o caso da Yamaha TZ 750 mota dos anos 90 onde num quadro de cross foi montado o motor a dois tempos de uma TZ 750 de velocidade. Claro que devido à resposta "brutal" deste motor era impossível de guiar.
Como disse no início da crónica na Europa o Dirt Track
Rossi em treinos na sua pista privada
encontra nas provas de Supermotard uma forte concorrência embora não seja bem a mesma coisa pois o factor de derrapar a alta velocidade não acontece aí. Então não é de estranhar casos como o de Valentino Rossi que tem uma pista de Dirt Track desenhada na sua propriedade onde treina regularmente com os amigos.


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